DEU Fussball Fernsehen Rechte

Tema da semana: Por que nem sempre você vê o jogo que gostaria

- Pô, está rolando um jogão e não passa em nenhum canal!

Sim, você já passou por isso, nós já passamos por isso, os profissionais do canal sobre o qual você está jogando uma praga por não passar o tal jogão também já passou por isso. Mas acontece que as negociações que permitem que determinado campeonato chegue à sua televisão é muito mais complicado do que parece. Há uma briga ferrenha entre os canais pelos direitos e há detalhes de contrato que por vezes limitam a capacidade de ação desse contrato.

É um mercado complexo e muito disputado, com muitas minúcias que nem sempre chegam ao público. Aí, quando um determinado jogo não passa na TV, ou quando um canal perde um evento para outro, parece burrice, incompetência ou mesmo desleixo. O que motiva a sua e a nossa irritação, ainda que, no fundo, ela seja injusta.

Esse é o tema do especial dessa semana da Trivela. Como sempre, em cinco episódios, um por dia, de segunda a sexta. Acompanhem.

Parte 1: Destrinchamos os contratos, e mostramos que canal pode passar o que

Cada emissora tem direito a passar determinados campeonato, mas não é simples assim. Há eventos compartilhados, há eventos em que o canal só pode passar alguns jogos.

Parte 2: Os bastidores da negociação dos direitos

Comprar os direitos de transmissão de um campeonato não é como ir ao supermercado e levar um pacote de cereal matinal. Não basta ter dinheiro. É preciso atender a uma série de questões, de carinho com a competição a relacionamento pessoal com o outro lado do balcão.

Parte 3: A globalização da luta pelos eventos

A mídia esportiva começa a se concentrar em alguns grupos mundiais, e muita coisa que passa na sua TV foi negociada lá fora, sem que nenhum brasileiro tenha participado. Veja até que ponto esse cenário pode mudar o perfil do que você vê.

Parte 4: Esporte Interativo

O canal de UHF briga para entrar nas operadoras de TV por assinatura, mas não consegue. Por que essa disputa não é tão simples como parece.

Parte 5: Por que às vezes é tão difícil um canal entrar em uma operadora

A inclusão de um canal em uma operadora por assinatura é um negócio. Não basta vontade da emissora e da operadora, mas fechar um contrato cheio de detalhes, que muitas vezes atravancam o negócio. Quais são os interesses de cada lado dessa questão?