Você já deve estar cansado de saber e de perceber, mas muito do que circula nas redes sociais como informação é pura boataria. Sobre futebol, então, as bobagens vêm aos montes. É um tal de Balotelli no Flamengo, Grêmio contratando o craque Cabrito, revista francesa xingando o Brasil… Acreditar e depois descobrir a verdade garante uma enorme sensação de que você foi feito de bobo. E, em Barranquilla, centenas de torcedores do Junior devem estar se sentindo assim. Afinal, saíram às ruas para comemorar um título que nunca existiu de fato.

>>> Qual o efeito da final da Champions no Twitter? Fizeram um mapa fantástico para mostrar

Os boatos começaram a se espalhar desde a última semana, com a derrota para o Atlético Nacional na decisão do Torneio Apertura. Havia toda uma trama entre a Postobón, a empresa de refrigerantes que patrocina o Campeonato Colombiano e também o clube de Medellín. O Junior conquistaria o título no tapetão, já que os verdolagas teriam jogado com 12 homens ao mesmo tempo e feito quatro substituições na final. E, pensando que ninguém havia percebido erros tão infantis durante a partida e só os tribunais foram capazes de descobrir, os alvirrubros resolveram extravasar a alegria na noite desta segunda, quando a mentira ganhou força graças à conta do twitter @TodoFtbol.

Rolou até mesmo carreata, com música e confusão em algumas das principais ruas de Barranquilla. Os torcedores estavam convictos que o Junior havia faturado seu oitavo título nacional, afirmando que viram a notícia na imprensa local. Até o clube se manifestar oficialmente de que tudo não passava de uma mentira e a diretoria sequer entrou com uma reclamação na federação – porque, afinal, aquilo tudo era um absurdo.

A alegria durou cerca de duas horas. Mesmo assim, depois que a verdade foi descoberta, os torcedores continuaram nas ruas por toda a madrugada. Afinal, se já tinham feito papel de bobo, era melhor não estragar a farra também por isso.

Leia também

>>> Todos os mapas de calor vão parecer sem graça depois desse da TV japonesa

>>> A Copa do Mundo faz o planeta entrar em um só fuso, como mostra essa propaganda

>>> Ninguém lançou produtos tão diferentes ligados à Copa quanto Pokémon