Togo, Gana, Costa do Marfim e Angola estão em festa neste sábado. Pela primeira vez na história, os quatro países disputarão uma Copa do Mundo. As seleções garantiram seus lugares na Alemanha com vitórias fora de casa e graças a tropeços de equipes tradicionais como Camarões e Senegal.

No grupo 1, os togoleses venceram o Congo por 3 a 2, numa virada sensacional. O time da casa vencia por 2 a 1 logo no início do segundo tempo, com dois gols de Mamouna-Ossila – e um gol contra de Njildas a favor dos visitantes. O meio-campista Mohammed Gougbadja, do Sochaux, salvou a pátria com dois gols e garantiu a vaga de Togo na Copa. De nada adiantou a vitória por 3 a 0 de Senegal, surpresa no último Mundial, sobre Mali.

Muito mais tranqüila foi a classificação de Gana. No estádio da Várzea, os ganenses golearam Cabo Verde por 4 a 0 e terminaram o grupo 2 com cinco pontos de vantagem sobre a República Democrática do Congo, que ficou no 2 a 2 com a África do Sul.

A grande surpresa do sábado foi a classificação da Costa do Marfim. Toda a vantagem no grupo 3 estava nas mãos de Camarões, que jogavam em casa contra o Egito. Tudo corria bem para os camaroneses, que abriram o placar aos 21 minutos com Douala, mas o sonho de disputar a quinta Copa consecutiva foi por água com o gol de Shawky a dez minutos do final. Isso porque no Sudão, os marfinenses ganharam por 3 a 1 dos donos da casa, com gols de Akale, Drogba e Dindane.

Seleção tradicional em Copas do Mundo, a Nigéria viu a vaga escapar no critério de desempate. Mesmo depois de golear o Zimbábue por 5 a 1, os nigerianos tiveram de lamentar o gol de Fabrice Akwa, aos 13 do segundo tempo, para Angola. Esse gol garantiu a vitória por 1 a 0 para os angolanos sobre Ruanda e também a primeira classificação da história do país.

A vaga do grupo 5 está entre Tunísia e Marrocos, a ser definida no final da tarde deste sábado.

Resultados deste sábado das eliminatórias africanas

Grupo 1
Congo 2×3 Togo
Senegal 3×0 Mali

Grupo 2
Cabo Verde 0x4 Gana
África do Sul 2×2 DR Congo
Uganda 2×2 Burkina Faso

Grupo 3
Camarões 1×1 Egito
Sudão 1×3 Costa do Marfim

Grupo 4
Nigéria 5×1 Zimbábue
Ruanda 0x1 Angola
Gabão 0x0 Argélia

Grupo 5
Malawi 3×0 Quênia
Botsuana 1×2 Guiné