O futebol europeu estava voltando aos poucos. A Ligue 1 já começou há duas semanas, a Premier League havia estreado, mas agora, finalmente, temos bola rolando em todo lugar do Velho Continente. Serie A, La Liga e Bundesliga realizam suas primeiras rodadas neste fim de semana, já com partidas bastante interessantes e histórias que valem a pena serem acompanhadas.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE TV COMPLETA

O reforçado Milan começará o Campeonato Italiano com o pé direito? O Barcelona conseguirá deixar os bastidores atribulados para trás? E, além disso, já tem jogaço na Inglaterra, com o confronto entre os dois primeiros colocados da última temporada, e o reencontro de Rooney com o Manchester City. Sem falar em futebol brasileiro. Vamos nessa?

O jogão

Tottenham x Chelsea
Domingo, 12h (ESPN Brasil e Watch ESPN)
Cotações da Oddshark: Tottenham (2.08), Chelsea (3.71), empate (3.52)

O começo da tabela do atual campeão inglês não é nada fácil. O jogo mais fácil nas sete primeiras rodadas era contra o Burnley. Era: o Chelsea foi derrotado por 3 a 2, e agora encara o Tottenham, em White Hart Lane. Em seguida, Everton, Leicester, Arsenal, Stoke e Manchester City. Antonio Conte não conta mais com duas peças importantes da brilhante campanha da temporada anterior, Matic e Diego Costa, e, embora tenha contratado reposições, ainda precisa encaixar todo mundo em uma equipe coesa. O Tottenham, por sua vez, perdeu apenas Kyle Walker de relevante e ainda não trouxe ninguém. Mauricio Pochettino aposta no desenvolvimento de uma equipe jovem, talentosa e entrosada para mais uma vez brigar pelo título e, desta vez, ganhar. Já tem a chance de abrir vantagem sobre um adversário direto no segundo fim de semana da Premier League.

Fique de olho

Wolfsburg x Borussia Dortmund
Sábado, 10h30 (ESPN e Watch ESPN)
Cotações da Oddshark: Wolfsburg (4.03), Dortmund (1.85), empate (3.99)

O Borussia Dortmund tentará colocar em campo uma disputa real pelo título da Bundesliga, na próxima temporada. Para isso, trouxe Peter Bosz, ex-treinador do Ajax, e os primeiros sinais são bons. Ganhava do Bayern de Munique na Supercopa da Alemanha, até os 43 minutos do segundo tempo, e foi derrotado apenas nos pênaltis. No mercado de transferências, voltou a apostar em destaques locais: Maximilian Philipp, do Freiburg, Toprak, do Bayer Leverkusen, e Mahmoud Dahoud, do Monchengladbach. O Wolfsburg tem a missão de provar que a última temporada não passou de um tropeço, quando os Lobos tiveram que disputar os playoffs do rebaixamento para permanecer na elite alemã.

Barcelona x Bétis
Domingo, 15h15 (ESPN Brasil e Watch ESPN)
Cotações da Oddshark: Barcelona (1.19), Bétis (14.66), empate (7.60)

Ernesto Valverde ficou quatro anos no Athletic Bilbao, de 2013 a 2017 (Photo by David Ramos/Getty Images)

Ernesto Valverde ficou quatro anos no Athletic Bilbao, de 2013 a 2017 (Photo by David Ramos/Getty Images)

O Camp Nou passa por um momento atribulado. O Barcelona perdeu Neymar, perdeu a Supercopa da Espanha para o Real Madrid, sem contestações, e ainda não conseguiu contratar seus principais alvos do mercado de transferências – Coutinho e Dembélé. Enquanto isso, vida que segue. O Campeonato Espanhol começa para a equipe de Ernesto Valverde, que tem muito trabalho pela frente para montar a nova equipe catalã. O adversário da primeira rodada não é dos mais difíceis. Mas, na atual fase azul-grená, todo cuidado é pouco.

Fluminense x Atlético Mineiro
Segunda-feira, 20h (SporTV e Premiere)
Cotações da Oddshark: Fluminense (2.17), Atlético Mineiro (3.31), empate (3.30)

Um bom jogo para a segunda-feira à noite do Campeonato Brasileiro, entre duas equipes vizinhas na tabela: Fluminense, em 10º, e Atlético Mineiro, em 11º. Nenhuma passando por uma grande fase. O Galo, agora com Rogério Micale no comando, venceu apenas três das últimas nove rodadas. O Flu de Abel está invicto há quatro partidas pela liga nacional, mas soma apenas três triunfos nas últimas 15 partidas do campeonato.

O cara

Wayne Rooney
Manchester City x Everton
Segunda-feira, 16h (ESPN Brasil e Watch ESPN)
Cotações da Oddshark: City (1.32), Everton (10.37), empate (5.62)

rooney

Na semana em que completou 25 anos de carreira profissional, Rooney encara uma antiga vítima. O atacante inglês enfrentou o Manchester City diversas vezes com a camisa do Manchester United, no dérbi da cidade, e agora fará o mesmo pelo Everton, para o qual retornou nesta janela de transferências. E já estreou fazendo gol, na vitória do time de Koeman na primeira rodada contra o Stoke City, por 1 a 0.

O reencontro

Internazionale x Fiorentina
Domingo, 15h45 (ESPN+, Fox Sports e Watch ESPN)
Cotações da Oddshark: Inter (1.56), Fiorentina (6.16), empate (4.22)

O confronto entre as duas equipes, em abril deste ano, foi um dos jogos mais malucos da temporada. A Fiorentina saiu na frente e levou a virada, aos 34 minutos do primeiro tempo. Lá pela metade da segunda etapa, virou para 4 a 2 em um período de oito minutos, e ainda fez o quinto. Perto dos acréscimos, Icardi marcou mais duas vezes e diminuiu para 5 a 4. Imagino que os treinadores prefiram um jogo um pouco mais controlado nesta primeira rodada do Campeonato Italiano, em que a Inter tem a difícil missão de se classificar para a próxima Champions League, diante da concorrência reforçada, e a Fiorentina, de ficar próxima do grupo de cima.

Vale uma zapeada

Lyon x Bordeaux

Sábado, 12h (SporTV)
Cotações da Oddshark: Lyon (1.64), Bordeaux (5.29), empate (4.11)

Um bom jogo no interessante Campeonato Francês. O Lyon foi quarto colocado na última temporada, mas perdeu alguns jogadores importantes, como Lacazette e Tolisso. Mas começou bem, com duas vitórias nas duas primeiras rodadas da Ligue 1. O Bordeaux foi sexto, longe dos líderes, e tentará subir de patamar. Nas duas primeiras rodadas, venceu um jogo e empatou outro.

Goiás x América Mineiro

Sexta-feira, 21h30 (SporTV, menos Goiânia, e Premiere)
Cotações da Oddshark: Goiás (2.74), América (2.67), empate (3.05)

Líder da Série B do Campeonato Brasileiro, o América Mineiro caminha para retornar à primeira divisão. Na 20ª rodada, já tem oito pontos de vantagem em relação ao quinto colocado e encara o Goiás em situação complicada. A equipe esmeraldinha ronda a zona de rebaixamento – que dista apenas um ponto – e, depois de uma leve recuperação, com vitórias seguidas sobre Ceará e CRB, não vence há três partidas, com duas derrotas.

Schalke 04 x RB Leipzig

Sábado, 13h30 (ESPN e Watch ESPN)
Cotações da Oddshark: Schalke (2.84), RB Leipzig (2.55), empate (3.38)

Goretzka, da Alemanha (Foto: Getty Images)

Goretzka, da Alemanha (Foto: Getty Images)

O Schalke 04 conseguiu manter seu principal jogador. Leon Goretzka está pronto para ajudar o clube de Gelsenkirchen por pelo menos mais uma temporada, na tentativa de melhorar a campanha do ano passado, quando o clube ficou preso ao modorrento meio de tabela. O RB Leipzig, se melhorar a campanha do ano passado, saiu com o título: foi um surpreendente segundo colocado, embora, é verdade, a 15 pontos do Bayern de Munique. Também conseguiu ficar com todos seus principais jogadores. Forsberg, Sabitzer, Werner e Naby Keita ficaram. O elenco ainda foi reforçado com outras promessas interessantes, como Jean-Kévin Augustin e Bruma. Conseguira brigar pela primeira posição novamente?

Crotone x Milan
Domingo, 15h45 (sem transmissão)
Cotações da Oddshark: Crotone (5.80), Milan (1.60), empate (4.13)

A torcida do Milan está esperançosa. Chegou a hora de o clube voltar ao topo da Itália. Ou, pelo menos, isso nunca foi mais provável. O mercado foi muito bom, com várias boas promessas e Bonucci, retirado debaixo do nariz da Velha Senhora. Os resultados até aqui tem sido bons, passando fácil pelas fases preliminares da Liga Europa. Vamos ver na Serie A.