A camisa 10 da Itália foi vestida por Pablo Osvaldo nos últimos jogos da seleção italiana. Não que o jogador, atualmente na Juventus, seja ruim, mas a camisa 10 que foi de Roberto Baggio e Francesco Totti parece merecer mais. Quem sabe, o próprio Totti de volta. O jogador e ídolo da Roma, de37 anos, disse que se convocaria para a Copa, se estiver bem. E podemos dizer que ele está.

Perguntado pela revista “Il Romanista” o que ele achava da atual fase de Cassano, ele brincou. “Eu o vi no jogo entre Roma e Parma. Ele é meio maluco, mas é ótimo. Se o levaria à Copa? Se ele continuar assim, levaria”, afirmou. Quando foi questionado se ele mesmo poderia ir à Copa, sua resposta foi clara. “Por que não? Se estou bem, posso ir”, declarou. Apesar disso, ele sabe que a chance é pequena. Disse que Prandelli nunca falou com ele sobre isso. “Ele não me chamou e acho que não me chamará”, opinou.

Prandelli já chegou a dizer que convocaria Totti se ele estiver bem na época do mundial. “Um Totti assim é um Totti fantástico, mas preciso de 23 jogadores que estejam fisicamente bem. Um mês antes do Mundial analisaremos as condições dos jogadores e o aspecto físico será determinante”, disse o treinador, em novembro, comentando a possibilidade de levar o capitão da Roma ao Brasil.

De fato, a questão física precisa ser analisada com calma. Totti teve duas lesões durante a temporada que o tiraram de dez jogos do time na Serie A. Nesta temporada, o capitão fez 19 jogos, marcou seis gols e fez outras oito assistências. Tem tido atuações em bom nível e segundo o site Who Scored, que reúne estatísticas e avalia a atuação dos jogadores a cada rodada, a sua média é de 7,39, o que é excelente. Na seleção da temporada até aqui, Rodrigo Palacio (7,4) e Carlos Tevez (7,6) são os líderes. Não muito à frente da média do capitão.

Considerando que os atacantes convocados por Prandelli no último jogo foram estiveram Osvaldo e Gilardino, pensar em Totti de fato não seria um absurdo. Aliás, seria uma aposta melhor do que esses dois, ainda que ambos possam fazer um papel de centroavante fixo. Mas Totti é mais genial. E isso não se discute.