O hino do Colônia ressalta a ligação dos torcedores com o clube, seja qual for a situação. Em um dos trechos, diz o seguinte: “Nós prometemos a você aqui nossa lealdade e honra. Nós estamos ao seu lado, Colônia, e nós andamos com você, através do fogo, se for preciso, permanecendo sempre ao seu lado”. E o clube precisará mesmo do apoio do seu torcedor. A derrota do time neste sábado para o Freiburg, fora de casa, por 3 a 2 decretou o rebaixamento para a segunda divisão. Mesmo assim, os torcedores que foram assistir ao jogo apoiaram seus jogadores depois do apito final. O desânimo dos jogadores era evidente, mas os torcedores trataram de gritar e apoiar o time, como se fosse um título. Uma demonstração de amor por um clube que tem ficado entre a primeira e a segunda divisão nos últimos anos.

LEIA TAMBÉM: Podolski: “Ainda tenho o sonho de vestir a camisa do Colônia novamente”

O jogo teve atuação decisiva do atacante Nils Petersen, que marcou dois gols no jogo. Leonardo Bittencourt tentou ter o mesmo peso pelo Colônia, também marcando dois gols depois de ver o time estar atrás perdendo por 2 a 0. Os gois gols marcados na parte final do jogo, aos 37 e aos 42 minutos do segundo tempo, eram um empate heroico do time visitante.

E a história poderia ser outra quando Claudio Pizarro (sim, aquele) teve uma chance de marcar o que seria o gol da vitória do Colônia. Mas aí o destino foi cruel. Aos 46, Robin Koch fez o passe para Lucas Höler marcar o terceiro e dar a vitória ao Freiburg por 3 a 2. Assim, o Colônia, último colocado, está rebaixado para a segunda divisão.

Enquanto isso, o Freiburg consegue um alívio momentâneo. O time chegou a 33 pontos, três a mais que o Mainz, 16º, na zona do playoff, e cinco pontos à frente do Hamburgo, 17º colocado. O time precisará de dois pontos nos dois próximos jogos para permanecer na primeira divisão.

Lanterna da Bundesliga, o Colônia permaneceu com 22 pontos, com dois jogos para acabar a liga. São oito pontos de diferença para o Mainz, 16º colocado entre os 18 clubes. Como restam apenas seis pontos em disputa, o time não tem mais condições de permanecer na primeira divisão. Nesta semana, foi anunciado que estrelas do time permanecerão, mesmo com o rebaixamento.

“Alegria ou tristeza, futuro ou passado / um sentimento que une, FC Colônia / Seja para frente, seja para trás, uma nova partida significa uma nova chance / um sentimento que une, FC Colônia”. Os torcedores terão que se unir para ajudar o time na segunda divisão para tentar fazer o time subir de novo para a primeira divisão. E já começou a fazer isso no jogo que decretou o rebaixamento. Mesmo com o time confirmando o descenso, os torcedores aplaudiram seus jogadores, que retribuíram. A dor do rebaixamento é passageira. O amor pelo clube é permanente.