Pavel Nedved permanece como um grande orgulho do futebol tcheco. Ao contrário de outros ídolo locais, porém, o meio-campista não voltou para casa durante o final de sua carreira. Preferiu manter sua fidelidade à Juventus, a qual não abandonou nem mesmo após o rebaixamento à Serie B pelo Calciopoli. Mas, oito anos depois de sua aposentadoria, a lenda local fez um anúncio inesperado. Nedved voltará aos gramados. Aos 45 anos, ele assinou contrato com o pequenino Skalná, que disputa as divisões regionais do Campeonato Tcheco.

A escolha pelo clube tem uma bela explicação. Nedved cresceu na cidade de Skalná e iniciou sua carreira nas categorias de base do clube. Deu seus primeiros passos por lá durante a infância e só saiu aos 13 anos, quando partiu a uma equipe mais bem estruturada para o seu desenvolvimento. Ainda assim, a ligação com o vilarejo de 1,9 mil habitantes continua umbilical. Tanto que o filho do veterano, Pavel Nedved Junior, de 17 anos, atua no próprio Skalná e já fez gol na atual temporada.

Em seu site oficial, o Skalná anunciou o acerto com todas as pompas que merece. “Vencedor da Bola de Ouro, Pavel Nedved retorna depois de muitos anos ao lugar onde cresceu para o futebol. Após duras, longas e difíceis negociações com a Juventus, a direção do clube conseguiu acertar o retorno do meio-campista”, escreveu o clube. Os termos do contrato não foram publicados, mas a inscrição já estava feita desde agosto. E os tchecos também não escondem que, tanto quanto um reencontro com o passado, a volta ao Skalná também tem um pouco de jogada de marketing.

Nedved não retornará para treinar diariamente com o restante do elenco e nem vai participar de todos os jogos da liga. O tcheco seguirá em seu cargo na Juventus, atualmente desempenhando papel importante como vice-presidente. Conforme o Skalná enfatiza, “ainda não está claro quando Nedved se junta à equipa e quando estreia, tudo dependendo da carga de trabalho na Juventus”. De qualquer forma, a mera assinatura já oferece uma projeção inesperada aos nanicos. E, pela ótima forma que manteve durante toda a carreira, não será surpreendente se o craque arrebentar em um joguinho ou outro que fizer pelos alvirrubros.

nedved