O Banfield passou por um teste de fogo em sua campanha rumo à fase de grupos da Copa Libertadores. Depois de ceder o empate nos acréscimos do segundo tempo em casa, o Taladro tinha uma missão difícil nesta terça. Visitava o Estádio Atahualpa, na altitude de Quito, precisando segurar o Independiente del Valle para avançar à próxima etapa. E depois de tomarem a virada, os alviverdes tiveram forças para buscar o resultado. Também com emoção, aos 46 do segundo tempo, deram o troco nos equatorianos. Aguardam Nacional ou Chapecoense para o confronto decisivo. Já os vice-campeões da Libertadores 2016 caem pela segunda edição consecutiva nas preliminares.

Recheado de veteranos, como Dario Cvitanich e Pablo Mouche, o Banfield contou com um deles para sair em vantagem. Jesús Dátolo soltou um verdadeiro torpedo em cobrança de falta, favorecido pela abertura na barreira para anotar um golaço. O Independiente del Valle buscou o empate logo depois, com Maximiliano Barreiro. Já no segundo tempo, Billy Arce balançou as redes e parecia pronto a dar a classificação aos equatorianos, que iam desperdiçando várias chances de matar a partida. A celebração da torcida da casa acabou estragada aos 46. Em disputa de bola na área, Mauricio Sperduti acertou o pé e decretou o empate por 2 a 2. Pelos gols fora, o Taladro avançou.

Nas outras partidas da terça, destaque para o Guaraní. Após perder para o Carabobo na visita à Venezuela, o Cacique massacrou em Assunção. Enfiou 6 a 0 nos oponentes, com quatro gols anotados no segundo tempo. Já o Santiago Wanderers segue em frente, compensando na Libertadores a frustração do rebaixamento no Campeonato Chileno. Os alviverdes empataram em casa, mas fizeram o resultado fora contra o Melgar. Ex-jogador da seleção chilena, Marco Medel garantiu o triunfo por 1 a 0 em Arequipa.