Torcedor usa o celular no Maracanã (AP Photo/Hassan Ammar)

Apps da Copa: o Mundial na telinha do celular ou tablet

Muita coisa muda nos quatro anos que separam uma Copa do Mundo da seguinte. De 2010 para cá, os smartphones e a internet móvel se popularizaram. Então, por que não usar isso para aproveitar melhor o Mundial? Selecionamos seis (seis, hexa, han han? pegou?) aplicativos para você não perder nenhum lance e se divertir ainda mais.

OneFootball Brasil

Onefootball Brasil copyO OneFootball Brasil é a versão especial para a Copa do Mundo do OneFootball, app de futebol patrocinado pela Volkswagen — não se preocupe, a propaganda é discreta. Além das informações básicas que você encontra em qualquer tabelinha de papel de pizzaria, o forte dele são as notícias, vídeos e informações sobre os times. Dá até para ler o Twitter ou o Facebook de um jogador por lá. Também há a possibilidade de receber notificações sobre gols ou jogos dos seus times favoritos. Disponível para iOS, Android e Windows Phone.

iOS

Android

Windows Phone

SofaScore

SofaScoreO forte do SofaScore são os placares e informações ao vivo: você pode configurar o aplicativo para receber notificações a cada cartão ou anúncio de escalação, por exemplo. Ele também permite que você dê seu palpite para o jogo e faz uma previsão usando as apostas de todos os usuários. Bem bacana para quem não quer perder um lance da Copa, mesmo que esteja longe da TV e do rádio. Disponível para iOS e Android.

iOS

Android

World Soccer Finals

World Cup FinalsEste é um app um pouco desconhecido, mas muito bom. Desenvolvido pela ITNext, o World Soccer Finals tem as informações mais detalhadas sobre cada uma das 32 equipes que irão disputar a Copa do Mundo — você consegue encontrar até a altura do terceiro goleiro da Argélia aqui. Disponível para iOS e Android.

iOS

Android

Fala Gringo

falagringoUma multidão de estrangeiros está no Brasil para ver a Copa. Se seu inglês está meio enferrujado, voltando de lesão, sem ritmo de jogo, o #falagringo pode dar uma ajudinha. Feito pela rede de escolas de inglês Englishtown, ele tem uma série de traduções para frases comuns em diversas situações, como restaurante ou táxi. Disponível para iOS e Android.

iOS

Android

FIFA 14

fifa14Acha que o Neymar não está jogando nada? Está xingando o Felipão por causa do esquema tático? Se você quiser montar sua própria seleção brasileira e entrar na disputa pelo hexa –ou qualquer outra!–, o FIFA 14 para smartphones está aí. Ele já recebeu a Copa do Mundo e as equipes atualizadas. O jogo é grátis, mas você só pode disputar as partidas da semana. Para liberar a versão completa, são US$4,99.

Disponível para iOS, Android e Windows Phone.

iOS

Android

Windows Phone

Fantasy iTeam

fantasyiteamSe você é fã de fantasy leagues ou mesmo do Cartola, esse app é para você. Compare estatísticas e valores dos 736 jogadores da Copa e monte seu time. Você também pode criar uma liga com seus amigos ou entrar em alguma já existente. E, depois que a Copa acabar, também dá para jogar os fantasies da Premier League e da UEFA Champions League. Mas melhor nem pensar no fim da Copa, vai. Disponível para iOS e Android.

iOS

Android