José Mourinho nunca venceu o Newcastle jogando no estádio Saint James’ Park, nem por Chelsea, nem por Manchester United. E continua assim. Jogar na casa dos Magpies é um pesadelo para o português, que perdeu mais uma. Neste domingo, derrubou o poderoso Manchester United de Mourinho. Com um gol de Matt Ritchie, os mandantes venceram por 1 a 0.

LEIA TAMBÉM: Manchester City fez um carnaval contra Leicester com quatro gols de Agüero

No total, são sete jogos disputados por Mourinho em Saint James’s Park, com três empates e quatro derrotas. Antes do jogo, o treinador português comentou sobre como é difícil ir até o estádio do Newcastle. “Eu acho difícil, honestamente. Eu sempre sinto bonitas partidas, mas jogos difíceis. Eu gosto de ir lá. Eu gosto da sensação de ir até a casa do senhor Robson [Bobby Robson, que o empregou como um dos assistentes técnicos no Barcelona].

Neste domingo, o jogo era também contra um Newcastle pressionado. O time entrou na zona do rebaixamento depois de ver os rivais diretos vencerem na rodada. Seria preciso derrubar o maior campeão inglês se não quisesse ficar até a semana que vem em uma posição de descenso. Pior ainda: não vencia jogando em casa desde outubro. Quer mais drama ainda? O goleiro Martin Dubravka estreava no gol do Newcastle. E tudo deu certo.

O Manchester United perdeu diversas chances e obrigou o goleiro a trabalhar. O United teve a bola, com posse de 63,4%, segundo a Opta. Em chutes a gol, porém, houve equilíbrio: os visitantes tentaram 11 chutes contra 10 dos mandantes. A atuação do Newcastle foi quase perfeita. Coroada no segundo tempo com o gol de Matt Ritchie, aos 20 minutos do segundo tempo, em uma bola trabalhada pelo lado direito e que contou com um pouco de sorte.

A vitória é crucial para o Newcastle, que chegou a 28 pontos na tabela e sobe para o 13º lugar. É a mesma pontuação do Brighton, 14º, e um ponto à frente de Crystal Palace, Swansea e Huddersfield. O Southampton, próximo adversário do Newcastle, tem 26 pontos e o Stoke vem logo atrás com 25 O lanterna West Brom tem 20.