Cinco jogos encerraram a primeira rodada nesta quarta das eliminatórias da Copa da Ásia. A Arábia Saudita finalmente venceu sob o comando de Marcos Paquetá. A seleção derrotou o Iêmen fora de casa por 4 a 0. A Austrália, em sua estréia em competições como membro da federação asiática, derrotou o Bahrein por 3 a 1.

Desde a chegada do treinador Marcos Paquetá a Arábia Saudita não sabia o que era vencer. A seqüência de oito partidas sem conquistar um triunfo foi encerrada nesta quarta. Os sauditas derrotaram o Iêmen fora de casa por 4 a 0 e começaram bem a luta por uma vaga no grupo A. Pela mesma chave, o Japão havia goleado a Índia por 6 a 0.

Os sauditas saíram na frente com um gol marcado por Ahmed Al Sawailh aos 14 do primeiro tempo. O time só conseguiu ampliar a vantagem nos quinze minutos finais da partida. Mohammed Al Shlhoub marcou duas vezes, e Al Sawailh deixou sua marca de novo para fechar a goleada.

Sem contar com Harry Kewell, Mark Viduka, Mark Schwarzer, Brett Emerton e Tim Cahill, que atuam na Europa, a Austrália fez sua estréia na confederação asiática com um triunfo fora de casa sobre o Bahrein, pelo grupo D. Guus Hiddink também não esteve presente por estar envolvido com o PSV na Liga dos Campeões. A equipe foi comandada pelos assistentes Graham Arnold e Johan Neeskens.

A Austrália levou um susto do time da casa aos 35 minutos do primeiro tempo. Ali Husain desviou um cruzamento rasteiro da direita de Mohamed Salmeen para abrir o marcador. Na segunda etapa, os Socceroos reagiram principalmente devido à boa atuação do capitão Josep Skiko.

Aos nove, ele cruzou para Archie Thompson empatar de cabeça. Skiko marcou o gol da virada ao acertar uma bomba aos 34. Abdulla Marzooq deu uma cotovelada em Ahmad Elrich dentro da área e recebeu cartão vermelho. O próprio Elrich bateu e converteu o pênalti que selou a vitória australiana.

Confira todos os resultados dos jogos de hoje pelas eliminatórias da Copa da Ásia:

Japão 6×0 Índia
Síria 1×2 Coréia do Sul
Irã 4×0 Taiwan
Uzbequistão 5×0 Bangladesh
China 2×0 Palestina
Cingapura 2×0 Iraque
Hong Kong 0x3 Qatar
Iêmen 0x4 Arábia Saudita
Emirados Árabes 1×0 Omã
Líbano 1×1 Kuwait
Jordânia 3×0 Paquistão
Bahrein 1×3 Austrália