O Chelsea comandado pelo italiano Antonio Conte é o time mais espanhol da Europa. Ao menos em gols marcados. Neste Boxing Day, os dois gols da vitória por 2 a 0 foram marcados por espanhóis, Álvaro Morata e Marcos Alonso. Mais ainda, os dois passes também foram de espanhóis. Assim, o Chelsea chegou a 20 gols marcados por jogadores espanhóis na temporada, mais que qualquer outro clube e empatado com a Real Sociedad.

LEIA TAMBÉM: Manchester United sofreu mais do que o esperado e teve que arrancar empate com Burnley nos acréscimos

Depois de um primeiro tempo empatado por 0 a 0, o Chelsea conseguiu marcar o primeiro gol com uma conexão espanhola. Cesar Azpilicueta cruzou da direita, da intermediária, e encontrou Morata livre para marcar de cabeça: 1 a 0, no primeiro minuto da etapa final. Foi a sexta assistência feita por Azpilicueta na Premier League. Todas elas para Morata. Parece que os dois são realmente muito afinados.

A parceria é tão forte que rendeu um recorde. Com a sexta assistência para um mesmo jogador, a dupla se igualou a Lampard e Drogba de 2009/10 e Fàbregas e Diego Costa em 2014/15. Curiosamente, esta última também uma dupla espanhola (ao menos em termos de seleção, já que Diego Costa é brasileiro naturalizado).

O segundo gol do Chelsea também foi fruto de uma parceria espanhola. Cesc Fàbregas cobrou escanteio do lado esquerdo para uma cabeçada do ala esquerdo Marcos Alonso, que marcou mais um gol na temporada. Foi o seu quinto gol até aqui na Premier League, o que é bastante considerando que ele é um defensor de origem, embora jogue na ala no Chelsea.

Em termos de gols, Álvaro Morata é o artilheiro do Chelsea com 11 gols marcados. Ele é seguido por Eden Hazard, com oito, Michy Batshuayi, com sete, Willian, com seis, Marcos Alonso, com cinco e Pedro, com quatro.