Nesta sexta, Bergkamp anunciou que encerrará a carreira em julho, na inauguração do novo estádio do Arsenal no bairro de Ashburton Grove. Porém, se o holandês tivesse se abandonado o futebol na tarde deste sábado, após Arsenal 3×1 West Bromwich Albion, ele poderia dizer que teve uma despedida perto da ideal. A torcida foi ao Highbury com camisas laranjas apenas para homenagear o meia, que entrou em campo no segundo tempo para definir uma partida difícil em favor dos Gunners.

O Arsenal dominou o primeiro tempo e poderia ter definido a vitória, mas não apresentava o mesmo ímpeto ofensivo de suas melhores partidas e foi ao intervalo com uma vitória magra de 1 a 0, com do bielorruso Hleb. O time londrino pagou pela insolência e, após falha do lateral Eboué, sofreu o empate aos 27 minutos do segundo tempo, gol de Quashie.

Quando o jogo parecia que se complicar para o time da casa, Bergkamp apareceu. O jogador, que já era uma figura presente pelo fato de a torcida londrina estar tingida de laranja (referência à Holanda), entrou em campo e decidiu. Aos 31 minutos, o meia fez a jogada e tocou para Pires, que desempatou. E, no último minuto de jogo, foi a vez de o próprio holandês marcar o seu com categoria.

A jornada só não foi mais feliz para o Arsenal porque o grande rival Tottenham venceu o Everton por 1 a 0 em jogo disputado em Liverpool. O gol foi marcado por Robbie Keane, que manteve a vantagem de quatro pontos dos Spurs (61×57). Neste domingo, o Blackburn recebe o Liverpool e pode igualar o Arsenal na classificação.

Essas três equipes lutam pela quarta posição, que dá a última vaga inglesa na Liga dos Campeões 2006/7. Caso o Arsenal vença a competição continental nesta temporada, essa briga se torna insignificante. A disputa do título está limitada a Chelsea, que venceu o Bolton neste sábado, e Manchester United, que empatou com o Sunderland.

Para o West Brom, a derrota foi particularmente ruim porque o Portsmouth venceu o Middlesbrough. Com isso, o time está a quatro pontos do adversário na fuga do rebaixamento.

Além de Blackburn x Liverpool, a 34ª rodada será encerrada neste domingo com o clássico de Birmingham, entre Aston Villa e Birmingham City.

Veja os resultados deste sábado na Premiership

Bolton 0x2 Chelsea
Arsenal 3×1 West Brom
Everton 0x1 Tottenham
Fulham 2×1 Charlton
Newcastle 3×1 Wigan
Portsmouth 1×0 Middlesbrough
West Ham 1×0 Manchester City