A seqüência de 11 vitórias consecutivas da Roma é tão impressionante (e histórica) que poucos se atentaram ao fato de que, mesmo quando ela caiu com o empate com a Internazionale no último domingo, a invencibilidade do time ainda era longa. Mais precisamente de 13 jogos. Pois essa série também acabou, diante de um Ascoli que soube aproveitar as falhas romanistas no primeiro tempo e venceu em um emocionante 3 a 2.

No primeiro tempo, a Roma não dava o menor sinal de que era uma equipe de futebol que estabelecera um recorde histórico no Campeonato Italiano. Com uma defesa desconcentrada e um time desconjuntado e passivo diante do domínio adversário, os ‘giallorossi’ apenas acompanharam o Ascoli fazer seu jogo.

Diante desse cenário, os gols marchegiani sairiam naturalmente. Sempre em jogadas pelas laterais, Quagliarella, Paci e Budan deixaram a partida em um surpreendente 3 a 0 no intervalo. Vale salientar que, em todo o campeonato, a Roma só havia sofrido sete gols como visitante.

No segundo tempo, o Ascoli reduziu seu ritmo, enquanto a Roma seguia sem muito rumo ou objetivos na partida. Até que diminuiu a desvantagem em uma de suas poucas jogadas. Aos 27 minutos do segundo tempo, Álvarez cruzou para Taddei concluir. Em seguida, o zagueiro marchegiano Comotto desviou um cruzamento. Para seu azar, a bola acabou indo em direção ao gol.

Com o segundo gol, a Roma acordou e tentou o improvável empate. Porém, o fazia de maneira precipitada, dando espaço para o Ascoli arriscar os contra-ataques. Tantoq eu o lance de maior perigo foi da equipe da casa, que teve Cariello livre e só não ampliou a vantagem devido a uma falta de Chivu punida com cartão vermelho.

Essa foi a primeira derrota ‘giallorossa’ desde 11 de dezembro, quando caíra em casa diante do Palermo. O time segue na quinta posição, com 55 pontos. Na busca por um lugar na Liga dos Campeões ainda estão Milan (63 e um jogo a menos), Internazionale (62) e Fiorentina (56 e também uma partida a menos).

A situação da Roma não ficou mais delicada por um motivo insólito. Cagliari e Fiorentina empatavam em 0 a 0 no estádio Sant’Elia, na Sardenha, quando começou a bater um vento muito forte. Depois de alguns minutos, o árbitro decidiu interromper a partida por 15 minutos na espera do final da ventania. Sem mudança no clima depois desse período, o jogo foi suspenso.

Outros destaques da 29 ª rodada foram as vitórias de Messina e Empoli, duas equipes que tentam fugir na zona de rebaixamento, sobre Lecce e Chievo.

Veja os resultados deste domingo no Campeonato Italiano:

Empoli 2×1 Chievo
Messina 2×1 Lecce
Lazio 3×1 Lazio
Ascoli 3×2 Roma
Palermo 2×0 Udinese
Parma 2×1 Livorno
Cagliari x Fiorentina (suspenso)