Morenão

Assista ao documentário completo sobre o dia em que OVNI’s surgiram em um jogo do Brasileirão

A aparição de Objetos Voadores Não Identificados, os famosos OVNI’s, não tem hora nem lugar marcado. Não é algo do tipo ‘Opa, seu extraterreno, vamos tomar um cafezinho em casa?’. E se os estádios em sua maioria são abertos para o céu, arquibancadas de vistas privilegiadas também para as estrelas, não surpreende que casos de multidões compartilhando a sensação de ver algo de outro mundo tenham acontecido durante jogos de futebol. Um episódio famoso aconteceu em Florença, na década de 1950, e até contamos essa história aqui na Trivela. No entanto, o Brasil também teve um caso relacionado à ufologia.

Foi em 1982, no Morenão, em Campo Grande. Enquanto o Operário vencia o Vasco por 2 a 0, pelo Campeonato Brasileiro, uma luz desconhecida rasgou os céus e foi assistida pelos torcedores que enchiam as arquibancadas do estádio. Um mistério que perdura até hoje e que é revisitado pelo documentário ‘O que era aquilo?’. A excelente produção de João Conrado Kneipp e Pedro Heiderich, realizado também por Kleomar Carneiro, André Patroni e Paulo Henrique Higa, reconstrói o momento único da história do futebol brasileiro, através de depoimentos de pessoas que presenciaram aquelas cenas e de materiais de pesquisa histórica.

E tão importante quanto o mote do OVNI no Morenão é o pano de fundo que ajuda a fluir o documentário: o declínio do futebol do Mato Grosso do Sul, que naquela época contava com grande representatividade no Campeonato Brasileiro. Não é um tema que cause tanto espanto quanto a aparição de objetos luminosos em um estádio, mas que merece atenção – até mesmo em um debate amplo sobre o desenvolvimento do futebol nacional. Neste ponto, as respostas são mais claras e estão longe de ter explicações extraterrenas.

Abaixo, o documentário completo – disponibilizado gentilmente pelos próprios produtores: