A rivalidade é um dos grandes combustíveis do futebol. É por causa dela que rivais se mexem e cometem pequenas (ou grandes) loucuras para se igualar em conquistas ao grande rival. Em algumas momentos, é preciso reconhecer as conquistas do rival. Ainda mais quando se trata de uma conquista continental. Foi o que fez o Banfield, que homenageou o arquirrival Lanús com uma placa, entregue em mãos ao presidente, pela conquista da Sul-Americana. E aí você pode pensar: mas Banfield e Lanús são rivais? Sim, rivais de bairro. E na Argentina, essa é a maior rivalidade que pode haver.

Banfield e Lanús são localidades na Grande Buenos Aires. Os dois clubes são de distritos homônimos, o primeiro na região de Lomas de Zamora e outro na região de Lanús. Os estádios dos dois clubes estão separados por apenas quatro quilômetros. É uma disputa local, que você certamente sentia ao enfrentar a rua de cima no futebol de rua do seu bairro. Ou, se você é do interior, aquele jogo com o time da cidade vizinha. Os dois clubes fazem o chamado “Clásico Del Sur” e o Banfield tem vantagem histórica de vitórias, 38 a 29. Mas no momento, é o Lanús que está por cima: brigou pelo título argentino e foi campeão da Sul-Americana, enquanto o Banfield luta para voltar à primeira divisão.

Na noite de quinta-feira acontecia a reunião diretiva do Lanús. Foram surpreendidos por um gesto nobre. Oscar Tucker, vice-presidente do Banfield, entrou na reunião com uma placa para homenagear o feito do Lanús ao conquistar a Copa Sul-Americana. É o terceiro título na história do clube. Venceu a Copa Conmebol em 1996, o Apertura em 2007 e agora a Sul-Americana em 2013. São os três títulos profissionais dos 99 anos do Lanús.

O presidente do Lanús, Alejandro Maron, recebeu a placa com alegria e para aplauso de todos os presentes. O Banfield luta para voltar à primeira divisão e lidera a Primera B Nacional, com 44 pontos depois de 21 jogos. Com o clube buscando voltar à primeira divisão nesta temporada, depois de ser rebaixado em 2011/12, a diretoria do Lanús já sabe que poderá homenagear os rivais com um gesto similar se conseguir o acesso.

A placa que o Banfield deu ao Lanús

A placa que o Banfield deu ao Lanús

[Via Olé]