Ainda falta muito tempo para o pontapé inicial da próxima temporada. Ainda assim, passaram a circular as imagens daquela que seria a possível camisa do Bayern de Munique 2014/15 (veja abaixo). O modelo contraria os últimos uniformes dos bávaros e resgata a combinação entre o azul e o vermelho, em listras verticais. Um desenho que lembra o do Barcelona. E que acabou gerando várias brincadeirinhas sobre Pep Guardiola querer transformar os Roten em uma filial catalã.

Ok, não dá para negar que a camisa é parecida com os blaugranas. Mas dizer que é cópia, bem, é ignorar a história. Afinal, o Bayern usa camisas listradas em azul e vermelho antes mesmo do Barça. Em 1909, os alemães passaram a usar um uniforme azul celeste e grená, abandonando os anteriores, inteiramente celeste e inteiramente branco. Já a mudança entre os espanhóis só veio em 1910, sendo que antes usavam um modelo meio azul e meio grená – que inspirou a camisa usada em 1999, ano do centenário.

Além do mais, o Bayern repetiria a combinação outras vezes. Entre 1968 e 1973, anos que precederam o tricampeonato da Copa dos Campeões, lá estavam as listras. Assim como entre 1995 e 1996, quando o clube faturou a Copa da Uefa e uma Bundesliga. Nessa história toda, se alguém tem o direito de solicitar a paternidade da ideia, é justamente o Bayern.

Para quem quiser conferir, este link apresenta o histórico de camisas do Bayern.

Bayern 14-15 Home Kit (1)