Barcelona e Real Madrid são os recordistas em aparições em semifinais da Liga dos Campeões desde a mudança de formato da competição, em 1993/94. Naquele ano, o segundo como Liga dos Campeões, o torneio passou a ter semifinais – antes os campeões dos dois grupos se enfrentavam na final. Em 14 das 21 semifinais disputadas ao menos um dos dois estava presente.

LEIA MAIS: O futebol de Gibraltar decola na Champions e já tem sua cena folclórica

Desde que a Liga dos Campeões mudou de formato para ganhar uma fase eliminatória maior, um grupo de cinco times se tornou dominante, com o maior número de semifinais que todos os outros. Além de Barcelona e Real Madrid, Bayern de Munique, Manchester United e Chelsea são os times que dominaram as aparições entre os quatro melhores no torneio continental europeu, que se tornou o mais lucrativo do mundo. Os dados foram levantados pelo Futdados.

Logo em seguida estão Milan (seis) e Juventus (cinco), mas a última semifinal do primeiro foi em 2007, quando foi campeão, e a do segundo em 2003, quando foi vice justamente para o Milan. Nenhum italiano chega em semifinal da Liga dos Campeões desde 2010, quando a Internazionale levou a taça. E lá se vão quatro anos.

O Barcelona é o recordista de semifinais, com 10 aparições, seguido pelo Real Madrid, com nove. O Bayern tem oito, quanto Manchester United e Chelsea têm sete cada. O Milan tem seis, a Juventus tem cinco. Nesses 20 anos, um grupo de times domina a competição europeia. Se considerarmos a perda de força de Milan e Juventus, são cinco os grandes times que estão entre os melhores da Europa. Será que alguém pode entrar nesse grupo a curto prazo?

Você também pode se interessar por:

>>>> A nova temporada da Champions começou e já teve até gol de goleiro

>>>> Vai ter Copa, sim, mas também haverá muitos campeonatos por aí ao mesmo tempo

>>>> Saiba por que a Uefa puniu o Estrela Vermelha, mas não PSG e Manchester City