Em um duelo reunindo dois dos semifinalistas da Liga dos Campeões, o Barcelona venceu o Villarreal por 1 a 0 e ficou ainda mais próximo do título espanhol. O único gol da partida foi marcado por Eto’o, que, em jogada individual, deixou seu time muito próximo da confirmação matemática do título espanhol. No entanto, o saldo não é tão positivo, pois os dois times sofreram baixas para as semifinais da Liga dos Campeões, próximas terça e quarta.

Apesar da boa fase das duas equipes, o jogo disputado no Camp Nou foi esvaziado tecnicamente. Pensando na competição européia, Villarreal e Barcelona pouparam alguns de seus principais jogadores. Por exemplo, Ronaldinho Gaúcho e Riquelme, os melhores jogadores de cada time, ficaram de fora. E, ainda assim, houve baixas na partida. Logo aos oito minutos, Larsson (substituto de Messi), saiu contundido.

O que não impediu que a partida tivesse algum brilho. Isso foi garantido por Eto’o logo aos 10 minutos. O camaronês recebeu a bola pela esquerda, driblou o boliviano Peña e chutou forte no canto direito de Barbosa. Até o final do primeiro tempo, o Barça parecia concentrado na partida, buscando definir o placar o mais rápido possível.

No entanto, aos 34 minutos, Ezquerro – que entrara no lugar de Larsson – também se contundiu. O fato de dois jogadores terem se contundido abalou o ímpeto do Barcelona, que diminuiu o ritmo e passou a se preocupar mais em evitar mais problemas antes do jogo contra o Milan, na próxima terça. Assim, o Villarreal – que perdera Gonzalo Rodríguez por contusão aos 18 minutos – ganhou espaço e chegou a ameaçar o gol de Valdés em alguns momentos.

A partir da metade do segundo tempo, as duas equipes praticamente pararam de jogar. Apenas lances esporádicos davam ânimo ao jogo, que se arrastava para o final enquanto os jogadores pensavam apenas nos compromissos da próxima semana.

A vitória levou o Barcelona aos 73 pontos, 14 à frente de Valencia e Real Madrid. O time catalão pode comemorar o título na próxima rodada, caso vença o Sevilla fora de casa e Valencia, Real e Osasuna percam pontos. O Villarreal está na oitava posição, com 49 pontos, e com chances menores de conseguir uma vaga na próxima Copa Uefa.

Veja os jogos que complementam a 33ª rodada do Campeonato Espanhol

Sábado, 15/abril
Mallorca x Alavés
Real Sociedad x Racing Santander (15:00, ESPN Brasil)
La Coruña x Sevilla (17:00, ESPN Internacional, Bandeirantes)

Domingo, 16/abril
Osasuna x Málaga
Betis x Celta
Valencia x Espanyol (12:00, ESPN Brasil)
Zaragoza x Cádiz
Getafe x Real Madrid (14:00, ESPN Internacional)
Atlético de Madrid x Athletic Bilbao (16:00, ESPN Internacional)