Holanda, Portugal e Itália entram em campo neste sábado pelas eliminatórias européias com um pé na Copa. Ou melhor, a um ponto da classificação para o Mundial.

A Holanda (28 pontos) precisa de um empate contra a República Tcheca (24) em Praga para se garantir como a primeira do grupo 1. Marco Van Basten terá o retorno de Edgar Davids no meio-campo. Até agora, os holandeses permanecem invictos no torneio, com nove vitórias e um empate. Do lado tcheco, a equipe terá os desfalques de Jan Koller e Vladimir Smicer. A Romênia (22) precisa derrotar a Finlândia em Helsinque para pelo menos sonhar com o segundo lugar. Porém, com um jogo a mais, a equipe tem pequenas chances de se classificar.

A situação do grupo 3 está praticamente definida. Portugal (24 pontos) recebe Liechtenstein e precisa de apenas um ponto para ratificar sua classificação. Cabe lembrar que o rival conseguiu arrancar um empate por 2 a 2 no primeiro duelo, em uma das maiores zebras do torneio. Figo substituirá Deco, suspenso, enquanto Pauleta tenta atingir o recorde de maior goleador dos Tugas. O atacante do PSG marcou 39 vezes com a camisa da seleção, dois a menos que Eusébio.

Na luta pela vice-liderança, Eslováquia (19) e Rússia (19) enfrentam, respectivamente, Estônia e Luxemburgo. A decisão ficará mesmo para a última rodada, quando as duas equipes se enfrentarão.

Para a Itália (17 pontos), líder do grupo 5, a igualdade com a Eslovênia (12), em Palermo, será suficiente. Mesmo que a Noruega (12) vença seus dois compromissos, a Squadra Azzura leva vantagem no confronto direto. Na defesa, Mareclo Lippi optou pela escalação de Grosso e Zambrotta. No ataque, a dupla pode ser formada por Toni e Gilardino. Os noruegueses pegam em casa a Moldávia.

No grupo 2, Dinamarca (16 pontos) e Grécia (18) lutam para manterem vivas suas chances para alcançar o segundo lugar, hoje ocupado pela Turquia (20), que folga na rodada. Caso percam, os dinamarqueses serão eliminados. A Ucrânia já está classificada para o Mundial.

Confira os jogos de sábado dos grupos 1, 2, 3 e 5 das eliminatórias européias:

Grupo 1
Finlândia x Romênia
República Tcheca x Holanda

Grupo 2
Geórgia x Cazaquistão
Ucrânia x Albânia
Dinamarca x Grécia

Grupo 3
Eslováquia x Estônia
Rússia x Luxemburgo
Portugal x Liechtenstein

Grupo 5
Escócia x Bielorrúsia
Noruega x Moldávia
Itália x Eslovênia