O impacto das duas últimas partidas da Seleção na Copa foi muito grande. O time jogou tão mal e articulou tão poucas jogadas que parecia que o futebol brasileiro havia desaprendido como se criar jogadas com técnica, toque de bola e habilidade. Tudo o que a Alemanha tinha de sobra para envolver o Brasil e meter aquela goleada de 7 a 1. Uma goleada que não será esquecida com facilidade, até porque os argentinos lembrarão sempre, como os torcedores do Lanús fizeram na partida de ida da Recopa contra o Atlético Mineiro nesta quarta (foto acima).

LEIA MAIS: O golaço de Neto Baiano é o sinal de que ainda dá para ter um pouco de Copa no Brasileirão

Bem, mas a temporada de clubes voltou para curar a ressaca. E tivemos uma quarta bastante proveitosa. Se ficou a sensação amarga de que o futeol brasileiro está no lodo e precisa aprender tudo, houve bons sinais. O gol mais bonito do dia foi do Sport, mas o importante foi ver como Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Fluminense e São Paulo fizeram belos gols tocando a bola, abrindo espaços, fazendo o que o time de Felipão não fez.

Primeiro, o Atlético Mineiro saindo de um lateral na direita e virando o jogo rápido. Guilherme nem olha antes de achar Diego Tardelli livre. O passe vai direto

Agora, o Atlético Paranaense rouba a bola no meio-campo do Flamengo e, em três passes rápidos, deixa Douglas Coutinho na cara do gol.

O Fluminense perdeu em Santa Catarina, mas deixou esse belo gol de Matheus Carvalho. A bola foi da esquerda para a direita, e Bruno cruzou de primeira, num vaivém que deixou a defesa do Criciúma perdida.

Para fechar, o gol mais coletivo da noite: tabelinha envolvente de Ademílson para Souza para Ganso para Souza para Alan Kardec finalizar contra o Bahia.

Esse reinício do Brasileirão foi legal, e já deixou uma boa expectativa para os três jogos dessa quinta, que incluem um clássico paulista, um sempre quente Corinthians x Internacional e o líder Cruzeiro. Claro que apenas escolhi lances isolados acima, o nível geral do Campeonato Brasileiro precisa melhorar, e melhorar muito. Mas futebol é legal e bonito de se ver em todas as categorias.