O ser humano não se segura e, mesmo em um momento de suposta união e comoção, aparece algum bobalhão. Nesta terça, o Benfica retirou cachecois, camisas e objetos que não fossem encarnados ou da seleção portuguesa que foram colocados como homenagem a Eusébio. Motivo: evitar que eles fossem vandalizados por benfiquistas mais exaltados.

O clube chegou a ser acusado de tomar essa iniciativa para tomar para si o legado do atacante, mas a direção encarnada rapidamente publicou o comunicado abaixo e fotos de uma sala em que os objetos estão sendo guardados e cuidados. De qualquer forma, é triste que essa medida tenha sido necessária. Receber homenagens de leoninos, portistas, pasteis, vimaranenses e arsenalistas, entre outros, só mostra a grandeza de Eusébio e do que ele conquistou pelo Benfica.

Comunicado: A universalidade de Eusébio

Os dois dias que vivemos desde a morte de Eusébio da Silva Ferreira demonstraram a sua dimensão universal e, embora referência do Sport Lisboa e Benfica, ele nunca foi nem o Benfica alguma vez o fez refém do Clube porque efectivamente Eusébio foi e continuará a ser referência do País e do Futebol mundial.

Verificaram-se durante a noite de hoje tentativas de vandalização de alguns cachecóis e outros materiais depositados junto à estátua de Eusébio. Actos mesquinhos perpetrados por um pequeno grupo de pessoas. Acções nas quais o Sport Lisboa e Benfica não se revê e condena.

Por isso, para salvaguarda de todas as ofertas depositadas junto à estátua de Eusébio e até à montagem da estrutura de protecção ontem anunciada, em entrevista, pelo presidente Luís Filipe Vieira, todos esses materiais susceptíveis de sofrerem indevida vandalização foram recolhidos, bem como muitos outros depositados na porta 1, incluindo ainda os cachecóis que foram atirados para o carro funerário. Em breve voltarão a ser depositados, devidamente protegidos, no seu local de origem.

Todas as insinuações publicadas nas redes sociais não fazem o menor sentido, principalmente depois de tudo quanto vivemos nos últimos dois dias. A universalidade de Eusébio será sempre preservada e esta Direcção do Sport Lisboa e Benfica faz questão que assim seja, como já o demonstrou.

Cachecois de rivais retirados da estátua de Eusébio (Divulgação)

Cachecois de rivais retirados da estátua de Eusébio (Divulgação)