A inauguração do estádio Emirates, nova casa do Arsenal no bairro londrino de Ashburton Grove, será também o jogo de despedida do meia Dennis Bergkamp. A decisão foi anunciada pelo holandês de 36 anos neste sábado, encerrando as especulações a respeito de quando ele encerraria sua carreira.

Segundo Bergkamp, a escolha da partida – marcada para 22 de julho – seria uma mostra de consideração com o Arsenal, clube que defendeu em mais de 400 partidas em 11 temporadas. “O que faz dessa uma partida especial não é apenas a inauguração do novo estádio, mas a oportunidade de ver jogadores do presente e passado do Arsenal em campo juntos”, comentou o meia.

Bergkamp é considerado um dos maiores jogadores holandeses desde a geração de Gullit e Van Basten, campeões da Eurocopa de 1988. Habilidoso, fez um dos gols mais bonitos da Copa de 1998, ao dar a vitória da Holanda sobre a Argentina no último minuto. O meia foi terceiro colocado na eleição de melhor do mundo da Fifa em duas oportunidades, 1993 e 1997.

Mesmo com esse currículo, ficou muito conhecido pelo seu medo de viajar de avião. O que fez que ficasse de fora de várias partidas do Arsenal e da Holanda disputadas longe de Londres.