Depois de algumas temporadas monótonas e tímidas em novidades, o Campeonato Inglês volta a apresentar alguma imprevisibilidade. É verdade que o Chelsea disparou na dianteira e é virtual campeão a oito rodadas do fim. Mas a disputa continua embolada nas camadas imediatamente abaixo da tabela. E, nesse aspecto, o Blackburn Rovers é uma das gratas surpresas, só confirmada com a vitória de 2 a 0 sobre o Aston Villa neste sábado.

Com essa vitória, os Rovers pularam provisoriamente para a quinta colocação na Premiership, com 45 pontos. Caso o Arsenal não passe pelo Liverpool neste domingo, a posição é consolidada e o time pode até pensar em correr atrás do Tottenham, quarto com 49 pontos, e da Liga dos Campeões.

Apesar da importância na classificação e de atuar no Ewood Park de Blackburn, o jogo deste sábado não viu uma das melhores atuações dos Rovers. O Aston Villa, 14º no campeonato, colocou o time da casa em dificuldade em vários momentos. Porém, o Blackburn contou com a boa fase do goleiro norte-americano Brad Friedel e com a série de oportunidades desperdiçadas por Kevin Phillips, Milan Baros e Olof Mellberg.

O Villa só não pode reclamar mais de suas falhas ofensivas porque sua defesa conseguiu ser ainda mais decisiva na derrota. Em uma saída atrapalhada do gol, o goleiro Sorensen permitiu a Todd colocar o Blackburn na frente aos 3 minutos do segundo tempo. Aos 27 minutos, o dinamarquês voltou a falhar, soltando a bola nos pés de Bellamy, que definiu a vitória dos Rovers.

O jogo fechou a rodada de sábado do Campeonato Inglês, que teve a vitória do Chelsea no duelo londrino contra o Tottenham e a goleada do Bolton sobre o West Ham em confronto de candidatos à Copa Uefa. Veja os resultados do dia:

Chelsea 2×1 Tottenham Hotspur
Birmingham City 1×1 West Bromwich Albion
Everton 3×1 Fulham
Bolton Wanderers 4×1 West Ham
Sunderland 0x1 Wigan Athletic
Portsmouth 2×1 Manchester City
Blackburn Rovers 2×0 Aston Villa