O único dos moicanos

6 de Fev. de 2012 às 15:40, por [ Ricardo Henriques ] [ @calhau ] | 27 comentaram

Neymar é um sujeito precoce. Não estou me referindo ao fato dele já ser pai, o que sinaliza apenas falta de planejamento sexual. Mas o rapaz completou (ontem) apenas 20 anos e a sensação é de que já o conhecemos há quase 10. Seu inegável talento o fez assumir responsabilidades cedo demais. Poderia facilmente ter se perdido por conta disso (estávamos criando um monstro?), mas botou a cabeça (enfeitada) no lugar e, de promessa, virou certeza em 2011. O que não justifica que um clube do porte do Santos jogue tanto peso nos ombros do rapaz.

OK, para pagar seu salário milionário, as contas ficam meio apertadas. No mesmo elenco, outros salários altos, como o de Elano, com Copa do Mundo nas costas (peso que não o atrapalhou na hora de pular o muro da casa da Nívea Stelmann), ou o de Paulo Henrique Ganso, de quem se espera, em 2012, a mesma reação e afirmação que Neymar teve no ano passado. No papel, até é um grupo de renome. Mas na prática, falta muita coisa a esse Santos, de defesa vulnerável e meio-campo preguiçoso.

Danilo se foi, Léo envelheceu: faltam laterais. Fucile renderá? Ele joga nas duas, mas, vale lembrar aos mais desatentos: não ao mesmo tempo. Muricy é famoso por formar defesas seguras, mas sem material humano, não há "aqui é trabalho, meu filho" que dê jeito. Bruno Rodrigo, Edu Dracena e Durval não passam segurança a ninguém. Adriano, o cão-de-guarda do meio-campo, continua lesionado e o Santos, que foi ao mundial sem um jogador que pudesse substituí-lo, facilitando o passeio do Barcelona, simplesmente não se mexeu para repor essa perda.

Além da afirmação de Ganso, cujo talento vem sido vencido por problemas extra-campo e uma certa dose de preguiça, se espera uma melhora de Elano, de Íbson e de Henrique, que têm a função relativamente tranquila de dar suporte para que os meninos da Vila joguem mais soltos, mas só têm os sobrecarregado. O Santos continua favorito à Libertadores, por ter aquele que, com sobras, é o melhor jogador em atividade no continente. Mas vai chegar a hora em que alguém vai parar o craque, ou pelo menos reduzir o seu efeito devastador, e o resto do grupo vai ter de compensar.

Por enquanto, o problema deve ser relativizado. É começo de temporada e os titulares mal iniciaram sua participação do estadual. Mas vale lembrar que o futebol indolente do momento não é muito diferente daquele apresentado em boa parte do Brasileirão. Como o alarmismo já funcionou uma vez, vou soltar meu lado Renê Simões, para ninguém dizer que foi por falta de aviso: Estão criando um monstro na Vila Belmiro. Desta vez, não se trata de um menino abusado e temperamental de penteado exótico, mas sim de um burocrático dragão de várias cabeças, que Neymar pode ser obrigado a arrastar consigo para manter o Santos no caminho das vitórias.

 

Comente

(*) Campos obrigatórios

Comentários

  • 06/02/2012 - Eduardo Pfals

    O time titular do Santos é o melhor do Brasil (melhor até que o do Fluminense, que se reforçou muito bem, mas ainda precisa provar que não é bom time apenas no papel). Concordo com o que foi dito no texto: peças de reposição deixam a desejar, porém.

    Ganso se perdeu não só por seguidas lesões, mas por falar demais e se deixar influenciar muito por empresários. Aquele vai-não-vai pro Corinthians ou pra Europa, num mimimi que durou um bom tempo, desgastou um pouco imagem do rapaz, que não consegue mais repetir as ótimas atuações que o notabilizaram em 2010.

    Porém, caso nada funcione (Neymar não conseguir carregar o piano sozinho, Ganso continuar nessa murrinha em que está e Muricy necessitar usar o grupo), o Santos tem Alan Kardec e Rentería - OK, essa é a pior parte, apesar do "atacante dos gols espíritas" (dando uma força àqueles que gostam de surrar cada vez mais essa "piada") estar fazendo seus golzinhos neste começo da empolgante primeira fase do Campeonato Paulista.

  • 06/02/2012 - Fernando Noruega

    O Santos realmente tem o melhor jogador do continente, mas está longe, muito longe, de ter o melhor time titular.

  • 06/02/2012 - Eder

    Não concordo que o Santos tenha o melhor titular. Sem os lampejos do Neymar , o Santos fica despojado de grande parte de seu poder ofensivo, que disfarça sua defesa lenta e frágil. A supremacia do ataque santista é tão nítida que nenhum time brasileiro inventa de jogar ofensivamente contra o Santos, e isso alivia e muito o trabalho da defesa. Se reforçar a defesa, ai sim tenho de admitir que não terá time páreo para o Santos na América.

  • 06/02/2012 - Boni dos Santos

    o Santos FC tem sim um dos três melhores times titulares de todas as Américas (sul, central e do norte..).
    Até porque olhando Argentina, Chile, Paraguai, México etc...pff, não tem nada!

    o cenario é tão horroroso que Riquelme velho e gordo é disparado o melhor jogador da Argentina, e Verón com quase 40 joga 8 x mais que 98% do material humano de toda a serie A da Argentina.

  • 06/02/2012 - Boni dos Santos

    coitado do Elano, achou que a piriguete global estava levando ele a sério. Se entregou p/ uma malandra carioca que fez gato e sapato dele e saiu debochando...

    É um caipira trouxa mesmo...

  • 06/02/2012 - Cururu

    La U é mais time do que o Santos, e há outros times no Brasil com nível parecido.

    Boni, convenhamos, Verón e Riquelme seriam destaques no Brasil. Mai seriam destaques FÁCIL!

  • 06/02/2012 - Thomas de Carvalho Silva

    Romário com 40 anos foi artilheiro do campeonato brasileiro. Adriano, gordo e preguiçoso, foi artilheiro do campeonato brasileiro. Pq então o Verón e o Riquelme não podem se destacar no campeonato argentino?

    Ps.: fico imaginando um cara como Etoo, Henry, jogando por aqui. Gol atrás de gol!

  • 06/02/2012 - Thomas de Carvalho Silva

    Ah, e o time titular do Santos não é nem de longe melhor do que o time titular do Fluminense, ou do Vasco. Aliás, o Santos é Neymar e Borges e mais 9. O meio-campo do Botafogo é MUITO melhor do que o meio-campo do Santos.

  • 06/02/2012 - Boni dos Santos

    La U tinha um bom jogador, mas foi vendido (Vargas).
    HOJE, tem no máximo o mesmo nível da maioria daqui.
    Verón e Riquelme jogariam aqui, mas não como destaques absolutos como sao lá.

    Romário foi artilheiro com 39 mas o time jogava totalmente em função dele, ai do moleque se não cruzasse pra ele. Alem disso, metade foi de penalti.

  • 06/02/2012 - Moisés Alexandre

    Com exceção do Neymar, Borges, Rafael e Arouca o time do Santos precisa melhorar muito, no jogo contra o Palmeiras, o time errou muitos passes. Entendo. Poxa! É inicio de temporada, mas já serve de alerta, torço muito para que o Ganso volte a jogar o seu futebol (sonhar não custa nada).
    Estamos recebendo curriculos. Posição. LATERAL, pode ser direito ou esquerdo tanto faz, pagamos bem e não precisa ter experiência. Procurar o CT Rei Pelé. Santos-SP.

  • 06/02/2012 - Vanderlei Jr.

    Haha já ouvi esse papinho de "vai dar semifinal de brasileiros na libertadores", "sul americana o flamengo ganha fácil"... não que exista algum clube chileno, argentino assustador, mas os clubes brasileiros são sofríveis.

    não adianta ter ótimos jogadores atuando aqui se a tática é jogar bola na área o jogo inteiro...

    lembrem-se: o ano passado o campeão brasileiro perdeu pro Tolima, o poderoso inter perdeu pro fraquíssimo peñarol, o "barcelona brasileiro" cruzeiro caiu diante do once caldas, o SP não conseguiu passar pelo poderoso Libertad (já na sul-americana), o botafogo perdeu de 4 pro santa fé...

    vocês estão esquecendo da capacidade dos clubes brasileiros de tropeçarem nas próprias pernas...

  • 06/02/2012 - Roberval

    Até o Petkovic que nem craque é se destacou no brasileirao. Isso que tava praticamente aposentado

  • 07/02/2012 - leonardo-pe

    quando Neymarketing QUER JOGAR,é um terror para as defesas adversárias.mas,ele sozinho não faz verão!o problema do nosso futebol Brasileiro é essa mania de SER SUPERIOR!culpa tambem da nossa"informada"imprensa q temos.mencionaram Romário.pois bem:com 39 anos,foi artilheiro do Brasileiro de 2005,com 22 Gols.1 a mais q Robson(o Robgol)do Rebaixado Paysandu-PA.o time ficou em 21o e penúltimo lugar e o mesmo foi por muito tempo artilheiro da"serie A"!isso mostra q desde 2004/05,nosso futebol vem em decadencia!

  • 07/02/2012 - leonardo-pe

    Roberval e Vanderlei Jr:nada me tira da cabeça q houve um belo arrumadinho entre corinthians,Flamengo e Tv Globo para o Flamengo ser campeão em 2009.e o"imperador"(q queriam na copa de 2010)foi o artilheiro.19 gols,pesando 100 Quilos!sobre o Elano:quem não quer a Nívea Stelman(mesmo com 37 anos)?neymar,Borges e mais 9.concordo Thomas de Carvalho Silva!

  • 07/02/2012 - Helcio

    Neymar é um grande jogador, desses que, de tempos em tempos, o Brasil é capaz de produzir. Contudo acredito que, sem o planejamento necessário do calendário, acabamos por minar nossos talentos. Para quem gosta do assunto e de música, aí vai uma sugestão: http://futebologiabrasil.blogspot.com/2012/02/e-bom-te-lo-de-volta.html

    um abraço

  • 07/02/2012 - Luiz Souza

    É... uma hora ele não vai carregar o fardo sozinho Isso ficou claro contra o Palmeiras. a defesa tomou dois gols ridículos em erros defensivos pirmários. Ai pensamos... se tomou 2 do PALMEIRAS sem atacantes de nível, e sem Valdívia. 4x0 pro barça foi é pouco.

    O que aconteceu com o Barcelona, foi basicamente o que aconteceu no jogo de Domingo. Lá no Japão marcaram o Neymar, ele não jogou, o time morreu e ainda tomou 4 gols fora o baile.

    No domingo ele fez um gol, O time jogou mal denovo e a defesa entreou dois gols.

    Muricy precisa de um ótimo volante como o Adriano e Laterais rápidos e bons defensivamente para segurar a lerdeza dos zagueiros do Santos.

    Dracena e Durval são bons quando estão somente jogando na boa e jogando na sobra. Quando eles não tem proteção suficiente e tem que sair para o combate, dá estes resultados ae.

  • 07/02/2012 - caveira

    o campeonato brasileiro eh um dos 3 melhores do planeta, vide por exemplo o colombiano armero, que de pior lateral da historia recente do palmeiras se tornou titular da selecao do campeonato italiano. pela logica trivelina, isso mostra que o brasileirao eh tecnicamente muito superior ao italiano! se o armero destroi desse jeito o calcio, fico imaginando como seria um thiago neves, um renato abreu! um gol atras do outro!

  • 07/02/2012 - Morten

    Santos tem ótimo jogadores mais ainda não é um time, e depende praticamente do Neymar, e tem uma defesa bem limitada. E existe bons times ainda no continente como o velez que se reforçou bem, o boca e seu jogo pragmático e efetivo. Mas mesmo com a perda do Vargas a La U ainda é um dos melhores do continente e se reforçou com jogadores todos selecionáveis, e o principal Sampaoli continua e seu esquema permanece inalterado basta tempo para que jogadores como Ruidiaz ( que jogo muito bem contra o la serena) Morantes e Morales se encaixem no time e veremos novamente o excelente time Azul encantando.

  • 07/02/2012 - Filipe Rodrigues

    O Santos sempre troca grandes jogadores por medalhões velhos, quebradiços e desmotivados e, pasmem, perde dinheiro com isso. A capacidade do Santos em vender craques é diretamente proporcional a de rasgar dinheiro.

    Vale lembrar:
    Giovani (chutado) --> Rincon (idolatrado)

    Diego (chutado) --> Molina (idolatrado)

    Ganso (chutado) --> Montillo (queriam)

    André (chutado) --> Renteria

    Robinho (chutado) --> Bolaños

    TRISTE DEMAIS E NINGUEM ESCREVE SOBRE ISSO.

    Ao invés de investir em jovens jogadores, melhor torrar dinheiro, só pode ser lavagem de dinheiro dos diretores!

  • 07/02/2012 - Boni dos Santos

    Vanderlei Jr. acho que vc anda desatualizado. Os times brasileiros ganharam as últimas duas Libertadores (não que isso seja dificil) e os brasileiros são os que mais ganharam do São Paulo de Telê pra cá.
    leonardo-PE, isso tudo acima é um FATO, não é um factóide da imprensa que vc tem obsessão de perseguir. Concordo que a Globo corrompe as coisas, mas dizer que nosso futebol está atrás desses timecos da america espanhola, ah peraí cara...

    jogador velho se destacando é um ou outro e todo lugar do mundo tem. Então o campeonato inglês é ruim porque esses dias Scholes marcou gol e jogou muito com 37 anos?

  • 07/02/2012 - leo bahia

    boni e caveira são exceçoes ,o resto so comentarios estupidos ,eurocentricos e pifios

    esse leo pernambuco não deve ter passado no vestibular dejornalismo so pode . so faz reclamar que mala , e ainda vomita asneiras

    o cururu eoutro que so escreve asneira , a la u acabou santos e fluminense são bem melhores,o inter tb .

    o santos precisa de 2 zagueiros e um lateral esquerdo , de resto e um time muito forte , o santos so perdeu o mundial porque foi contra o barcelona ,se fosse contra o manchester united ,venceria

  • 08/02/2012 - Moisés Alexandre

    No time onde jogou Carlos Alberto Torres. Capitão do Tricampeonato! O Muricy ser obrigado a escalar Maranhão e Pará nas laterais, é complicado. Vamos aguardar o Fucile. Na seleção uruguaia ele jogou muito na copa, no Porto eu vi muito pouco ele jogando, então prefiro aguardar.
    Quanta besteira eu li sobre os jogadores mais velhos, não importa a idade, se ele tem o talento e a dedicação, porque ele não pode ser o artilheiro de qualquer competição. O Romário mesmo com a idade "avançada" para o futebol ele foi o artilheiro do campeonato brasileiro. O que tudo indica o Zé Roberto vai voltar pro Santos e vai arrebentar e dentro de campo pode ajudar muito o Neymar.

  • 08/02/2012 - leonardo-pe

    Boni:voce ainda é mais equilibrado nos seus comentários.de certa forma,não tiro sua razão.mas,desde desse período(2004/05),é q o Brasileiro vem em certa decadencia.e outra,nossa imprensa peca e muito nessa mania de achar q o futebol do Brasil,é superior!caveira:o futebol atual da itália é uma porcaria!não é sequer sombra do q foi nos anos 80 e(por que não dizer),90.já o léo Bahia,coitado.tenho pena dessa"manipulada"alma!

  • 08/02/2012 - Cururu

    Léo Formigowski, o negócio é mais ou menos assim: Barcelona >> Manchester United >>>>>> Santos.

    Caveira, Armero é fraco e não é um diferenciado dentro do Campeonato Italiano. Só que ele tem uma condição física excepcional e uma velocidade enorme, e a Udinese sabe tirar proveito dessas qualidades. Colocam jogadores como Asamoah para fazer as jogadas ao lado de Armero, enquanto este só tem o trabalho de correr.

    Como Léo Pernambucano já disse, a Lega Calcio está muito atrás dos campeonatos da Inglaterra e da Espanha e já foi ultrapassada pela Bundesliga. Acho que até Benfica e Porto poderiam ser campeões italianos.

  • 08/02/2012 - Filipe Rodrigues

    Um dia depois do meu post, aparece uma notícia que o Muricy desceu vários jogadores para a base e dispensou outras revelações.

    Só pode ser piada! Eu gostaria imensamente de saber pq o Émerson foi "rebaixado"! Será que foi ele quem fez o gol contra contra o Palmeiras?

    Eu também gostaria de saber pq o Pedro voltou pra base: foi ele quem não armou nada ou será que foi Ibson e Elano?

    Essa diretoria e esse treinador estão altamente mal intencionados. Não existe outra explicação!

    Manter aquela zaga lixo, laterais lixo, meias lixo (exceto o Ganso, que cansou dessa política cretina) e dispensar as revelações: que política é essa?

    Ah, esqueci!

    ALAN PATRICK (chutado) -> Ibson (idolatrado)

    PIADA!

  • 08/02/2012 - leonardo-pe

    muito obrigado Cururu pela menção Honrrosa!

  • 09/02/2012 - guilherme

    @Filipe Rodrigues

    Ora amigo, isso é Muricy. Você não sabia disso? No São Paulo em 4 anos revelou 2 jogadores. E vá se preparando pois daqui pra frente é só ladeira abaixo. Jogador da base terão cada vez menos chances.

    Para Muricy, jogador novo tem que aguentar pressão de Bonbonera lotada... só não se sabe como chegará nisso se o treineiro não coloca os meninos nem contra o Jabaquara na Vila e com 5x0 no placar.