Pelé não é Virgem Maria

23 de Fev. de 2012 às 14:46, por [ Menon ] [ @blogdomenon ] | 106 comentaram

Roma locuta, causa finita. Assim, em latim, a Igreja Católica defendia a infalibilidade (Tite tinha antecessores) do Papa. Roma falou, não se discute mais. É hora de aceitar. Um dos muitos dogmas da religião e sua estrutura vertical. A virgindade de Maria é outro. Maria continuou virgem após o nascimento de Jesus, seu filho. Explicação? O Espírito Santo. E ponto. E pronto. Não se discute. É um dogma. Roma falou.

Muitos saudosistas tratam o futebol assim. Tudo de antes era melhor. E o maior dogma refere-se a Pelé. Ele foi o maior de todos e continuará sendo por todos os tempos. Impossível ter alguém como Pelé. Por quê? Porque sim. É um dogma. Roma locuta.

Pelé advoga em causa própria. Para ele, nunca haverá outro porque Dondinho e Celeste fecharam a fábrica. Ou, como diz sempre, só haverá um Pelé porque só houve um Beethoven.

Ora, Pelé, tem muita gente que prefere Mozart. E, sinto informá-lo, há um número cada vez maior de pessoas que colocam sua infalibilidade à prova.

Eu acredito ser perfeitamente possível haver um jogador melhor do que Pelé. Por que não? A vida continua e outros gênios vão aparecer.

O que eu não gosto é que muita gente, ao defender a possibilidade de existir um novo Rei, em vez de apontar qualidades em Messi – o novo candidato – busca desqualificar as conquistas de Pelé.

Dizem que a Liga dos Campeões atualmente tem mais valor do que uma Copa do Mundo. Argumentam que a Copa, realizada de quatro em quatro anos, em um período em que os atletas não estão em seu melhor condicionamento físico, não pode mais ser o único item considerado quando se elege o melhor do mundo.

Tudo bem, vamos aceitar que sim. Mas, no tempo de Pelé, era. E Pelé brilhou nas Copas como ninguém. Sua estréia em 1958 não pode ser comparada a nada. O gol contra Gales, com um chapéu e o toque no canto baixo do goleiro, foi uma obra de arte minimalista. E houve outros gols.

Ora, se Menotti não levou Maradona ao Mundial de 78 e se Pekerman deixou Messi no banco de Saviola em 2006, não é culpa de Pelé. Ele foi escalado por Feola e mudou o campeonato. Mudou o futebol, contribuindo e muito para que o Brasil – o maior de todos os campeões – vencesse pela primeira vez.

É muito forte o argumento de que Messi ganhou três Ligas dos Campeões. Mas não se pode enfraquecer as conquistas de Pelé.

Outro argumento contra Pelé é hilário. Ele teria jogador ao lado de monstros da bola, enquanto Maradona, coitadinho, teve poucos grandes jogadores ao seu lado. Em 58, havia Nilton Santos, Didi e Garrincha. Em 70, Carlos Alberto Torres, Gerson, Tostão e Rivellino. Sem dúvida, Maradona nunca teve tanta gente boa a seu lado, mas quem mandou ser argentino e não brasileiro? E, em 94, Maradona tinha Redondo, Balbo, Batistuta e Caniggia, um time fantástico. Destruído pelo seu doping – muito mal explicado até hoje. E se não tivesse sido dopado? Ah, não sei. Eu acho que seria campeão do mundo, mas correu o risco e não foi. 

Interessante é que os que "acusam" Pelé de haver jogado com craques não valorizam esses craques. Não colocam Garrinhca, Didi, Rivellino e outros entre os 10 mais. Esse argumento de jogar bem com jogadores de menor nível não enfraquece Pelé. Enfraquece Messi, que, mesmo jogando bem e sendo o melhor da Argentina, não a leva a finais de Copa como Maradona levou.  Acredito que, por isso, a maioria dos argentinos ainda prefira o Pibe.

A carreira de Messi está em construção. Acredito que estará no auge em 2014. Pode vencer a Copa aqui no Brasil e se aproximar de Pelé. Pode até ser melhor do que Pelé (embora eu não acredite). Mas, para que isso tenha valor, não é necessário tentar desqualificar as três Copas, os dois Mundiais e as duas Libertadores de Pelé. Quem faz isso está desqualificando inclusive o novo Rei do Futebol. Quando houver um.

Comente

(*) Campos obrigatórios

Comentários

  • 23/02/2012 - Yuri

    Fico triste por Di Stéfano, esse sim o maior de todos os futebolistas. Quantos títulos tem Pelé como técnico e presidente de clube? Ah esqueci, nunca foi, só serve de lambe-saco de presidente da FIFA e quetais.

  • 23/02/2012 - Felipe Noronha

    É exatamente isso. Pode nascer alguém melhor que Pelé? Pode, não tem lei que proíba.
    O problema, para mim, é também a supervalorização do futebol europeu. Além do Barcelona e do Real, com quem mais o Messi disputa DE VERDADE algo? Ok, ele destruiu uma fina contra o Manchester, mas não acho que eles realmente tivessem futebol para competir de verdade, como muitos pregam.

    Acho que esse argumetno de que Pelé jogava ao lado de gênios também se repete em menor escala com o Messi. Ele joga ao lado de um time fantástico.

    Agora, Pelé também jogou ao lado de jogadores fracos. Messi não consegue jogar na Argentina ao lado de fracos.

    Sinceramente, a mídia dá tanto vlaor para o futebol na europa que muitos caem nesse conto e só dizem que ele pode ser melhor por isso.

    Não acho que, AINDA, nasceu quem seré melhor que Pelé. Mas acho que melhor que Maradona Messi será, mesmo que não ganhe uma Copa.

  • 23/02/2012 - walter medeiros

    Conjumino com grande parte de seu raciocionio. Pelos videos se constata que Pelé era genial. Mas ressalto que Maradona fora genial numa epoca mais competitiva do que a do Pelé. Vi so o ultimo jogar, mas Messi esta ha anos luz atraz do Pibe, mesmo se ganhar a copo no Brasil nao tem futebol pra isso. Pra mim Messi é a repetiçao do Zico.identicos. ate fisicamente parecidos, ressalvando os problemas fisicos que teve o galinho.

  • 23/02/2012 - Rodrigo

    Menon, gosto dos seus posts, mas este foi PESSIMO. Não tem nem pé nem cabeça a sua comparação com o termo em latim, além do mais frases como "quem mandou ser argentino e não brasileiro?" não podem ser proferidas por um crítico que almeja o respeito. Sem contar que você não se deu conta que caiu em contradição diversas vezes no texto, e ainda mantemos a tradição em discussões ineficientes do século XIX sobre quem é o melhor, quem é o pioneiro, e por ai vai...Criticos tem que reciclar urgentemente.

  • 23/02/2012 - Deivid

    Falou tudo Yuri..
    Quem foi pelé???

  • 23/02/2012 - mario silva

    Ainda não nasceu nenhum jogador de
    futebol melhor do que Pelé. Acho que
    Messi não chegará a Maradona, seu
    nível é o de Zico e Sivori. Melhor que
    Maradona foram Cruyff, Zizinho, Leonidas,
    Euzebio e, principalmente, Puskas. Depois de Pelé, pra mim, Puskas e Garrincha...e Canhoteiro e George Best... se tivessem disputado uma Copa do Mundo. Messi é fabuloso, mas é inferior a a Rivelino.
    ótimo

  • 23/02/2012 - Antonio

    Yuri e Deivid: Di Stefano foi um tanque. Pelé foi, além de outras coisas, ótimo tanque. Ele traçava os defensores em qq lugar. Era protagonista, independentemente dos colegas de time!
    Vocês são muito "inteligentes. Fazem parte da geração "oba-oba/sem noção" da internet.
    Estudem, pesquisem e comparem. Deixem de ser comodistas. Não se pode deletar as obras já feitas!

  • 23/02/2012 - Antonio

    Walter Medeiros: época mais competitiva? Que tal a década de 60?
    Além dos campeonatos no Brasil, principalmente o Santos FC e o Botafogo FR participavam de longas/cansativas excursões pelo mundo, utilizando os lentos meios de transporte da época, sem nutricionistas, sem tempo p/ treinar e curar contusões; jogadores sendo provocados/caçados em campos ruíns; atacantes enfrentavam os melhores zagueiros do mundo.
    Hoje, não se pode encostar nas dondocas do Barça, que enfrenta diversos times cinturas-duras!

  • 23/02/2012 - Fernando

    outro dogma também alimentado por Pelé: ganhou 03 Copas. Ora, Pelé se machucou em 1962 e participou pouco daquela Copa, que realmente foi "ganha" pelo Garrincha, por Amarildo que o substituiu.
    Nem porisso, vamos diminuir sua importância para o futebol brasileiro e mundial.

  • 23/02/2012 - Eduardo

    Pode nascer alguém melhor? Poderia. Quando marcar mais de 1.300 gols, quando for bom driblador, armador e goleador. Quando for bom de direita, esquerda, cabeça e falta. Quando for bom até no gol como era Pelé. Pensando bem, não poderá nunca.

  • 23/02/2012 - JULIANO

    não acho que o messi jogue no mesmo nivel que jogou o pelé e nem é por causa de titulos etc. o messi é um jogador alla falçao do futsal: é craque porém limitado a um certo tipo de jogo e posicionamento. isso sem falar do limite mental que claramente o messi tem tb

  • 23/02/2012 - oswaldo

    Esse Menon tem razão, Ao menos por enquanto não apareceu ninguém para se igualar a Pelé, sem discussão. O cara, aos 17 anos, só não fez chover na Suécia e aquele go0l, citado pelo Menon, contra o País de Gales foi antológico. Pelé, como jogador foi acima de todos, até agora, porém quando abre a boca é como Neymar: um desastre.

  • 23/02/2012 - sassarenks

    Afe, perdi tempo lendo isso...

  • 23/02/2012 - Marcio-RJ

    Engraçado quando se fala sobre mídia e supervalorização do futebol europeu, qdo os fatos apontam justamente o oposto. Brasileiro parou no tempo e ainda se acha a última coca-cola do deserto futebolístico, estigmatiza futebol inglês p.ex como chuveirada, qdo na verdade é essa a realidade do nosso futebol, vide o sucesso de técnicos como Tite e Muriçoca, além do fiasco santista no Japão. Escarnecem de times da Liga espanhola e da UCL, ao mesmo tempo q enaltecem os mais de mil gols, esquecendo-se de torneios obscuros e times risíveis, como "time das docas", "time da guarda costeira", "seleção naval", jabaquara etc. Sem desmerecer Pelé, mas essa aura divina intocável q o envolve só existe mesmo no nosso ufanismo, visto q a crônica esportiva mundial já percebeu o talento e a genialidade de Messi.

  • 23/02/2012 - Leonardo

    Infelizes esses comentários do Yuri e do Deivid. O Pelé não precisa provar nada a mais ninguem. Dêm uma olhadinha no DVD Pelé eterno. Aí vocês vai ter uma pequena noção de quem foi ele. Mas tambem não concordo com o que ele diz sobre ganhar 3 copas e marcar 1.283 gols para discutir. O Zagallo ganhou não 3, mas 4 copas e nem porisso se considera acima de ninguem. São posturas e atitudes diferentes, mas ignorar ou duvidar que Pelé foi o melhor é duro de engolir. Apenas para esclarecer sou sãopaulino, que sofreu muito com esse tal de Pelé....

  • 23/02/2012 - oswaldo

    Caro Yuri, data vênia, o Di Stefano foi um grande jogador e só e nada tem a ver com técnico e presidente de clube. Uma coisa nada tem a ver com a outra, muito pelo contrário.

  • 23/02/2012 - Pedro Romano

    Sinto informar mas está surgindo um melhor que Pelé: Messi. Já é bom pela regularidade e pouca (ou quase nenhuma) lesão. Mas não precisa ser campeão numa Copa; basta ser um atleta de contínuo desempenho (coisa que NEM Pelé conseguir ter).

  • 23/02/2012 - Fernando Noruega

    Essa é a discussão mais insuportável do futebol. Só existe porque o Pelé é um pentelho vaidoso que toda hora tem de encher o saco com isso, pelo medo que tem de ficar pra trás. Quase ninguém aqui o viu jogar; portanto, emite opinião sem saber do que fala. Imagem de DVD faz o Dodô parecer um dos melhores atacantes da história.

  • 23/02/2012 - pcgalmeida

    Acho que falar de Pelé é pura perda de tempo.Pelé é Pelé ! Acabou o papo ! Agora em 2014 o favorito é o BRASIL de Neymar e Ganso.

  • 23/02/2012 - DOMINGOS TUCCI

    sENHORES, TENHO 72 ANOS ,JOGUEI FUTEBOL PROFISSIONAL INCLUSIVE JOGUEI CONTRA O PELE. VI DIVERSOS JOGADORES ATUAREM NÃO SÓ NO BRASIL ,GRANDES NOMES GARRINCHA, DIDI, ZICO ,MARADONA, CRUIF ,DI STEFANO ,PUSKAS, BOB CHALTON, OVERATH ,GEORGE BEST, PLATINI ,RIVELINO INCLUSIVE O MESSI. FALO COM CONHECIMENTO DE QUEM VIVEU A HISTÓRIA, NÃO EXISTE E NUNA EXISTIRÁ UM JOGADOR DE FUTEBOL COMO O PELÉ , ELE ERA GENIAL ,FAZIA DE TUDO DENTRO DE CAMPO, O FILME PELE ETERNO NÃO MOSTRA 10% DO QUE ELE FAZIA. SIMPLESMENTE ERA MAGICO . DEUS ME DEU A BENÇÃO DE TER TIDO A OPORTUNIDADE DE VER E JOGAR CONTRA O MAIOR JOGADOR DE TODOS OS TEMPOS . INESQUECIVEL

  • 23/02/2012 - Pedro Romano

    Outro detalhe: não se trata de "desqualificar" as Copas conquistadas pelo Pelé. Afinal, o que está sendo analisado: o atleta (Pelé) ou uma equipe inteira (cada seleção brasileira)?? Infelizmente temos o péssimo costume que colocar nas costas de uma pessoa a conquista de uma equipe (e vice-versa). Enquanto for assim, não vamos ganhar Copa nenhuma e, se ganharmos, será sofrido como 1994 ou com um "coringa" (leia-se: Ronaldo Fenômeno) como em 2002. Cuidado: já estamos antecipando nossa derrota para 2014 elegendo Neymar um "novo Pelé". Até revista já colocou coroa nele sem nem ter participado de Copa. Numa coisa o Pelé teve bom senso: o de não ir para o banco de reservas na derrota do Santos para o Barça.

  • 23/02/2012 - Rodrigo

    Concordo com Fernando Noruega, muita gente fala que Pelé é isso ou aquilo, porém nunca o viu jogar, se baseia em DVD e YouTube. Tenho 27 anos e por essa razão não comento sobre Pelé, Maradona, Zico, Puskas, Di Stefano, etc...
    Eu, assim como a maioria dos que aqui comenta, falo de Messi, Ronaldo, Zidane, etc...
    No fim das contas acho essa discussão bastante inútil.

  • 23/02/2012 - Maratona Castro Cubaína Libre

    Nunca tinha lido, nem ouvido falar nesse tal de Menon...QUE BURROOOOO!...Não entende nada de futebol, coitado...Vai assistir o filme do Pelé, ô cara (você é tão por fora que eu vou dizer o nome: Pelé Eterno)...ah...e a bola é aquela coisa redonda e branca (às vezes, marrom) que o Pelé põe na rede mil e tantas vezes, no filme...

  • 23/02/2012 - ANALFA

    O comuna de fuzil no topo do seu blog (gostas de um bigodudo por cima de tú, hein) foi derrotado pela infalibilidade do Papa João Paulo II (depois, reconhecido pela população do Planeta Terra como SANTO)...É Menon, além de burro no futebol, és um analfabeto de pai e mãe, no restante

  • 23/02/2012 - Marcos

    Pelé era tão bom, mas tão bom, que só levava a pior contra Adeemir da Guia. É isso.

  • 23/02/2012 - Aroldo

    Nossa, que texto horrível.

    Mal escrito e totalmente sem nexo.
    Os grandes jogadores de hoje jogam em um único centro. E quem domina, de forma nunca vista, é Messi. Nunca houve um jogador mais monopolizador.
    Pelé jogava contra Jabaquara, Juventus da Mooca, Comercial... Messi raramente tem a moleza de enfrentar times de 2ª, 3ª ou 4ª divisão.

    O texto do autor não tem argumento, não bate nem enaltece, apenas joga no vazio.

    Pior texto que já li na vida.

  • 23/02/2012 - Ricardo Brandau Quitete

    Embora o futebol não seja uma ciência exata (Deivid que o diga...), números ajudam a mostrar a superioridade de Pelé : Mais de 1280 gols, 3 Copas do Mundo, Mundiais Interclubes, Libertadores etc etc. Mas fiquemos nos gols. Maradona (gênio, sem dúvida) não chegou a 400. Messi deve ultrapassar a marca, mas ficará longe dos 1000. Pelé é insuperável? Sabe-se lá... Mas até agora ninguém o alcançou no Everest. Refiro-me apenas, obviamente, ao papel dele dentro dos gramados.

  • 23/02/2012 - Edson Colaço

    Primeiro o MESSI tem que tentar chegar a ser um ZIDANE. Depois a um ZICO e assim vai. Jamais será 1 Pelé.

  • 23/02/2012 - Wellington

    Ótimos texto e análise. Ainda sobre Pelé, o esporte de malhá-lo por suas declarações deve ser menos praticado, até em respeito a sua idade.
    Os brasileiros e o Maradona devem prestar mais atenção nos atos e falas de Ronaldo, esse sim um perigo.

  • 23/02/2012 - Edson Colaço

    Qual outro jogador seria capaz de parar uma guerra?

    É triste, mas a verdade é que os craques de hoje são filhotes do dinheiro e nada podem fazer a mais.

  • 23/02/2012 - Roberval

    Esses 1280 gols do pelé sao a maior farsa... numero oficial é menos de 800

  • 23/02/2012 - Henrique

    Impressionante como alguns não conseguem disfarçar a raiva do REI que deve ter judiado muito do time desses invejosos. Falta de educação também com um senhor de 72 anos que deu sua opinião.
    Sou um pouco sádico.....morro de rir do sofrimento dos invejosos que não conseguem ver Pelé como um herói brasileiro....eles levam pro lado do time de coração.....pobres ignorantes....não é difícil saber o time deles......

  • 23/02/2012 - menon

    Carioca, a falta de educação com o Domingos Tucci é grotesca. Vou pedir para retirarem o seu comentário...

  • 23/02/2012 - Marcio-RJ

    Tô falando... Ler esses comentários é passear pela 'inguinorança' nacional. Num país carente de referências históricas o Pelé q foi uma baita canalha na sua vida pessoal se torna HERÓI NACIONAL. kkkkkkkkk

    Pelé foi o primeiro atleta do futebol, bem preparado, q jogava no meio de semi-paralíticos e jogadores amadores de fim de semana. Só fazer o levantamento e constatar o naipe: time das docas, catadao da guarda costeira, selecionado do exercito, portuguesa santista, comercial, jabaquara, ypiranga e por ai vai. Se o tulio maravilha jogasse naquela era APAE da bola, teria feito uns 3 mil gols nesses cantos obscuros.

    Brazilerim-pachecão-ufanista qdo o assunto é esse ai, é totalmente iludido e acrítico, igual ou até pior do q argentino ao falar sobre 'el dios' Maradona!

  • 23/02/2012 - Rafael

    Po neguinho ta contando até titulo de tecnico e presidente de clube? se for assim Zagallo e Tele Santana foram os melhores futibolistas do mundo.

    Pera ai galera... antes do Messi vem Ronaldo e Zidane. Jogaram muito em todos os times que passaram. Não precisavam de NENHUM companheiro pra mostrar o bom futebol.

    A Seleção Argentina nao é nenhuma baba. Quase todos os jogadores jogam em times TOP's europeus... mas ai quando o Messi joga mal eles não estão a altura?

    Se era tão facil fazer 1000 gols antigamente... pq somente Pelé conseguiu fazer?

  • 23/02/2012 - Vanderlei

    Vi Pelé jogar. No Pacaembú, na Vila Belmiro, no Brinco de Ouro.
    Vejo Messi jogar. Sinceramente, Messi está jogando mais futebol que Pelé.
    Que Pelé foi craque não há duvida. Craque pra aquele tempo em que o futebol era mais lento. Messi é, pra dizer o mínimo, tão importante para o Barcelona quanto fôra Pelé para o Santos.
    A vida continua, como você diz e outros gênios estão na luta.
    Apenas um, de todos os que vi jogar, ainda não encontrou quem lhe ameaçasse: Garrincha.

  • 23/02/2012 - carioca para menon

    CARO MENON SE BRINCAR COM ALGUEM É SINONIMO DE FALTA DE EDUCAÇÃO ACHO Q VC VIVEMOS EM PAISES DIFERENTES , NAO VIVO EM DITADURA E RESPEITO MUITO OS MAIS EXPERIENTES,DEPOIS PERGUNTAM POR QUE DISPUTA DE ESCOLA DE SAMBA EM SAMPA VIRA COMPETIÇAO E NAO DIVERSAO ,,,,,,,MAS SENSO DE HUMOR MEU CARO ,,,,POIS EDUCAÇAO EU TENHO DE SOBRA E NINGUEM PRECISA ME PEDIR PARA TE LA E MEUS RESPEITOS AO DOMINGOS POIS SEI Q ELE É BEM HUMORADO E NAO DITADOR ,,,,,,,

  • 23/02/2012 - fernando

    não se pode comparar jogadores de tempos diferentes, decadas diferentes. Messi jogaria o que joga se tivesse nascido a 50 anos atras ? e Pele se jogasse hoje faria 1000 gols ? são perguntas que não terão respostas. Mas lamentavel é a falta de humildade desse Sr. (Edson Arantes do Nascimento) em sempre se comparar a Beetowen, Michelangelo.....menos Pele, menos. Parece que vc ta com medo de perder o posto de Rei para o Messi.....continuar assim e vc acabara sendo comparado a algum pintor de parede ou compositor de musica brega......

  • 23/02/2012 - Juninho

    Para mim Rei é um titulo que para te-lo tem que ser perfeito DENTRO E FORA do campo.....e o Pele fora do campo sempre foi lamentavel.....é só lembrar de casos como o da sua filha Sandra......muita gente critica Ronaldo pelo caso dos travestis, mas eu pergunto : o que é pior ? Renegar a sua propria filha, seu sangue ou pisar na bola e sair com uns travecos pra cheirar cocaina ?.....Pelé, ate seus netos, filhos da Sandra (vc nem foi ao enterro...) vc não tem contato.....Rei ? kkkkkkk ta de brincadeira.......só um maravilhoso jogador

  • 23/02/2012 - Alexandre

    Li o texto duas vezes e não sei o que você quis dizer. O texto está incoerente. Você começa criticando o Pelé e depois termina elogiando. Você não segue uma linha lógica de pensamento. Isso é fatal na escrita. Está incoerente!!!

  • 23/02/2012 - Henrique

    Penso que há pessoas, como o Yuri, que confundem as coisas. O desempenho de Pelé como atleta foi insuperável. Ele foi eleito, em todas as listas, o melhor do século XX. Até Jesse Owens e Muhamad Ali reconheceram que Pelé foi mais importante, ao perderem em votações, como a da Associated Press. Se, como pessoa, ele foi puxa-saco, se não reconheceu a filha etc., isso nada tem a ver com o desempenho dele como atleta. Maradona foi - ou é... - um viciado em drogas, metido com mafiosos, cometeu sonegação fiscal, diz um sem-número de besteiras etc. Isso invalida o que fez como jogador? É claro que não. Por fim, essa história de que Pelé jogou numa fase "menos competitiva" é balela. Naquela época, o futebol era mais lento, sim, porém muito mais violento. Cansei de ver fraturas expostas em campo, em faltas absurdas, nas quais quem as cometeu nem advertido foi. Hoje, protege-se muito mais o jogador. E, se era tão fácil jogar assim, por que ninguém antes - quando, em tese, seria mais fácil ainda -, durante ou depois da Era Pelé fez algo sequer parecido? Vamos avaliar o que cada um fez como atleta. A vida fora de campo é uma outra questão, e as épocas, todas, merecem o devido respeito.

  • 23/02/2012 - celsoscaravelli

    Menon, Pelé não se discute foi o maior jogador do mundo até hoje!!! Se vai ter outro, ´so os séculos dirão!!!! Em tempo, o Edson quando apronta ou faz mer..., convoca o Pelé para salva-lo........................

  • 23/02/2012 - Ricardo

    Como vários aki disseram q pessoas q assim como eu tem 28 anos e não viu Pelé realmente jogar.. só por DVD e tals q em DVD até o Dodô parece espetacular... apesar q não da nem pra Comparar pq mesmo tendo 28 anos eu sei q o Pelé faz pelo menos uma Duzia de Bons DVD's.. já o Dodô só daria 1.... vou comparar Messi ajogadores contepôraneos.. que vi jogar, Romário - melhor do Mundo 94...boleiro..jogador nunka foi verdadeiro boleiro e foi gênio qd queria bem da verdade Mas ganhou uma copa.. Zidane - Melhor do mundo 3 vezes.. 1 copa e um Vice - mundial... Rivaldo - melhor mundo 99.. Sinceramente nunka fui Fã dele, mas não posso negar 2002 fundamental na Copa.. Junto de Ronaldo - Fenômeno - 3 vezes melhor Mundo - até com o Joelho operado.. poderia ter sido muito mais se não fossem os Joelhos... Campeão duas Copas- uma no Banco.. mas tava lá... Outra Peça Chave 2002, realmente um Fenômeno ... esses eu realmente vi jogar.. tem mais jogadores q axo gênios mas não vou Prolongar... Só qro expressar q não Tem como não falar em Copas.. Oq todos esses Gênios do Futebol tem em Comum... Brilharam em suas seleções... Ganahram tudo não só em seus Clubes... Assim como Messi... Mas Para Serem realmente Gênios tiveram COPAS DO MUNDO... em seus curriculos... com seleções q as vezes nem tinham tantos Craques assim ... então o Messi tem sim q ter pelo manos uma Copa... pois pra Mim nem a esses ele se compara.. Quem dirá a Pelé Tri- repito Tri - Mundial.... ah mas Pelé quase não jogou em 62.. mas não se esqueçam q uma Copa se inicia já nas eliminatória, e Pelé lá estava no começo da campanha então ele tem sim 62 no seu curriculo.. ah me desculpem eu tenho apenas 28 anos não vi nada disso... tb não vi Cabral descobrir um tal Pais chamado Brasil.. mas a história está ali para quem realmente quer saber.. e sim Cabral é até hoje um dos maiores descobridores.. mas eu não vi estudei...

  • 23/02/2012 - Ricardo

    Quantas das pessoas que contestam Pelé o viram jogar (Não estou falando de vídeos de YouTube ou compilações que fariam Alexandre Pato parecer tão bom quanto Romário)??

    Eu acho que não vai surgir ninguém "melhor" que Pelé simplesmente porque a comparação fica cada vez mais descabida - devido as diferenças de uma época para a outra - e, acima de tudo, porque cada vez mais Pelé se torna um mito - no sentido de que não há quem não o conheça mas não ninguém sabe exatamente do que se trata(va)...

  • 23/02/2012 - renan

    Vocês estão se esquecendo do Zizou. O cara destruiu o Brasil em 2 Copas do Mundo esse sim levava 1 time SOZINHO. Vocês falam , mais os times da França não eram tão fantasticos igual da Argentina e do Brasil e mesmo assim Zidane foi Gênio

  • 23/02/2012 - Neuber

    Que todos engrachem as chuteiras de Alfredo Di Stéfano!

  • 23/02/2012 - renan

    Falar que Liga dos Campeões é mais importante que uma Copa do Mundo é uns babacas que falam isso... Mais a Argentina do Messi não é ruim não ... Tevez , Aguero(melhor jogador do City* Cogitado no Real Madrid) , dentre tantos outros bons jogadores... o time da Argentina é bem melhor que o Brasil. Não tem como comparar jogadores de diferentes epocas cada um teve sua importancia.. Mais MESSI deve MUITO a seleção nacional e quando ele resolver uma Copa do Mundo igual Pelé , Zizou decidiram ai sim.. !

  • 23/02/2012 - Oswaldo Fernandes

    Vou fazer um adendo sobre o que li em alguns posts:
    Indiscutivelmente o futebol era menos competitivo na época de Pelé. Isso não lhe retira méritos, como não retira méritos de Leônidas da Silva em um tempo ainda menos competitivo.
    Mas a prova de que esse tempo era menos competitivo é uma infindável lista de jogadores considerados craques naquela época. Hoje não se considera quase ninguém craque. Ouvi outro dia um comentarista dizer que entre jogadores brasileiros, mesmo jogando no exterior só havia dois: Neymar e Ganso. Jogadores que mal deixaram a adolescência e já considerados craques pela maioria das pessoas. E tem muitos que pensam assim. Então raciocinem: quando é mais difícil haver craques? Quando o futebol é mais ou menos competitivo? Sobre a questão de Pelé ser eleito Atleta do Século, vai uma reserva: acham que uma Revista Francesa iria eleger um boxeador sendo que a França é um zero à esquerda em boxe? Ou um velocista americano? A França tem que tradição em atletismo?? O Futebol é um esporte muito popular na França e os franceses só poderiam escolher um futebolista.
    Mas o que importa sobre a opinião de uma revista? Para mim houve dois atletas do Século XX: Wilt Chamberlain(chegou a anotar 100 pontos e um jogo de basquete) nos moldes de Pelé, quando o basquete era menos competitivo e o maior de todos: Michael Jordan. Acontece que o basquete não tem o alcance mundial do futebol. Por fim Sr. Domingos, respeito sua opinião e a sua idade, mas o senhor deveria restringi-la aos fatos passados, pq quando diz que NUNCA haverá, o senhor está fazendo um exercício de Nostradamus ou está reconhecendo que o futebol é hoje mais difícil e será sempre mais difícil e competitivo com o passar do tempo.

  • 23/02/2012 - Alexandre "Garrincha"

    Zidane foi mais completo que Pelé, em diversos fundamentos. Além disso, teve muito mais importância pra suas equipes. Vejam o que foi a França com e sem Zidane - de Campeã do Mundo e da Euro para eliminação na primeira fase da Copa. Depois da volta do craque, finalista do mundial novamente. E Pelé, inquestionavelmente importante, mas sem ele o Brasil venceu a Copa em 1962. No mundial de clubes, com o Pelé o Santos foi goleado pelo Milan. Na volta e no jogo extra, sem o "rei", vitórias santistas.

  • 23/02/2012 - Rodrigo

    Agora eu descobri pq não é mais necessário diploma universitário para ser jornalista...

  • 23/02/2012 - Gerson Freitas

    Pelé era genial ! agora se acham que em sua época era fácil jogar porque somente ele fez 1.300 gols? quantos gols Maradona fez? E o Messi? será que este consegue bater esta marca? Agora acredito que possa aparecer um jogador mais genial! Porque não?

  • 23/02/2012 - Alexandre "Garrincha"

    Além disso, tem uns que se baseiam fortemente no número de gols. Bom, isso tornaria o Túlio melhor que o Beckembauer...

  • 23/02/2012 - Carlos

    Quando algum jogador superar os títulos que o Pelé conquistou, superar seus números de gols, etc., ai sim. Até lá, Pelé é o maior. E respeite a fé e a religião dos outros.

  • 23/02/2012 - Claudio Silveira

    Nossa, quanta asneira tenho que ler, pessoas sem noção nenhuma de futebol, comparar o Pelé com o Méssi e mesmo o Maradona cheirador, ou Di stefano, Deus que coisa feia,... Pelé pode ser até um mala e com certas atitudes que não são muito adequadas para um homem, mas tudo o que fez pelo futebol, pelo Brasil deveria ser idolatrado, e reverenciado, fez de fato mais de 1283 gols oficiais, muito mais que isso, porque fazia gols aos montes em treinos.No futebol, é quase impossivel de alguem ser melhor que do que ele, em todos os tempos, ele é imbatível.Só um idiota moleque poderia achar Pelé igual ao Messi ou outro qualquer aí, ninguem tem os numeros dele, ninguem ganhou tantos titulos e foi o máximo no mundo esportivo,o atleta do século XX. entenderam ou preciso escrever mais.larguem se der otários e vão ler e se informar.Bossais!!

  • 23/02/2012 - roberto castralli

    gênio igual a pelé poderá haver sim,raros,mas é lógico que sim.
    agora,idiotas como o bloguista e outros inúmeros comentaristas que perguntam quem é pelé ou que o menospreza,estes sim existem aos montes e bota monte nisto, seus montes de merda!

  • 23/02/2012 - zeca boleiro

    Aliás o Pelé é uma marca MUNDIAL, e é a terceira marca mais conhecida do mundo, só o Mickey Mouse e a Coca Cola são mais conhecidas que ele.E mesmo assim, são marcas abstratas, não humanas, portanto o mais conhecido no universo inteiro é o Pelé.

  • 23/02/2012 - Realista

    A reportagem ;e extremamente interessante..vamos parar de hipocresia e desmistificar Pele de uma vez por todas.por favor..chega de cegueira e ufanismo!O Pele se acha um Deus,e brincadeira ne?Deus nao rouba dinheiro das criancinhas como ficou provado no caso da Unicef! Alem disso, claramente a liga europeia e a vedadeira copa do mundo! E O messi faz estrago por la , e humilde e na dele.Nao precisa falar nada.Pele nos dias de hj seria apenas um grande jogador e mais nada.Pele ,por favor cala a boca e vai desfrutar a sua aposentadoria perto das criancinhas que vc tanto gosta e explora.

  • 23/02/2012 - Paulo Pedrosa

    Como bem escreveu alguem aí em cima, o Messi , o Maradona e outros só serão melhores que o Pelé se ganharem 3 copas do mundo para seus países, fizerem mais de 1283 gols oficiais,e conquistarem, mais de 50 titulos internacionais para seus clubes e tantas dezenas de outros em nivel nacional.Na hora em que o Messi ganhar tudo isso, e ser reverenciado por Reis e Rainhas, e outros, será melhor que o Pelé , do contrário...NNNÃÃÃOOO!!!!

  • 23/02/2012 - The true

    Não vamos extrapolar. a discussão aqui é clara,. é sobre o esportista Pelé e não sobre as suas atitudes após encerrar a carreira.

  • 23/02/2012 - 300 gols no ângulo, de fora da área

    Menotti, 10 de janeiro de 2012: “O ex técnico da seleção argentina campeã em 1978, César Luis Menotti, disse nesta terça-feira em entrevista com a Rádio Marca da Espanha: “ Pelé foi o maior jogador que vi na minha vida, é uma mistura de Maradona, Lionel Messi, Alfredo Di Stéfano e Johann Cruyff. Todos eles estão presentes em um só jogador e por isso é o melhor que eu já vi na vida.”

  • 23/02/2012 - robervaldo dos santos cardoso

    fico triste com esses que dizem ser brasileiros, é por isso que não vamos para frente não adianta não consiguimos nem ser a favor dos nossos idolos ,enquanto em outros paises eles lutam brigam e vivem como se fosse parte da historia .como diz neto voceis estão de brincadeira .falta muito para poder ter outro pele

  • 24/02/2012 - André

    1 - Brasileiro não consegue aceitar que não reina mais no futebol. Até dizer que Neymar é melhor que Messi já disseram.
    2 - Pelé é gigante, mas com certeza não faria seus 1200 gols nos dias de hoje. O que Messi vem fazendo se compara ao que Pelé fez em sua época, e pronto;
    3 - Messi pode chegar a ser eleito melhor que Pelé? Pode, na verdade se ganhar uma copa mata qualquer argumento contra;
    4 - Se nº de gols indicasse o melhor jogador do mundo, Tulio seria um imortal e Beckembauer perna de pau, afinal o alemão fez menos de 100 gols na carreira.
    5 - Se for por numeros, então Gerd Müller da Alemanha seria o melhor do mundo, pois tem resultados melhores que Pelé, jogando na mesma época:
    Jogos - Pelé: 1312 Müller: 618
    Gols - Pelé: 1229 Müller: 604
    Média de Gols - Pelé: 0,94 Müller: 0,98
    Copas: Pelé: 2 (62 não vale) Müller: 1
    Liberta / Uefa CL: Pelé: 2 Müller: 3
    Mundial Clubes: Pelé: 2 Muller: 1
    Fora outros títulos de Muller, como 8 nacionais e uma Eurocopa de Seleções. Em metade dos jogos que Pelé disputou.
    Então, nº não dizem nada. O que vale é jogando bola no campo, o que Pelé e Müller fizeram muito bem, assim como Messi faz hoje.

  • 24/02/2012 - Rodrigo

    A insanidade é tamanha que já estão comparando Beckembauer com Túlio. Seguindo essa linha de raciocínio senil, o Tuta foi melhor que o Yashin...

  • 24/02/2012 - Rubens Tadeu Fernandes

    Parabéns pelo texto. Faltou você dizer aos mais jovens, que Pelé com 21 anos já tinha mais de 450 gols e com 29 fez o milésimo. Nenhum argumento, justifica alguém melhor ou pelo menos se aproximar de Pelé. Nenhum mesmo.

    Abraços,

  • 24/02/2012 - menon

    Alexandre

    1) Pele pode ser superado um dia.

    2) Eu ainda acho Pelé o melhor

    3) Quem pensa o contrário, deve argumentar sem querer deslustrar as cnquistas de Pelé. Se faz isso, deslustra também o seu "sucessor". Afinal, se nada que Pelé fez tem importancia, qual é a graça em dizer que Messi ou Maradona ou Zidane é melhor do que ele?

    Onde está a incoerência?
    Abraço

  • 24/02/2012 - rodrigo

    acho sacangem nao considerarem que o pele pouco participou na copa de 62. poucos sabem mas ele fez gol naquela copa antes de se contundir. ou seja, ajudou sim o brasil ganhar aquela copa! e o ronaldo sanchez teixeira nazario? jogou a copa de 94?? nao! esquentou o banco!

  • 24/02/2012 - Eduardo

    Acho também que um dia, poderá existir um jogador melhor do que Pelé. Porém não sei o que ele jogará. Será futebol? Digo isso porque entendo que o futebol vai mudando cada vez mais, basta ver os espaços que existiam nos tempos de Pelé e os poucos espaços existentes hoje. Nos tempos do rei, só jogava futebol quem tinha qualidade técnica. Hoje, com muita qualidade física e um pouquinho de técnica o jogador é útil em qualquer time. Quem poderia imaginar um Sérvio ( como o Pet por exemplo) sendo um jogador de destaque aqui no Brasil nos anos 50, 60 e até mesmo 80?.
    Devemos perceber também que elé foi eleito rei e permaneceu rei por todo o tempo em que jogou. O mundo todo o venerava.
    Essa eleição da FIFA, depois das copas, não tem significado algum nessa comparação. Elegem varios jogadores. Foi Ronaldo, foi Ronaldinho, foi Cristiano Ronaldo e agora Messi... isso ´é brincadeirinha....

  • 24/02/2012 - Roberval

    Jogos

    1367 (1312 oficiais)

    Gols

    1282 (794 oficiais)

    Média de gols por jogo

    0.93 (0.60 em jogos oficiais)

    chega dessa historia de 1000 gols, nao foram

  • 24/02/2012 - Silvio

    Di Stefano e, principalmente, Arthur Friedenreich foram MUITO melhores que pelé. Friedenreich, principalmente... pena que a mídia não era forte naquela época... Foi um gênio! "El Tigre" acabou introduzindo novas jogadas no ainda menino futebol brasileiro, na época ainda amador, como o drible curto, o chute de efeito e a finta de corpo. Fez 1.046 gols...
    Era considerado pelos cronistas da época um jogador inteligente dentro de campo. Friedenreich talvez tenha sido o jogador mais objetivo e um dos mais corajosos de sua época. Parecia conhecer todos os segredos do futebol e sabia quando e como ia marcar um gol. No ano de 1925, voltou da Europa como um dos "melhores do mundo", depois de vencer, pelo Paulistano, nove dos dez jogos disputados. Um de seus mais incríveis feitos, ocorrido em 1928, foi a marca de sete gols numa única partida contra o União da Lapa, batendo o recorde da época. Ele jogava pelo Paulistano e o resultado final foi de 9 a 0.

  • 24/02/2012 - Juliano Fleith

    Messi ainda tem muita pra conquistar; não que já não tenha conquistado, mas falta bastante. É um gênio, mas comparar épocas é forçar a barra. Hoje em dia um jogador corre até 12, 13 km por jogo, antigamente não passava de 6; comparar épocas é impossível; o fato é que Pelé virou mito,não só no Brasil, mas no mundo todo, assim como Maradona, mas este com sucesso muito menor. Pra julgar o melhor de todos os tempos, tem que constar futebol, títulos, legado...e carisma. George Beast fazia o que Messi faz hoje, mas era um arruaceiro...portanto, vamos com calma, Messi tem só 23 anos....

  • 24/02/2012 - Sergio

    Messi é melhor que Pelé. Ponto.

  • 24/02/2012 - Claudio Marabá

    Fantástico seu artigo, Menon. PARABÉNS !!

  • 24/02/2012 - Cadê Meu Camisa 10?

    Menon, concordo com tudo que você disse. Existe uma preocupação imensa aqui no Brasil que alguém supere Pelé, parece que apenas um brasileiro pode chegar perto disso.

    Messi está construindo uma carreira fantástica, mas como todo craque sua história só é finalmente reconhecida após sua "primeira morte".

    Somente quando Messi encerrar a carreira teremos real condição de avaliar o que "La Pulga" fez no futebol.

    Abs,
    http://cademeucamisa10.com

  • 24/02/2012 - Carlos

    A midia insiste em dizer que Pele arrebentou em 3 copas, nao, nao, nao...Parem com isso, tanto na copa de 58, e mais ainda em 62, Garrincha levou o Brasil nas costas, na ultima por exemplo, Pele sequer fez um jogo inteiro ao se machucar.Não estou desmerecendo Pele, mas dar o credito a quem de fato arrebentou na copa, a outro que nao seja Garrincha, e uma tremenda falta de gratidao.Pele ganhou dois mundiais de clubes, messi ja tem um, pele ganhou duas libertadores, messi tb ja ganhou.sendo assim se um jogador e considerado melhor do mundo, pela quantidade de titulos que ganhou,entao pele que se cuide, pq basta apenas Messi ganhar 1 copa do mundo, que igualara Pele.E o msmo que dizer que Ronaldo ganhou duas copas do mundo, sendo assim ele e melhor que Romario que so ganhou uma....ridiculo isso....

  • 24/02/2012 - Pelé > Messi + Di Stefano + Maradona

    Friedenreich, 23 jogos na Seleção Brasileira, 10 gols...pouco...Não ganhou nenhuma Copa e ainda perdeu a Guerra Civil Brasileira (Revolução de 1932), para Minas Gerais, Rio, Rio Grande do Sul e Paraíba (Friedenreich alistou-se por São Paulo)
    .
    Di Stefano perdeu as eliminatórias da Copa de 1958: jogando pela Espanha, empatou com a Suíça em 2x2 e perdeu para a Escócia, por 4x2...Foi eliminado pela Escócia...Em 1962, a Espanha passou pelas eliminatórias, mas Di Stefano machucou-se e não pôde perder a Copa de 62, em campo, para o Garrincha.
    .
    Antes de Pelé (1958), Brasil e Santos, nulidades no futebol Mundial...Depois de Pelé (1972), Brasil Tri-Campeão do Mundo e Santos, 6 vezes campeão brasileiro, 2 vezes campeão sul-americano (libertadores) e 2 vezes campeão mundial (1 vez, em cima do Benfica de Euzébio (que eliminara o Real Madrid (de Puskas e Di Stefano)...5x2, em Lisboa, com direito a debaixo das pernas do Eusébio, num dos 3 gols marcados pelo Rei, naquela noite)
    .
    Garrincha, sobre Pelé, em fins da década de 50, início da de 60..."Ninguém dribla igual ao Negão (Pelé)...Aquela "debaixo das pernas" que ele dá...Como ele faz isso?"

  • 24/02/2012 - ozzi

    Pelé como jogador, na sua época, insuperável, como ser humano sempre esteve muito perto do demônio.

  • 24/02/2012 - Carlos

    Ahhh e bem citado pelo rapaz ai encima, que parem com essa historia de mil gols.Contabilizando jogos oficiais, de competiçoes oficiais, Pele perde ate pro Tulio Maravilha....

  • 24/02/2012 - Anselmo Arruda

    Em 94, tiraram Maradona da clínica de reabilitação direto para alavancar a Copa, num país sem muito interesse. Quando viram aonde ia parar a Argentina, vieram com esta estória de dopping. Coisas de Fifa, Havelange e Teixeira. Só brasileiro acredita!

  • 24/02/2012 - Eu vi, ouvi

    Data, local e hora, do MILÉSIMO GOL, evento único na história da humanidade. Testemunhas: 60.000, de corpo presente, no local do "crime"...e o resto da humanidade, com o radinho de pilha no ouvido:
    Marcado em 19 de novembro de 1969, às 23h11, Vasco 1 - Santos 2, com 65.157 pagantes.
    A partida era válida pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa.

  • 24/02/2012 - Luis Henrique Garavello Filho

    Gozado alguns dizerem que Pelé foi melhor e argumentarem que quem viu sabe... E Friedenreich? Quem viu os dois afirma que Friedenreich era melhor. Porém hoje já são poucos os que viram ambos...

  • 24/02/2012 - Claudio Marabá

    Pra mim ZICO foi melhor, ora mais

  • 24/02/2012 - Paula Tejando

    Opa, finalmente falaram de um verdadeiro craque: ZICO. Parabéns pela lembrança sr. claudio

  • 24/02/2012 - Osvaldo Paes

    Roma locuta, causa finita: ZICO é o melhor.

  • 24/02/2012 - granadeiro

    Pelé, como tudo no Brasil é pura cascata. Ele foi ajudado pela mídia do regime militar.

  • 24/02/2012 - o fantasma negão

    O Messi joga muito parecido com o Tostão, um pouco com o Rivelino, muito mais que o Zico (que ainda por cima, não ganhava nada...não nos esqueçamos do pênalti de 1982, que nos eliminou...)
    Preguntem pro Tostão e pro Rilino (e pro Gérson, também) o que eles acham/achavam do futebol sobrenatural do Pelé: eles responderão: Era sobrenatural...300 gols, no ângulo, de fora da área, tanto de perna direita (a "boa") quanto de canhota, verdadeiras bombas, indefensáveis...e, de lambuja, mais 1.000 golaços de outros tipos...
    Ah, perguntem pro Messi e pro Maradona, também....eles não responderão, mas também sabem a resposta (como o Menotti): SOBRENATURAL

  • 24/02/2012 - Neli

    Messi ganhar a copa para a argentina?Ah,conte outra,vá!

  • 24/02/2012 - Paula Tejando

    Eu prefiro o .......................... todos tem o seu preferido. Conversa besta essa. Sem dúvida PELÉ foi demais...

  • 24/02/2012 - Claudio Marabá

    Concordo plenamente, Paula.

  • 24/02/2012 - Osvaldo Paes

    Pronto! Tá resolvido. Cada um prefere o seu "preferido", claro.

  • 24/02/2012 - Paula Tejando

    Vascaíno anti-zico, o penalti do ZICO não eliminou o Brasil. Não esqueça que Sócrates e Júlio Cesar também perderam...

  • 24/02/2012 - Americo

    Antigamente o jogador aparecia porque jogava futebol.hoje é a imprensa que faz o jogador aparecer só a imprensa ve

  • 24/02/2012 - ih perqui di novo

    O Sócrates bateu o Pênalti como um véio mascarado; o Julio César, animalescamenta, deve ter amassado a trave...Mas não adiantaria nada se eles fizessem os gols e o Brasil tivesse eliminado a França nas oitavas...O BRASIL JÁ TINHA PERDIDO A COPA no pênalti perdido pelo Zico perdedor, aos 35 do 2º tempo (aí sim, se tivesse feito o gol da vitória, o Brasil certamente ganharia a Copa (com Maradona e tudo), pois o Brasil de Telê tava embalado e jogando bem, com o Careca arrasando e detonando)...Mas o Zico perdedor sempre arruma um jeitinho de perder e acabou conseguindo perder o pênalti imperdível

  • 24/02/2012 - augusto

    bomdia somos brasileiro, +pele houve falha sim, com sua filha, coisa particulares.no futebol exemplo. de carater,.oque espero que maradona,so fala mal de pele por dor de cutovelo.,por ter faltado com exemplo, e pecimo exemplo ; argentina com tantos outros atletas. messi. nunca vai jogar bem na seleçao argentina .ou argentina muda seu sistema de jogar futebol.a companha brasil. o mesmo acontecia com ronaldinho gaucho ,jogando o mesmo brasil pode se acerta,barça e toque de bola curto uma equibe a muito tempo juntos .posicionamento, na seleçao muda tudo .coreria sem parar . loucura.desispero levou um gol acabou a seleçao iso argentino e brasileiros.,

  • 24/02/2012 - juarez delmondes

    Sou Corintiano , e digo de coração mesmo . Igual ao Pele não tem , e nunca teve alguem igual. So quem o viu jogar pode dizer isso e eu o vi jogar . Essa moçada de hoje que tem o Messi como o melhor do mundo vou dizer, o que é genio . ai vai Ademir da Guia , Zico,Zidane, Cruiff,Rivelino, Hagi, Romario, Dirceu Lopes. Ronaldo , Maradona etc.. ai vem o Messi .Ahh e ainda tera que brigar com o C. Ronaldo.

  • 24/02/2012 - Roberto Junior

    Gênios não precisam ser comparados, apenas admirados no exercício de seus ofícios.

    Abraço!

  • 24/02/2012 - Gregório Eduardo

    Claro que pode nascer alguém maior que Pelé. E quando nascer, ganhar 3 Copas do Mundo (2 jogando pros cri-cris), fizer mais de 1300 gols, popularizar o futebol onde ele não chega, ganhar todos os títulos que disputou com seu clube, daí sim terá tirado o posto de melhor jogador da história. Simples assim, sem mais delongas. O resto é coisa de quem não conhece nada da história do futebol

  • 24/02/2012 - Josemar

    O título do texto me assustou. Pensei: pronto, lá vem mais um maluco esculhambar o Pelé...
    Mas adorei o raciocínio, parabéns!
    Acredito que haja muita síndrome de vira-latas nesses críticos ferrenhos do Pelé. Se usassem o mesmo critério que usam para exaltar os craques europes, com certeza concluiriam que, até hj, Pelé foi o maior.

  • 24/02/2012 - guto

    Concordo plenamente!
    Parabéns pelo texo.

  • 24/02/2012 - Marco

    Com profundo respeito a TODOS os comentários, minha opinião é a seguinte:
    Números não dizem nada, pois, se disessem, Pelé, que ainda é o maior de todos os tempos, teria que ter os melhores números de forma absoluta, o que não é o caso...
    Importante é analisar a importância que cada jogador teve, dentro de campo, em sua época.
    Sendo assim, para mim, os maiores de todos os tempos são:
    Pelé, Maradona, Beckembauer, Platini, Gerd Muller, Garrincha, Zidane, Puskas, Di Stéfano, Ronaldo e Messi.
    Acredito que alguns grandes jogadores acabam sendo ofuscados por jogarem na mesma época destes grandes craques, por exemplo Romário (Ronaldo surgiu logo em seguida e foi mais jogador) e, atualmente, Cristiano Ronaldo, que, talvez em outra época, não fosse ofuscado pelo genial Messi...

  • 24/02/2012 - Romalio oliveira

    Messi devera supera a todos, é melhor desde maradona, pele quando jogava, tinha adversários que trabalha na feire ou era praça do exercito

  • 24/02/2012 - General Pelé

    O Pelé serviu o Exército. O Maradona, não: fugiu. Alegou homossexualidade e dependência de maconha. O Messi, também não: pé chato!

  • 24/02/2012 - claudio jose

    aos ignorantes de futebol: Como diz o "negao", quando ele fizer mais de 1200 golas, vem falar comigo...Futebol é arte e , prinipalmente, golas. E tenho dito! PELE, POR ENQUANTO, CONTINUA SENDOOMAIOR E MAIS COMPLETO JOGADOR DE FUTEBOL DA HSITORIA, MESMO SENDO UM NEGRO, PARA DESESPERO DOS IDIOTAS DA EUROPA (INTEIRA) E DA ARGENTINA!! E PARA AZAR DELES, É UM CRIOULO BRASILEIRO, SIM SENHOR!

  • 24/02/2012 - Ramos

    O Messi (do excepcional Barcelona de hoje) pode ser comparado, no máximo, ao Zico, que tinha um time fantástico jogando com ele (o Flamengo do início dos anos 80). Aliás, acho que o repertório do Zico era muito maior do que o do Messi. Mas muitos não viram ou têm memória curta... Assim como o Zico dificilmente brilharia jogando no Olaria, duvido que o Messi aparecesse tanto se jogasse no Ossasuna. Nem na seleção argentina ele joga!!!
    Comparar Messi a Pelé, ou a Maradona, ou a Garrinha, chega a ser uma heresia...

  • 24/02/2012 - Cavuco

    Menon,
    Eu fico pensando até quando o Pelé será considerado o melhor de todos os tempos.Sou de uma geração que não chegou a ver o "Rei" jogar, como vou defender o seu futebol como a sua geração?

  • 24/02/2012 - Rafael Canova

    Pelé pode ser superado sim, mas Messi ainda não superou Ronaldo, Romário, Zidane, Maradona e próprio Pelé.

    Messi é do tamanho de Platini, até o momento.

  • 11/03/2012 - pitagoras

    Messi já é o melhor de todos os tempos. No tempo do pelé, futebol era amador...pelo amor de deus!!!!! pelé jogava contra pedreiro, padeiro, bicheiro....todos bebedores de cachaça....o futebol hj é infinitamente mais competitivo.....e outra, essa coisa de dizer que pelé fez mais de 1000 gols é balela, se contar só os jogos oficiais esse número cai quase que pela metade..contou gols até em jogos treinos......MESSI...esse é GÊNIO>