Após perder duas vezes seguidas para equipes medianas no Apertura, o Boca Juniors contou com uma ´mãozinha´ do lanterna para se aproximar da liderança do torneio. O time de La Bombonera fez sua parte ao derrotar o Vélez Sarsfield por 2 a 0 e com o tropeço do Gimnasia contra o Tiro Federal, a distância para o primeiro lugar caiu para apenas um ponto.

No primeiro tempo, o Boca abusou dos lançamentos para chegar ao ataque. A tática facilitou o trabalho da defesa dos visitantes. Na segunda etapa, com melhor toque de bola, os anfitriões chegaram à vitória. Aos 13 minutos, Insúa abriu o placar. Marcelo Bustamante e Martin Palermo se agrediram e acabaram expulsos aos 29. Insúa ampliou o marcador aos 42. O triunfo deixou o Boca com 31 pontos. Já o Vélez aparece em terceiro, com 29.

Já o Gimnasia decepcionou sua torcida ao apenas empatar com o Tiro Federal por 1 a 1. Em La Plata, a equipe sentiu a pressão por um resultado positivo diante de um time fraco e refugou. O jogo seguiu amarrado até os 33 do segundo tempo, quando Javier Cámpora, artilheiro do torneio com onze gols, marcou para os visitantes. Na base da pressão, o Gimnasia empatou com Lucas Lobos, de pênalti, no minuto final. O resultado interrompeu uma série de oito vitórias consecutivas do atual líder.

Confira os resultados da 16ª rodada do Apertura:

Instituto 0x0 Banfield
Gimnasia (Jujuy) 1×1 Independiente
Racing 4×1 Quilmes
Olimpo 3×0 Estudiantes
Rosario Central 1×1 Estudiantes
Lanús 3×1 Colón
Boca Juniors 2×0 Vélez Sarsfield
Gimnasia 1×1 Tiro Federal
Argentinos Juniors 1×0 River Plate
San Lorenzo 4×2 Newell´s