Com os resultados da 15ª rodada, realizada no meio desta semana, o Gimnasia de La Plata assumiu a liderança isolada do Apertura. A equipe contou com a surpreendente goleada sofrida pelo Boca Juniors. O time de La Bombonera perdeu por 4 a 1 do Arsenal, fora de casa, e caiu para o terceiro lugar. Foi a segunda derrota seguida para um clube mediano.

O Gimnasia derrotou o Quilmes fora de casa por 1 a 0 com um desempenho heróico. A equipe teve dois jogadores expulsos no segundo tempo, quando o confronto ainda estava 0 a 0. Apesar da desvantagem numérica, os visitantes partiram para cima do rival e arrancaram o gol da vitória aos 40 minutos, com Lucas Lobos. O time de La Plata chegou aos 31 pontos.

O Vélez Sarsfield subiu para a segunda posição com um triunfo em cima do Olimpo. No José Amalfitani, a equipe da casa saiu na frente logo aos três minutos, com Leandro Gracián. Quando o Olimpo crescia na partida, o Vélez marcou o segundo aos 21, com Rolando Zárate. A vitória deixou a equipe a dois pontos do líder.

Já o Boca caiu diante do Arsenal por 4 a 1. Nos últimos três confrontos do Apertura, todos contra equipes médias, a equipe conquistou apenas um ponto. Com isso, deixou a liderança de bandeja para o Gimnasia. Os anfitriões abriram o placar aos dois minutos, com Silvio González. Ele mesmo ampliou aos 29., pouco tempo depois de o Boca perder Julio Barroso, expulso. Os visitantes diminuíram aos 34, com Federico Insúa.

Porém, nervosos, tiveram outro jogador excluído: Morel Rodríguez recebeu o vermelho no início da segunda etapa, após Juana Caffa ampliar para o Arsenal. O time da casa ficou com um a menos, com a expulsão de Maurício Almada. Porém, teve forças para buscar o quarto gol, aos 20, com Patrício González. Neri Cardozo foi o terceiro jogador do Boca a receber o vermelho, aos 40. Depois do vexame, o time estacionou nos 28 pontos e aparece em terceiro.

Confira os resultados da 15ª rodada do Apertura:

Quilmes 0x1 Gimnasia
Racing 3×3 Gimnasia (Jujuy)
Banfield 1×1 Lanús
Estudiantes 1×1 Independiente
Newell´s 5×0 Instituto
Arsenal 4×1 Boca Juniors
River Plate 5×1 San Lorenzo
Vélez Sarsfield 2×0 Olimpo
Tiro Federal 1×4 Argentinos Juniors
Colón 2×0 Rosario Central