Já passou da hora de o Mundial de Clubes ser disputado em um país com relevância futebolística, e a AFA concorda. Segundo o site o Canchallena, do jornal argentino La Nación, a Federação do país pretende lançar sua candidatura para sediar a competição em 2017 e 2018. Seria ou não magnífico ver o Monumental e a Bombonera como palcos para os jogos?

A Fifa anunciou o início das inscrições de candidaturas para sediar oito de seus torneios, entre eles as edições 2015/2016 e 2017/2018 do Mundial de Clubes. As federações terão até o dia 30 desse mês para apresentar suas propostas, e as nações escolhidas para cada biênio do torneio deverão ser reveladas em setembro deste ano.

O Canchallena revelou que a candidatura à competição entre clubes faria parte de um projeto da Argentina para sediar a Copa do Mundo de 2030. Inicialmente, a ideia seria organizar a competição entre seleções em conjunto com o vizinho do Rio da Prata, o Uruguai. A falta de decisão dos uruguaios, no entanto, estaria fazendo os argentinos já se mexerem para organizar o Mundial de Clubes, que poderia fortalecer uma eventual candidatura ao principal torneio de futebol no mundo.

Em relação ao torneio em si, seria interessante ver um clube campeão nacional, representando o país-sede, com verdadeira relevância na disputa. A única edição em que isso aconteceu foi em 2000, quando o Brasil foi palco para o torneio, e a verdade é que, por se tratar de uma experiência pioneira, não teve o mesmo significado que teria na suposta edição na Argentina, em um momento em que o torneio estará bastante estabelecido, já em seu 13º ano consecutivo.

Se isso tudo não passa de mera especulação, saberemos bastante em breve, afinal o prazo para as inscrições é curto. Mas o que já fica como certeza é a esperança dos amantes do futebol em ver a tradicional competição que encerra o ano sendo disputado aqui do lado, em um país com tradição, grandes clubes e personagens históricos no esporte. Esses elementos dariam ao Mundial uma aura que Japão, Marrocos e Emirados Árabes, por exemplo, não conseguiriam. Já imaginou o clima de Buenos Aires com um dos grandes da capital brigando pelo título? Seria certamente um lugar para se estar em dezembro.