O Middlesbrough deu um importante passo para alcançar as quartas-de-final da Copa Uefa. Jogando em casa, o time inglês bateu a Roma por 1 a 0 e, dependendo do placar, pode até perder no estádio Olímpico para eliminar a equipe italiana.

O único gol da partida surgiu com apenas 12 minutos, com Ayegbeni convertendo um pênalti sofrido por Hasselbaink. Mesmo com o Boro em vantagem, os ´giallorossi´ não foram consistentes na busca pelo empate em um jogo de poucas oportunidades de gol das duas partes. Luciano Spaletti, técnico romanista, não pôde contar com Totti e Doni, além de ter deixado Chivu, Aquilani e De Rossi no banco no início do jogo.

Com este resultado, o clube inglês pode empatar ou perder por um gol de diferença – desde que não seja 1 a 0 – para assegurar a classificação. Vitória italiana por 1 a 0 leva a partida para pênaltis e por dois ou mais gols de vantagem leva os romanistas às quartas-de-final.

Vantagem maior que a inglesa tem o Basel. A equipe suíça venceu os franceses do Strasbourg por 2 a 0 na Basiléia e podem perder por um gol de diferença na Alsácia. Os gols foram de Delgado e Kuzmanovic.

Outra equipe que colheu um bom resultado foi o Zenit São Petersburgo, que surpreendeu o Olympique de Marselha e venceu por 1 a 0 no estádio Velodrome. Arshavin fez o único gol da partida.

A rodada da Copa Uefa ainda teve um fraco encontro entre Udinese e Levski Sófia em Údine. As duas equipes criaram poucas oportunidades e fizeram do 0 a 0 um placar justo.

As quartas-de-final do torneio tiveram início com outras quatro partidas. Destaque para as vitórias de Palermo e Lille sobre Schalke 04 e Sevilla e do surpreendente Rapid Bucareste, que venceu o Hamburg por 2 a 0.

Veja todos os resultados das partidas de ida das quartas-de-final da Copa Uefa:

Rapid Bucareste 2×0 Hamburg
Palermo 1×0 Schalke 04
Steaua Bucareste 0x0 Betis
Lille 1×0 Sevilla
Basel 2×0 Strasbourg
Olympique de Marselha 0x1 Zenit
Udinese 0x0 Levski Sófia
Middlesbrough 1×0 Roma