A Bundesliga anunciou nesta quinta-feira as novidades para a sua próxima temporada. A maioria se concentra sobre a arbitragem. Além de contar com a primeira árbitra-principal de sua história, a competição também passará a utilizar o assistente de vídeo – como já testado na Supercopa da Alemanha durante o último final de semana. Entretanto, se não surgem como carro-chefe, é interessante notar dois anúncios que buscam o bem-estar dos torcedores. Uma maneira de tornar o campeonato cada vez melhor a quem frequenta as arquibancadas.

A partir desta temporada, todos os estádios da primeira e da segunda divisão do Campeonato Alemão precisam ser totalmente cobertos. As estruturas devem garantir que os torcedores não tomem chuva durante as partidas – o que não se estende necessariamente, é óbvio, ao gramado. Além disso, todos os estádios precisarão contar com telões exibindo os jogos em tempo real. Se a tecnologia chega à arbitragem, nada mais justo que as condições melhorem também ao resto dos presentes.

São medidas pontuais, um tanto quanto simples, mas que já representam bastante. A Bundesliga, um dos campeonatos nacionais que mais se preocupam com seus torcedores, age de maneira condizente com este histórico. No fim das contas, torna as partidas ainda mais atrativas e receptivas aos espectadores, fidelizando quem frequenta as arquibancadas – e isso sem precisar perder a atmosfera ou aumentar o preço dos ingressos. Um exemplo que poderia muito bem inspirar os dirigentes em outros cantos do mundo.