É carnaval! O que para muitos significa se fantasiar, encher o rosto de glitter e sair pela cidade espalhando alegria. Para outros, que não curtem muito as festividades, é um bom feriado para relaxar, descansar e ver futebol – o difícil é se você quiser fazer as duas coisas. O fim de semana carnavalesco reservou algumas grandes atrações, como o dérbi do norte de Londres, a semifinal da Taça Guanabara entre Flamengo e Botafogo, a Copa do Nordeste e um belo duelo na Itália entre Napoli e Lazio.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE TV COMPLETA DO FIM DE SEMANA

O jogão

Tottenham x Arsenal
Sábado, 10h30 (ESPN Brasil e Watch ESPN)
Cotações Oddshark: Tottenham (1.99), Arsenal (3.78), empate (3.75)

O Tottenham não tem colecionado muitas vitórias contra o Arsenal recentemente. Apenas três nos últimos 12 duelos, todas como mandante, como a partida deste sábado. Mas o momento conta a favor dos Spurs, que fazem uma temporada muito mais sólida. Estão em quinto lugar, brigando pelas primeiras posições desde o começo da Premier League. O Arsenal recebeu sangue novo na janela de transferências de janeiro, goleou o Everton e está tentando se aproximar da zona de classificação à Champions League. O primeiro desafio é superar o grande rival do norte de Londres, quatro pontos à frente. Mas o Tottenham, que já teve dificuldades jogando em Wembley, finalmente embalou: 12 jogos invicto em casa, com 10 vitórias.

O clássico

Flamengo x Botafogo
Sábado, 16h30 (Globo Rede, RJ e Premiere)
Cotações Oddshark: Flamengo (1.77), Botafogo (4.72), empate (3.35)

Rio de Janeiro, sábado, carnaval e clássico. Tem coisa melhor? Sim: o clássico poderia ser na capital carioca, mas será disputado em Volta Redonda. O Flamengo, mandante do confronto, não quis atuar no Nilton Santos, por esta ser a casa do Botafogo, o Maracanã está reservado para shows e o bom senso impediu que o jogo fosse em Brasília. Com melhor campanha na primeira fase, o Flamengo joga pelo empate contra o Botafogo. Quem sair vencedor encara o Boavista na final da Taça Guanabara.

Fique de olho

Fiorentina x Juventus
Sexta-feira, 17h45 (ESPN Brasil)
Cotações Oddshark: Fiorentina (4.82), Juventus (1.84), empate (3.43)

Allegri, técnico da Juventus (AP Photo/Massimo Pinca)

A Juventus não costa ser uma boa notícia para a Fiorentina. Os toscanos ganharam apenas um dos últimos sete encontros – e perderam os outros seis. Nem a fase inspira muita confiança. Ganharam a última rodada da Serie A, por 2 a 1 sobre o Bologna, mas este resultado encerrou uma sequência de quatro jogos sem vitória que os empurram ao meio da tabela. Enquanto isso, a Juventus briga cabeça a cabeça com o Napoli pela primeira colocação, com sete vitórias consecutivas na bagagem e uma goleada por 7 a 0 sobre o Sassuolo, no último domingo.

Bayern de Munique x Schalke 04
Sábado, 15h30 (ESPN e Watch ESPN)

Chegamos ao momento da temporada em que o Bayern de Munique faz contagem regressiva para conquistar o título alemão, que seria o sexto seguido. Acontecerá, uma vez que parece muito improvável que o Leverkusen ou o RB Leipzig tire 18 pontos de diferença com 39 em disputa. Mesmo que o resultado não signifique nada demais para os bávaros, o Schalke 04 está na ferrenha briga por vaga na próxima Champions League. Ocupa o quinto lugar, com os mesmos 34 pontos do Borussia Dortmund e a um de Leipzig e Leverkusen. Além disso, são dois dos clubes com mais torcida na Alemanha.

ABC x Vitória
Sábado, 17h (Esporte Interativo)
Cotações Oddshark: ABC (2.71), Vitória (2.49), empate (3.07)

Jogo isolado da terceira rodada da primeira fase da Copa do Nordeste para agitar o feriadão. As duas principais equipes do grupo B enfrentam-se no Frasqueirão. ABC e Vitória abriram suas campanhas com duas vitórias para cada, sobre Globo-RN e o Ferroviário-CE. Os dois também se equivalem em seus respectivos estaduais: estão ambos em segundo lugar. O Vitória com três triunfos e um empate, o ABC com quatro vitórias e uma derrota.

Napoli x Lazio
Sábado, 17h45 (Fox Sports 2)
Cotações Oddshark: Napoli (1.64), Lazio (5.34), empate (4.10)

Apenas a excelência absoluta permitirá que o Napoli, com um elenco muito mais curto e sem contratar reforços em janeiro, dispute o título italiano com a Juventus até o fim. Um ponto separa as duas equipes porque o time de Sarri, depois de dois tropeços seguidos contra a Velha Senhora e a Fiorentina, emendou sete vitórias seguidas. A mesma sequência da Juve. O problema é que a Lazio está longe de ser presa fácil, embora tenha perdido seus últimos dois jogos, contra Milan e Genoa. É a terceira colocada e não ganhou apenas quatro duelos fora de casa na atual edição do Campeonato Italiano.

Vale uma zapeada

Real Madrid x Real Sociedad
Sábado, 17h45 (Fox Sports)
Cotações Oddshark: Real Madrid (1.27), Real Sociedad (9.69), empate (6.77)

Cristiano Ronaldo (Photo by Denis Doyle/Getty Images)

Após quatro derrotas seguidas, a Real Sociedad se recuperou em grande estilo: goleou o Deportivo La Coruña por 5 a 0 e se distanciou da zona de rebaixamento. Tem nove pontos de gordura e está a sete de vaga na próxima Liga Europa, objetivo palpável. Mas, além disso, não seria nada mal dar uma carimbada na temporada péssima do Real Madrid que mais uma vez tropeçou, ao empatar por 2 a 2 com o Levante, e já vê o quarto lugar ameaçado pelo Villarreal. Um detalhe: a Real Sociedad conseguiu ganhar do Real Madrid apenas uma vez nos últimos 21 (!) confrontos, com mais três empates e 17 derrotas.

Bayer Leverkusen x Hertha Berlim
Sábado, 12h30 (ESPN e Watch ESPN)
Cotações Oddshark: Leverkusen (1.54), Hertha (6.23), empate (4.41)

Três empates e uma derrota deixaram o Hertha Berlim longe da briga pelas primeiras posições – que envolvia praticamente todos os clubes da Alemanha com exceção do Bayern de Munique e dos que querem evitar o rebaixamento – e, ao contrário, o Bayer Leverkusen subiu para o segundo lugar. Encontrou o seu melhor futebol e perdeu apenas um jogo nas últimas 16 rodadas: para o Bayern de Munique.

Manchester City x Leicester
Sábado, 16h (ESPN Brasil e Watch ESPN)
Cotações Oddshark: City (1.22), Leicester (14.03), empate (7.09)

Pep Guardiola, do Manchester City (Photo by Gareth Copley/Getty Images)

A partida começa às 15h30, mas a televisão entrará com 30 minutos de atraso por causa do jogo do Paris Saint-Germain, às 14h. Ainda dará tempo de ver a equipe de Guardiola mais uma vez em ação. O adversário será o Leicester, que trava uma briga particular com o Burnley pela sétima colocação. E, embora as Raposas oscilem, estão melhores que o Burnely, sem ganhar há nove jogos. Hora de passar à frente?

Valencia x Levante
Domingo, 17h45 (ESPN+ e Watch ESPN)
Cotações Oddshark: Valencia (1.53), Levante (6.10), empate (4.47)

O Valencia caiu de rendimento. Perdeu as últimas três rodadas do Campeonato Italiano, permitindo que o Atlético de Madrid se distanciasse na vice-liderança (abriu nove pontos) e que o Real Madrid encostasse (está um ponto atrás, com um jogo a menos). Não tem hora melhor para voltar a vencer do que em um dérbi que costuma ser bastante equilibrado. O Valencia tem até desvantagem nos últimos dez duelos: quatro derrotas, três vitórias e três empates. É que o Levante, a uma posição da zona de rebaixamento, com apenas três triunfos no campeonato, não inspira muita confiança.