O Ajax terminou o primeiro turno do Campeonato Holandês como um mero perseguidor do PSV. Embora tenham vencido o clássico disputado em dezembro, os Godenzonen fecharam sua campanha na metade inicial da Eredivisie cinco pontos atrás dos Boeren, tentando levantar a poeira e se refazer dos problemas para começar bem 2018. No entanto, individualmente os Ajacieden alcançaram o topo, segundo a organização do campeonato. Nesta quarta, a Eredivisie anunciou David Neres como o melhor jogador das primeiras 18 rodadas.

Eleito o melhor jogador jovem da liga em outubro, David Neres foi coroado ao final do primeiro turno com base nas estatísticas. E, de fato, os números do atacante de 20 anos são excelentes. Ele soma oito gols e nove assistências nas 16 partidas que disputou. Consegue gerar um tento, marcando ou dando passe, a cada 70 minutos em campo. Além disso, aparece entre os líderes em dribles e chances criadas. Segundo os dados da Opta, o mais próximo de se aproximar do brasileiro foi o mexicano Hirving Lozano, comandando o PSV em sua primeira temporada na Europa.

O desempenho de Neres, aliás, tem melhorado com o passar dos meses. O atacante pouco ajudou o Ajax nas competições europeias e marcou apenas um gol até o final de setembro, repassado inclusive para o time B durante uma rodada. No entanto, desde outubro pegou embalo e foi decisivo especialmente nos clássicos. Deu três assistências contra o Feyenoord, enquanto marcou e também deu um passe para gol diante do PSV. Além da eficiência, oferece doses consideráveis de magia, com seus dribles espetaculares. Aposta certeira dos Godenzonen que, ao lado de outros jovens, pode reerguer o time no segundo turno.