Com Lyon tentando recorde e Barcelona com brasileiras, veja duelos das oitavas na Champions feminina

A Uefa sorteou os confrontos das oitavas de final da Champions League feminina nesta segunda-feira. As atuais campeãs, o Lyon, tentam um feito: ser o primeiro time a conquistar o tricampeonato consecutivo, além de ser o primeiro clube a conquistar cinco títulos e conta com a craque Dzsenifer Marozsán.

LEIA TAMBÉM: A partir de agora, as seleções feminina e masculina da Noruega ganharão bonificações iguais

A Fiorentina, estreante na Champions League, enfrenta um adversário de muito peso: o Wolfsburg. O clube alemão é, junto com o Lyon, os que já conquistaram o título que ainda seguem vivos na disputa. Todos os outros ainda sonham com a primeira conquista do torneio.

As inglesas vão bem. O Chelsea de  Eniola Aluko terá um adversário muito duro: o Rosengard, da Suécia. O time sueco conta com Anita Asanta, zagueira que é ex-jogadora do próprio Chelsea, além de Caroline Serger, uma das mais importantes jogadoras da Suécia e que defendia o Lyon no título da Champions League na temporada passada, 2016/17. O Manchester City da meio-campista da seleção inglesa Jill Scott, por sua vez, terá pela o Kvinner, da Noruega.

O Barcelona conta com o reforço da holandesa Lieke Martens para tentar o título, ainda inédito para os catalães. O clube, que conta com as brasileiras Fabiana e Andressa Alves, enfrenta o Gintra Universitetas, da Lituânia. Na temporada passada, o Barcelona acabou eliminado pelo Paris Saint-Germain, que contava com Cristiane e Formiga. As parisienses acabaram derrotas na final para o Lyon, nos pênaltis.

Aproveitando a boa fase do futebol da Islândia, um time do país está nesta fase. É o Stjarnan, que enfrenta o Slavia Praga, da Tchéquia (ex-República Tcheca. Se você ainda estranha o nome, leia o que o Ubiratan Leal escreveu falando sobre essa mudança).

Vale lembrar que a seleção da Islândia feminina esteve na Eurocopa disputada em julho, na Holanda, que contou com 16 times. As islandesas acabaram em último no Grupo C, que teve Áustria e França como líderes e ainda contava com a Suíça, terceira colocada.

A final será no dia 24 de maio, em Kiev, na Ucrânia.

Sorteio das oitavas de final (8/9 e 15/16 de novembro)
Sparta Praga (TCH) x Linkoping (SUE)
Gintra Universitetas (LTU) x Barcelona (ESP)
Chelsea (ING) x Rosengård (SUE)
Kvinner (NOR) x Manchester City (ING)
Brescia (ITA) x Montpellier (FRA)
BIIK-Kazygurt (CAZ) x Lyon (FRA, atuais campeãs)
Fiorentina (ITA) x Wolfsburg (ALE)
Stjarnan (ISL) x Slavia Praga (TCH)