O Hearts perdeu a oportunidade de reassumir a ponta do campeonato escocês. Na 16ª rodada do torneio, o Celtic conseguiu a façanha de perder em casa para o então lanterna Dunfermline. Com a chance nas mãos, o Hearts escapou no último minuto de uma derrota para o Motherwell. Agora, a diferença entre as duas equipes caiu para um ponto.

No sábado, o Celtic foi surpreendido por uma equipe repleta de desfalques e com uma série de sete derrotas. Greg Ross foi o responsável pela zebra, ao marcar o gol da vitória do Dunfermline aos 17 minutos. Gordon Strachan reconheceu ter errado na tática do seu time, quando o Celtic praticamente dormiu durante os vinte primeiros minutos de jogo. O líder permanece com 38 pontos, enquanto os visitantes pularam para o penúltimo lugar, com apenas oito.

O Hearts arrancou o empate contra o Motherwell fora de casa graças a um pênalti convertido nos acréscimos. O time teve o domínio da partida, mas apresentou diversas falhas de finalização. Os donos da casa saíram na frente aos 40 minutos. Após uma cobrança de falta, Brian McLean fez seu primeiro gol com a camisa do clube. Mesmo com o retorno do atacante Roman Bednar, o Hearts sofreu para chegar ao empate. Webster foi derrubado na área por McLean. Hartley converteu a cobrança e salvou o time. O Hearts está com 37 pontos. Já o Motherwell, com 20, vem em sétimo.

Neste domingo, o Rangers coroou o péssimo fim de semana das equipes grandes. O time perdeu para o Hibernian por 2 a 1 fora de casa e completou uma série negativa de oito partidas sem vencer. Derek Riordan e Garry O´Connor deixaram os anfitriões na frente com menos de 25 minutos de jogo. O capitão Barry Ferguson descontou aos 13 do segundo tempo, que seria expulso no final. Com 34 pontos, o Hibernian está em terceiro e segue perto dos líderes. Já o Rangers vem em quarto, mas longe, com 23.

Confira como foi a rodada deste fim de semana do Escocês:

Celtic 0x1 Dunfermline
Falkirk 1×2 Aberdeen
Inverness 1x1Dundee United
Livingston 0x3 Kilmarnock
Motherwell 1×1 Heart of Midlothian
Hibernian 2×1 Rangers