Ao lado de Oscar, Eden Hazard tem sido apontado como o grande jogador do Chelsea nesta temporada, até mesmo com mais protagonismo que o brasileiro. As duas últimas partidas do belga mostraram que, apesar da pouca idade, ele está pronto para ser o principal expoente dos londrinos na briga pelo título. Uma rodada após ser o melhor jogador da vitória fantástica sobre o Manchester City em pleno Etihad, Hazard chamou a responsabilidade toda para si e fez seu primeiro hat-trick para dar aos Blues a vitória sobre o Newcastle por 3 a 0.

Contra os Magpies, Eden Hazard começou na posição de sempre, aberto pela ponta esquerda, mas seu primeiro gol é o exemplo perfeito da movimentação do belga no jogo. Ainda que sua principal área de atuação fosse pelo flanco esquerdo, caiu bastante para a posição central, de onde saiu o primeiro tento.

Áreas de ação de Hazard contra o Newcastle

A tabela com Samuel Eto’o para o segundo gol, por outro lado, mostrou outra grande qualidade do belga: a agilidade. A velocidade com que se movimentou entre os zagueiros do Newcastle impediu que fosse parado. Velocidade esta que aterrorizou também a defesa do Manchester City na última rodada, quando foi a principal ferramenta dos contra-ataques dos Blues.

A vitória por 3 a 0 que levou o Chelsea à liderança demonstrou também o quanto Hazard gosta de buscar jogo lá na frente. O jogador teve ao todo seis chances de gols, enquanto Eto’o, o centroavante da equipe, por exemplo, teve apenas duas. Não se trata de o camaronês ter sido pouco acionado, mas, sim, de como o belga quer estar em todas. Isso é parte do motivo pelo qual, mesmo com Oscar brilhando sob o comando de José Mourinho, Hazard ainda é o melhor atleta do time na temporada.

Em uma equipe pragmática e tão bem armada defensivamente como o Chelsea – e que sofreu em um momento da temporada com a falta de mobilidade e chances de gol -, o crescimento do protagonismo de Eden Hazard é essencial. A zaga, melhor do campeonato, agora sabe que seu trabalho lá atrás não será em vão, afinal terá alguém garantindo que os gols aconteçam. Por enquanto, já são 12 na Premier League e cinco assistências. Como dissemos há algumas semanas, enquanto outras equipes parece terem chegado a seus ápices, o Chelsea segue crescendo. Aparentemente, Hazard também.

Veja o segundo gol de Hazard na partida, após tabela com Samuel Eto’o