Gostamos muito de clássicos, aqueles jogos que podem até não ser tão bons tecnicamente, mas estão sempre recheados de tensão e rivalidade. O fim de semana nos trará alguns, para todos os gostos: Olympique Marseille x PSG na França; Feyenoord x Ajax na Holanda; Galatasaray x Fenerbahçe na Turquia; e Cruzeiro x Atlético Mineiro aqui no Brasil. Isso sem contar outros grandes jogos como Napoli x Internazional e Tottenham x Liverpool.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE TV COMPLETA DO FIM DE SEMANA

O jogão

Napoli x Internazionale
Sábado, 16h45 (ESPN)

O Napoli (Foto: Getty Images)

Depois de anos de domínio incontestável da Juventus, o Campeonato Italiano tem tido um começo muito interessante. O líder é o Napoli, com 100% de aproveitamento em oito rodadas, acompanhado de perto pela renascida Internazionale e por uma Lazio em grande forma. Só na quarta posição aparece a Velha Senhora. E ainda tem a Roma e o Milan com potencial para crescer. O duelo entre o primeiro e o segundo colocado deste torneio, portanto, promete.

O Napoli tem 13 vitórias seguidas pela Serie A e já superou desafios difíceis nessa sequência, como a Lazio e a Roma, fora de casa. Atua, desta vez, no San Paolo, diante da Internazionale de Luciano Spalletti, ensaiando, enfim, uma briga pelas primeiras posições. Os nerazurri vêm de vitória emocionante no dérbi contra o Milan, por 3 a 2.

O clássico

Cruzeiro x Atlético Mineiro
Domingo, 17h (Globo para Minas Gerais e Paraná e Premiere)

O clássico da rodada do Campeonato Brasileiro vale muito para os dois times. O Cruzeiro vinha embalado por um ótimo segundo turno, imaginando que poderia esboçar até mesmo uma briga pelo título, mas tropeçou contra o Coritiba e precisa se recuperar. O Atlético Mineiro também estava empolgado: o trabalho de Oswaldo de Oliveira começou com duas vitórias. Mas o Galo já voltou a mostrar suas fragilidades, principalmente ao ser derrotado, em casa, pela Chapecoense. A campanha alvinegra como mandante é pífia, a terceira pior do Brasileirão.

Fique de olho

Tottenham x Liverpool
Domingo, 13h (ESPN Brasil)

Nada como um Maribor no meio do caminho – 7 a 0 fora de casa – para dar uma animada em um elenco que precisa recuperar os resultados. O Liverpool até fez uma boa partida contra o Manchester United, no último fim de semana, mas venceu apenas uma vez nas últimas cinco rodadas da Premier League, o que não pode acontecer para um clube que busca brigar pelas primeiras posições. O Tottenham, por outro lado, emendou uma boa sequência de resultados e observa os líderes de Manchester de perto.

Olympique Marseille x Paris Saint-Germain
Domingo, 17h (SporTV e ESPN Brasil)

Neymar e Cavani se abraçam pelo PSG (Foto: PSG)

Le Classique chega em um bom momento da temporada porque o Olympique Marseille tem argumentos para tentar fazer jogo duro a um Paris Saint-Germain que passa o carro por cima de todos seus adversários. A sequência do quarto colocado é boa: três vitórias e um empate por 3 a 3 com o Estrasburgo nas últimas quatro rodadas. Mas o retrospecto não anima. Nos últimos 14 clássicos, o máximo que o Olympique Marseille conseguiu foram dois empates. De resto, apenas derrotas.

Galatasaray x Fenerbahçe
Domingo, 14h30 (sem transmissão)

Poucos clássicos no mundo pegam fogo que nem o turco. Embora o retrospecto recente dê vantagem ao Fenerbahçe, que tem três vitórias e dois empates nos últimos seis encontros, o momento é todo do Galatasaray, líder do campeonato com sete vitórias e um empate em oito rodadas. O Fenerbahçe já dista oito pontos do primeiro lugar e não pode se dar ao luxo de ver essa diferença subir ainda mais com uma derrota no clássico.

Feyenoord x Ajax
Domingo, 10h30 (ESPN)

Feyenoord e Ajax compartilham um começo de Campeonato Holandês médio. Três tropeços para cada, após oito rodadas, enquanto o PSV lidera com cinco pontos de vantagem. De Klassieker serve para colocar um deles em destaque na perseguição. Ou para permitir que o time de Eindhoven dispare ainda mais. Olho em David Neres: o brasileiro foi titular nas últimas duas rodadas, com três gols marcados e uma assistência.

O brasileiro

Richarlison
Chelsea x Watford
Sábado, 09h30 (ESPN Brasil)

Richarlison, do Watford (Foto: Getty Images)

Richarlison tem sido muito elogiado pelo seu começo de Premier League. Além dos três gols e uma assistência em oito rodadas, destaca-se a maneira como ele participa constantemente da partida. O desafio será o atual campeão que, neste momento, está abaixo do Watford na tabela. O clube do ex-jogador do Fluminense está fazendo seu melhor começo na elite em 35 anos, enquanto o Chelsea já coleciona alguns tropeços.

Vale uma zapeada

Everton x Arsenal
Domingo, 10h30 (ESPN+)

A crise não bate a porta do Everton: já entrou, pegou uma cerveja e colocou os pés em cima da mesa. Tem sido uma missão extremamente complicada para o time de Ronald Koeman terminar uma partida com vantagem no placar. Apenas duas vitórias nas últimas 12 partidas, e uma delas foi na pouco importante Copa da Liga Inglesa. No outro lado, o Arsenal sai energizado da vitória nos minutos finais contra o Estrela Vermelha, na Liga Europa, depois de ter sido derrotado pelo Watford, na Premier League.

Valencia x Sevilla
Sábado, 14h30 (ESPN Brasil)

O Valencia é um dos três invictos remanescentes do Campeonato Espanhol – ao lado de Barcelona e Atlético de Madrid – e está em uma grande fase. Ganhou as últimas quatro rodadas, com direito a 6 a 3 sobre o Bétis, e tem o segundo melhor ataque da competição. O Sevilla, quinto, não faz campanha ruim, mas está com a cabeça inchada depois da pesada derrota para o Spartak Moscou, pela Champions League, por 5 a 1.

Eintracht Frankfurt x Borussia Dortmund
Sábado, 11h30 (ESPN)

O Borussia Dortmund perdeu a primeira no Campeonato Alemão na última rodada. Foi derrotado pelo RB Leipzig, em casa, perdendo uma invencibilidade de 41 jogos no Signal Iduna Park, pela Bundesliga. Mas segue na liderança. O Eintracht Frankfurt sobe na tabela, com uma boa sequência de três vitórias em quatro rodadas. No entanto, como mandante, só ganhou do Stuttgart até agora, e perdeu para Wolfsburg e Augsburg.