Ano novo, vida nova, e o futebol vai sendo retomado pouco a pouco nos campos da Europa. O fim de semana será de Copa da Inglaterra, com o segundo dérbi de Merseyside em um mês, entre Liverpool e Everton (na sexta-feira, mas já vale), e um bom duelo entre o imbatível Manchester City e o surpreendente Burnley. Na Espanha, o Real Madrid precisa começar uma reviravolta o quanto antes se ainda quiser sonhar com o título, enquanto Sevilla e Bétis disputam um clássico de grande rivalidade. Ainda tem Campeonato Italiano, Copa da França e o reinício do Campeonato Mexicano.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FIM DE SEMANA

O jogão

Liverpool x Everton
Sexta-feira, 18h (ESPN Brasil e Watch ESPN)
Cotações da Oddshark: Liverpool (1.40), Everton (8.31), empate (4.67)

O segundo dérbi de Merseyside em menos de um mês. No começo de dezembro, outro empate, o que tem sido um resultado muito comum no encontro entre os times de Liverpool. Oito dos últimos 15 duelos terminaram sem vencedor. E, nos outros sete, o vencedor foi o lado vermelho da cidade. O Everton não consegue bater o maior rival desde outubro de 2010. Em Anfield, temos que retornar a 1999 para achar um triunfo azul. Jejuns incômodos. A partida desta sexta-feira, pela Copa da Inglaterra, é uma oportunidade razoável para quebrar ambos. O Liverpool não terá Salah, seu artilheiro na temporada, e Coutinho, o craque do time. O Everton vinha se recuperando sob o comando de Sam Allardyce, mas entrou em uma sequência de quatro rodadas da Premier League sem vitória, com direito a derrota para o Bournemouth, que também não anda em grande fase.

O clássico

Sevilla x Bétis
Sábado, 17h45 (ESPN e Watch ESPN)
Cotações da Oddshark: Sevilla (1.52), Bétis (6.26), empate (4.50)

Banega, do Sevilla (Foto: Getty Images)

Faz um tempão que o Bétis não sabe o que é levar a melhor contra o Sevilla. Em 2014, venceu o jogo de ida das oitavas de final da Liga Europa, por 2 a 0, mas o Sevilla devolveu o resultado, passou nos pênaltis e acabou campeão. Logo, a última vitória de fato, a última vez em que realmente frustrou o grande rival, foi em maio de 2012. Desde então, excetuando essa partida já citada, o Bétis foi derrotado nove vezes e saiu com dois empates. O Sevilla ganhou os últimos cinco encontros. Isso que é jejum de respeito para um clássico.

Fique de olho

Roma x Atalanta
Sábado, 15h (ESPN+ e Watch ESPN)
Cotações da Oddshark: Roma (1.72), Atalanta (4.96), empate (3.86)

A Atalanta tem feito uma bela temporada. Passou invicta do seu grupo na Liga Europa, que, com Everton e Lyon, não era dos mais fáceis. Na Copa Itália, acabou de eliminar o Napoli e se classificar para as semifinais. E na Serie A, está no bolo dos clubes que brigam por vaga em competições europeias. Depois de derrotar o Milan, no San Siro, a equipe de Bérgamo tropeçou contra o Cagliari, mas promete ser uma pedra no sapato da Roma, que perdeu da Juventus e empatou com o Sassuolo, nos seus últimos dois duelos pela Serie A.

Fiorentina x Internazionale
Sexta-feira, 17h45 (Fox Sports 2)
Cotações da Oddshark: Fiorentina (2.73), Internazionale (2.70), empate (3.31)

Luciano Spalletti, da Inter (Foto: Getty Images)

Outra partida interessante do Campeonato Italiano. E importante para a Internazionale. Os homens de Luciano Spalletti perderam contato com a liderança porque não vencem há quatro rodadas. E ainda foram eliminados da Copa Itália pelo Milan. A Fiorentina, oitava colocada, também oscila. Está invicta há sete partidas da Serie A, mas com apenas duas vitórias e cinco empates.

Manchester City x Burnley
Sábado, 13h (ESPN Brasil e Watch ESPN)
Cotações da Oddshark: City (1.16), Burnley (16.09), empate (8.25)

Um bom duelo entre times da Premier League para agitar a Copa da Inglaterra. O Manchester City, ainda vivo na briga por todos os títulos da temporada, começa uma nova campanha contra o Burnley, boa surpresa do Campeonato Inglês. Os Citizens recuperaram-se bem do empate contra o Crystal Palace – que poderia ter sido derrota se Ederson não defendesse um pênalti nos acréscimos – e aplicaram 3 a 1 no Watford. Depois de um começo incrível, o Burnley caiu de rendimento em dezembro. Perdeu do Tottenham e do Liverpool e apenas empatou com Brighton, Manchester United e Huddersfield nos seus últimos cinco duelos.

O cara

Diego Costa
Atlético de Madrid x Getafe
Sábado, 10h (Fox Sports)
Cotações da Oddshark: Atlético (1.40), Getafe (9.65), empate (4.54)

Diego Costa retornou ao Atlético de Madrid como se nunca tivesse saído. Com cinco minutos em campo, marcou na goleada por 4 a 0 sobre o Lleida, da terceira divisão espanhola. Mas sentiu uma dor no joelho e ainda é dúvida para reestrear no Campeonato Espanhol, neste sábado. Os colchoneros são os vice-líderes da competição, a nove pontes do Barcelona, e perderam a última rodada para o Espanyol, com gol aos 43 minutos do segundo tempo.

Vale uma zapeada

Rennes x PSG
Domingo, 18h (Fox Sports)
Cotações da Oddshark: Rennes (13.35), PSG (1.19), empate (6.90)

Cavani e Neymar, do PSG (Photo by Mike Hewitt/Getty Images)

Veremos o que as férias de fim de ano fizeram com a máquina do Paris Saint-Germain, que encerrou 2017 com quatro vitórias inapeláveis pelo Campeonato Francês e pela Copa da Liga. A trajetória rumo à supremacia nacional também passa pela Copa da França, na qual a equipe enfrentará o Rennes, nono colocado da Ligue 1.

Celta de Vigo x Real Madrid
Domingo, 17h45 (Fox Sports)
Cotações da Oddshark: Celta (6.03), Real (1.50), empate (4.81)

O Real Madrid renovou seu título de campeão do mundo por mais uma temporada nos Emirados Árabes, mas, por enquanto, o segundo mandato não está muito animador. O primeiro jogo depois da vitória sobre o Grêmio foi a derrota por 3 a 0, em casa, para o Barcelona, que o deixou a 14 pontos da liderança – com um jogo a menos. É imperativo vencer o Celta de Vigo e dar início a uma arrancada.

Atlas x León
Sábado, 1h (Watch ESPN)
Cotações da Oddshark: Atlas (2.88), León (2.43), empate (3.26)

Os fãs futebol mexicano não precisam aguardar mais: a Liga MX está de volta para a disputa do Clausura da temporada 2017/18. O atual campeão do Apertura, o Tigres, abre a primeira rodada contra o Puebla. Logo em seguida, o Atlas recebe o León, com transmissão para o Brasil.

Toulouse x Nice
Sábado, 12h  (sem transmissão)
Cotações da Oddshark: Toulouse (2.69), Nice (2.77), empate (3.04)

O Toulouse deu trabalho no começo da temporada, mas rapidamente caiu pelas tabelas do Campeonato Francês. Está próximo da zona de rebaixamento, com os mesmos pontos do Lille. A Copa da França é sempre uma possibilidade de fazer algum barulho. O desafio será contra o Nice, o melhor time das últimas cinco rodadas da Ligue 1, com quatro vitórias e um empate – melhor até que o PSG, com quatro triunfos e uma derrota nesse mesmo período.