guays = “legais” em espanhol da Espanha

Brasil y Colombia juegan en la cancha mental
(Brasil e Colômbia jogam no campo mental)

O Brasil tem falado muito das questões psicológicas antes do jogo contra a Colômbia. Bem, os colombianos tomam seus cuidados, e Gabriel Meluk conta com detalhes no El Tiempo como é o trabalho da comissão técnica de José Pekerman.

Et à la fin, les allemands…
(E no fim, os alemães…)

Reportagem histórica espetacular da revista francesa So Foot sobre o França x Alemanha Ocidental da Copa de 1982. Por Cherif Ghemmour, Ali Farhat e Gilles François.

“Perdonar ha sido la tarea más difícil de mi vida”
(“Perdoar foi a tarefa mais difícil da minha vida”)

Vinte anos após o assassinato de Andrés, Santiago Escobar fala de como era seu irmão e como foi encarar o que ocorreu naquela noite de 2 de julho de 1994 em Medellín. Na revista Cromos.

Who Won the World Cup of Arm-Folding?
(Quem ganhou a Copa do Mundo da cruzada de braços?)

Vez ou outra é bom admirar a arte de fazer matérias divertidas sobre coisas completamente estúpidas e inúteis. É o caso dessa matéria de Dan Kois e Andrew Bouvé na revista norte-americana Slate. Eles analisaram as cruzadas de braços dos jogadores na vinheta com as escalações da transmissão da Fifa e mostraram quais as melhores.

Também lemos isso:

No semiárido cearense, cidade de 16 mil habitantes terá ‘Coliseu’ para 20 mil

Braitner Moreira, do Correio Braziliense, conta a bizarra história da réplica de Coliseu que estão construindo na pequena Alto Santo, interior do Ceará. E, como dá para sacar pelo título, a capacidade do estádio é maior que a população da cidade.

Cinco visões estrangeiras: Futebol e brasileiros são os destaques da Copa

Julio Gomes publicou em seu blog a opinião de cinco jornalistas estrangeiros sobre a Copa do Brasil. O balanço é positivo, mas vale prestar atenção nas críticas que são feitas, até para quebrar um pouco a euforia e reconhecer que algumas coisas poderiam estar melhores neste Mundial.

Na Copa, número de crimes cometidos por estrangeiros surpreende e rivaliza com brasileiros

Boa reportagem de Marcus Alves, do ESPN.com.br, mostrando que a ideia (comum antes do Mundial) de que os turistas sofreriam com a violência urbana brasileira não tem sido toda a verdade. Muitos estrangeiros também estão cometendo pequenos crimes durante o torneio.

Brasil é o time que menos treina entre os oito finalistas da Copa do Mundo

Você acha que o Brasil está com muitos dias de folga e deveria estar treinando mais para acertar seus problemas? Segundo levantamento de Gustavo Franceschini e Ricardo Perrone, do UOL, a Seleção realmente é a que mais folgou entre as oito que estão vivas na Copa.

Polícia investiga ‘conexão bola’ de máfia de ingressos

A reportagem mais bombástica do dia. A Folha de São Paulo revela que a Polícia Federal faz uma grande investigação sobre cambistas de Copas do Mundo, que tem como personagem principal um argelino com contato direto com ex-jogadores da Seleção.