O Tromso se orgulha de seus extremos. Nenhum clube de futebol mais ao norte do planeta disputa um campeonato profissional, assim como nenhum outro esteve em campo por competições europeias – são oito participações, desde 1988. A cidade norueguesa que abriga o Estádio Alfheim fica 350 km ao norte do Círculo Polar Ártico. Durante o inverno, de 21 de novembro a 21 de janeiro, o sol não é visível nem mesmo ao meio-dia. E a temperatura mínima fica abaixo dos – 5 ºC.

Diante dessas adversidades é que o Tottenham foi enfrentar o Tromso pela Liga Europa. A sensação térmica batia os – 8 ºC, enquanto uma grossa camada de neve precisou ser retirada do gramado. Ainda assim, a visita à Noruega deve ter compensado por tudo o que os Spurs puderam observar. Pela proximidade com o Polo Norte, algumas regiões de Tromso registram o fenômeno da Aurora Boreal.  Além disso, ainda que o sol não apareça, a iluminação da cidade é espetacular. Ah, e os londrinos ainda voltaram para casa com a vitória por 2 a 0, classificados aos mata-matas.

Abaixo, algumas fotos da partida e de Tromso, tiradas nesta semana. Se o ingresso na Liga Europa não vale tanto, o turismo até o norte da Noruega com certeza compensa.

tromso1

tromso3

tromso4

tromso2

Snow-on-the-Tronso-pitch-002

tromso5

tromso6