As oitavas-de-final da Liga dos Campeões começam nesta terça. Quatro confrontos abrem a fase de mata-matas do torneio continental. Real Madrid x Arsenal, Benfica x Liverpool, PSV x Lyon e Bayern de Munique x Milan reiniciam a batalha pelo título.

O time merengue procura confirmar a boa fase. No campeonato espanhol, o clube conseguiu engrenar e subiu de produção, mesmo depois levar uma goleada por 6 a 1 para o Zaragoza na Copa do Rei. O Real Madrid tenta evitar os erros cometidos na primeira fase da LC. No Arsenal, a ordem é jogar tudo pelo título europeu. Eliminado da Copa da Inglaterra e da Copa da Liga, os Gunners fazem apenas figuração na Premier League. Um triunfo na LC serviria para dar um pouco de brilho a uma temporada opaca.

Lyon e PSV se reencontram um ano depois. Na edição passada da LC, as duas equipes decidiram uma vaga para as semifinais. O clube holandês levou a melhor, o que criou um clima de revanche para este novo confronto. A equipe francesa busca firmar-se no cenário continental. Já o PSV tenta ir além da campanha da edição passada, quando foi eliminado pelo Milan nas semifinais.

Apesar da liderança folgada na Bundesliga, o Bayern de Munique não encontra ossego. Felix Magath convive ultimamente com as críticas à baixa produtividade da equipe, sem muito brilho nas últimas partidas. Para o Milan, o título da Liga passou a ser o objetivo da temporada. Sem muitas chances de conquistar o scudetto, os rossoneri ainda estão engasgados com a perda do troféu para o Liverpool.

O clima anda tenso para os lados do Benfica. O time tropeçou no campeonato português ao perder no fim de semana para o Vitória de Guimarães, que luta para fugir do rebaixamento. O técnico Ronald Koeman tenta motivar seus jogadores contra o atual campeão. O Liverpool tenta vencer o cansaço da longa temporada para chegar ao bi.

Real Madrid x Arsenal
(16:30, Bandeirantes, ESPN Internacional)

Pela primeira vez desde que chegou ao Real Madrid, Iván Helguera está fora da lista de jogadores relacionados para uma partida do clube. Juan Ramón López Caro tomou a decisão por “decisão técnica”. Pablo García, contundido, está fora. Woodgate e Zidane, poupados na partida contra o Alavés no último sábado, retornam. Thomas Gravesen está cotado para iniciar o confronto entre os onze.

Arsène Wenger quebra a cabeça para montar o Arsenal. Robin van Persie, Dennis Bergkamp, Sol Campbell, Ashley Cole, Gael Clichy, Pascal Cygan, Lauren e Kerrea Gilbert estão machucados. Emmanuel Adebayor não pode participar da LC por já ter defendido o Monaco na fase preliminar da competição. Dennis Bergkamp, com seu conhecido medo de avião, ofereceu-se para ir de carro até Madrid, mas está com dores na panturrilha. Reyes é dúvida, com dores musculares. Ao menos uma boa notícia: Pires está de volta.

Benfica x Liverpool
(18:45, ESPN Internacional, VT)

No Benfica, Ronald Koeman não contará mesmo com Geovanni. O atacante está em fase final de recuperação de uma lesão, mas não conseguiu se preparar a tempo para participar da partida. Fabrizio Miccoli, machucado, está fora, assim como Nuno Assis, suspenso pela Uefa por doping. Laurent Robert pode começar como titular. O treinador relacionou Mantorras para o jogo.

Recuperado de uma contusão na coxa, Xabi Alonso estará apto para o jogo. Rafa Benitez estuda uma forma para marcar Simão, considerado pelo treinador como o jogador mais perigoso do time português. Robbie Fowler tem a chance de iniciar como atacante titular. Há cinco jogos os Reds não levam gols na LC.

PSV x Lyon
(22:00, ESPN Internacional, VT)

No PSV, Guss Hiddink contará com força máxima. Dennis Ooijer e Ibrahim Afellay, até então afastados por contusão, retornam ao grupo. Thoe Lucius e Michael Reiziger brigam por uma vaga na lateral-direita. No ataque, Arouna Koné jogará ao lado de Farfán e Venegoor of Hesselink.

Gérard Houllier terá o retorno de Eric Abidal após algumas semanas recuperando-se de contusão. No mais, o Lyon contará com as voltas de John Carew, Sidney Govou e Tiago, poupados da partida contra o Nantes na última sexta pelo campeonato francês. A dúvida do técnico está na definição de quem atuará como meia-esquerda: Florent Malouda ou Sylvain Wiltord.

Bayern de Munique x Milan
(16:30, ESPN Brasil)

Felix Magath aguarda com ansiedade o retorno de Oliver Kahn. O goleiro sofreu uma lesão na coxa na partida contra o Hannover, no último sábado. Caso Kahn fique mesmo de fora, o reserva Michael Rensing assumirá a posição. Lúcio, poupado na partida da Bundesliga, tem retorno garantido à zaga.

Os rossoneri apostam na conquista da LC como salvação da temporada. Por isso, Shevchenko retorna à equipe após recuperar-se de uma tendinite e ser poupado dos últimos jogos. O ucraniano formará dupla com Gilardino. Na defesa, Jaap Stam é dúvida, com problemas musculares na coxa.