A Copa do Mundo já chegou, mas o pontapé inicial acontece apenas nesta quinta-feira, a partir das 17h. O feriado em São Paulo já está decretado, mas é bom saber como funcionará a cidade durante a abertura da competição. Separamos aqui uma série de informações úteis para você que vai para o jogo ou para você que quer fugir das restrições nos transportes e manifestações que rolarão por aí.

VEJA TAMBÉM: Conheça o Futebol na Veia, o guia para o turista que não tira férias do futebol

Transporte

O Metrô e a CPTM trabalham em conjunto durante os dias de jogos da Copa na Arena Corinthians, com duas linhas que dão acesso ao estádio e que são as melhores opções para se chegar ao estádio. Para os torcedores que adquiriram ingressos para a entrada leste, o caminho será o Expresso da Copa, da CPTM, que vai da plataforma 4 da estação da Luz (Linha 11-Coral) e vai até à estação Corinthians-Itaquera sem paradas, em uma viagem de aproximadamente 19 minutos.

Já os torcedores que ficaram com ingressos que dão acesso à entrada oeste deverão utilizar a Linha 3-Vermelha do Metrô, descendo na estação Arthur Alvim.

Além desses caminhos, quem vier a São Paulo apenas para algum determinado jogo terá como opção a linha expressa Airport Bus Service, com embarque no Aeroporto de Guarulhos e desembarque na Arena, com saídas a cada 30 minutos, 7 horas antes e até 4 horas após os jogos na Arena Corinthians. A viagem dura cerca de 30 minutos, e o preço total (tarifa + taxa de embarque) é de R$ 38,00.

Apesar de recomendar que os torcedores utilizem o Metrô e a CPTM, a SPTrans reforçou suas linhas de ônibus e mudou itinerários nos dias de jogos em São Paulo para melhor atender aos turistas e paulistanos que vão até à Arena Corinthians. Como haverá restrição de tráfego nas proximidades do estádio, a empresa divulgou informações sobre as linhas de ônibus e também até onde será possível ir de táxi. Você pode conferir essas informações aqui.

Itinerário do jogo de abertura:

9h30 – Fechamento de um perímetro de 2km ao redor da Arena Corinthians

13h – Abertura dos portões do estádio

15h15 – Início da cerimônia de abertura da Copa do Mundo

17h – Apito inicial de Brasil x Croácia

Onde haverá manifestações:

Grande Ato 12 de Junho Não Vai ter Copa – 10h – Metrô Carrão

Organizado por seis coletivos, a manifestação começa às 10h em frente à estação Carrão, da Linha 3-Vermelha, e tem como destino final a Arena Corinthians, que fica a 11km de distância do ponto de encontro. Se a projeção dos organizadores acontecer, o grupo de manifestantes congestionará a Radial Leste justamente no horário de chegada dos torcedores ao estádio.

Se tiver demissão não vai ter Copa – 10h – Metrô Carrão

No mesmo local e horário que a primeira manifestação, o coletivo “Se não tiver direitos não vai ter Copa” organiza um ato pela revogação das demissões dos 42 metroviários que perderam o emprego por causa da greve. Existe a possibilidade de que o grupo se junte aos manifestantes do outro ato.

Manifestação de sindicatos – 10h – Sindicato dos Metroviários, no Tatuapé

Representantes do Sindicato dos Metroviários, Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Sintusp, Sindsef, Sintrajud, Anel, Juntos, CSP-Conlutas e Unidos pra Lutar se reúnem na sede do Sindicato dos Metroviários, no Tatuapé, às 10h. A manifestação não teve seu destino divulgado.

Manifesta Junina – 14h – Ocupação Mauá, na Luz

O Comitê Popular da Copa SP organiza uma “intervenção lúdica”, como define, para as 14h do dia da abertura da Copa do Mundo. Parece se tratar mais de um ato de ocupação de espaço público que de uma manifestação, já que conta com atrações como interpretações teatrais, quadrilha, banda de forró etc.