John Terry pode ser acusado de muitas coisas. Muitas coisas mesmo. Como casos extraconjugais com esposas de colegas, racismo e por aí vai. John Terry, porém, dificilmente pode ser acusado de contribuir com uma onda de protestos na Ucrânia, e foi mais ou menos isso que o presidente ucraniano Viktor Yanukovych fez semana passada.

O povo ucraniano anda meio bravo com Yanukovych, porque o líder do país recusou-se a assinar um acordo para se juntar à União Europeia. Essa decisão está sendo vista como uma aproximação com a Rússia, que tenta restaurar a sua influência nas repúblicas que faziam parte da União Soviética.

Dois senadores americanos, John McCain, do Arizona, candidato republicano à presidência em 2008, e Chris Murphy, de Connecticut, membro do Comitê de Relações Exteriores do senado dos Estados Unidos, viajaram para a Ucrânia e acabaram se reunindo com Yanukovych.

Em seu site, Murphy fez um relato extenso da viagem, que contém detalhes sobre o café da manhã, o nervosismo antes de falar para 500 mil pessoas e a sua falta de sono. Bobagens a parte, ele contou que Yanukovych fez um longo discurso no qual reafirmou sua intenção de se juntar à União Europeia, mas passou a maior parte do tempo listando exemplos de deslizes que a entidade cometeu com o seu país.

“Em certo ponto, ele passa mais de alguns minutos falando sobre um gol anulado da seleção ucraniana na Eurocopa de 2012 contra a Inglaterra”, escreveu Murphy.

O líder ucraniano refere-se à bola que Terry cortou em cima da linha no último jogo da fase de grupos do torneio do ano retrasado. Ela parece ter entrado, mas o árbitro não validou o gol, e a Inglaterra acabou vencendo por 1 a 0. Mesmo o empate não classificaria a Ucrânia, mas provavelmente não era esse o ponto de Yanukovych.

Nem adianta dizer que esses líderes ex-soviéticos são todos loucos porque algo parecido também aconteceu na Inglaterra. Muitos membros do Partido Trabalhista, como o ex-ministro dos esportes Denis Howell, colocam a derrota do então primeiro-ministro Harold Wilson para o conservador Edward Heath, nas eleições de 1970, na conta da eliminação do time de Alf Ramsey nas quartas de final da Copa do Mundo do México, quatro dias antes do pleito.

Apesar do corte de John Terry, a bola parece realmente ter entrado, mas fica difícil usar isso como exemplo de como a União Europeia prejudica a Ucrânia, porque, no começo da jogada, um ucraniano está impedido e o auxiliar deixa a jogada seguir. E também porque não faz nenhum sentido.