Confira o calendário do fim do ano: 2017 acaba, mas a bola nunca para de rolar

O ano está chegando ao fim. Hora de colocar as coisas boas e ruins na balança, abraçar a família, ganhar e dar presentes e, principalmente, comer bastante. Mas não significa que temos que parar de ver futebol. Nunca. E as últimas semanas de 2017 capricharam para nos oferecer grandes atrações. Para começar, o fim de semana do Natal terá nada menos do que o Superclássico entre Real Madrid e Barcelona. Haverá partidas do Campeonato Inglês todos os dias, com exceção do Natal, a véspera e 29 de dezembro. Tem o dérbi de Milão, pela Copa Itália, vários jogos da Serie A e muito mais.

22 de dezembro

O Pachuca disputa a final da Copa do México (Foto: Getty Images)

Ainda bem bastante bola rolando na Europa, com partidas da primeira divisão de Inglaterra, Itália, Espanha, Holanda, Turquia e Bélgica. O destaque é o clássico entre Arsenal e Liverpool, às 17h45 (Brasília), com transmissão da ESPN Brasil. La Liga coloca o Atlético de Madrid em campo, contra o Espanyol, e teremos campeão na Concacaf. A decisão da Copa do México deveria ter sido realizada no começo de novembro, mas diversas das suas rodadas tiveram que ser adiadas por causa do terremoto que atacou o país, em setembro. Frente a frente estarão o Monterrey, derrotado pelo Tigres na final do Campeonato Mexicano, e o Pachuca, terceiro colocado do Mundial de Clubes.

Também teremos o início da Copa das Nações do Golfo, torneio realizado pela última vez em 2014. O clima não é dos melhores na região. O Catar sofre com um bloqueio econômico e físico dos vizinhos Emirados Árabes, Bahrein e Arábia Saudita, que ameaçaram boicotar a competição, que passou a ser organizada pelo país-sede da Copa do Mundo de 2022 depois que o Kuwait foi suspenso pela Fifa. A entidade suspendeu essa sanção e, diplomaticamente, o Catar permitiu que os planos iniciais fossem cumpridos. Assim, está todo mundo confirmado no torneio que terá o agora anfitrião Kuwait enfrentando a Arábia Saudita e Omã encarando os Emirados Árabes no primeiro dia de disputas.

23 de dezembro

Higuaín, da Juventus (Foto: Getty Images)

Nessa época do ano, costumamos aceitar qualquer encontro de 22 pessoas em torno de uma bola que passar na televisão, o que explica os intermináveis Amigos do Joãozinho contra Amigos do Zezinho, mas isso não será um problema na antevéspera do Natal. Longe disso. Haverá nove partidas de Premier League, com Chelsea, Manchester City, Tottenham e Manchester United em campo, e oito do Campeonato Italiano. Uma delas será Juventus x Roma, em Turim. La Liga também se movimenta, e tem um jogo às 10h (Brasília) que talvez você queira acordar para ver: Real Madrid e Barcelona. Transmissão da ESPN Brasil. E mais dois clássicos regionais, entre Villarreal e Valencia e Deportivo La Coruña e Celta de Vigo.

24 de dezembro

Jogadores do Ajax comemoram (Foto: Getty Images)

A Holanda decidiu esperar o Papai Noel jogando futebol este ano. Haverá quatro partidas da Eredivisie, com Ajax e Feyenoord em campo. Além disso, na Europa, apenas a Turquia, como tradicionalmente acontece, faz seus times pisarem o gramado. Haverá quatro duelos do Campeonato Turco, entre eles, o Galatasaray encarando o sexto colocado Goztepe. Nenhum descanso para os torneios de Irã, Arábia Saudita, Egito, Tunísia e Marrocos. O Raja Casablanca entra em campo contra o Chabab Rif Al Hoceima, em busca da liderança. O iraniano Persépolis, líder isolado do torneio, encara o terceiro colocado Foolad Khuzestan.

25 de dezembro

A torcida da Arábia Saudita (Foto: Getty Images)

A Copa das Nações do Golfo segue em frente, com Emirados Árabes x Arábia Saudita e Kuwait x Omã. Jordânia e Líbia medem forças em um amistoso internacional, enquanto países indiferentes ao Natal tocam o barco normalmente. O Campeonato Turco terá um jogo isolado entre Osmanlispor e Akhisarspor. O líder do Campeonato Israelense, Hapoel Beer Sheva, encara o Maccabi Haifa. Egito e Marrocos também dão sequência a suas ligas.

26 de dezembro

Lloris, do Tottenham (Foto: Getty Images)

Este é o dia em que agradecemos o apego que a Inglaterra tem às suas tradições. A pirâmide inteira do país deixa a ressaca do Natal para trás, da Premier League à National League regional, equivalente à sexta divisão. Teremos oito partidas da elite inglesa, com direito a Tottenham, Chelsea, Manchester United e Liverpool. A Escócia também não tira folga. O Dundee United recebe o forte Celtic. As quartas de final da Copa Itália têm início com um belo jogo entre Lazio e Fiorentina.

27 de dezembro

Milan x Inter

Newcastle e Manchester City protagonizam a rebarba do Boxing Day, com um único jogo da Premier League na quarta-feira. Mais uma partida da Copa Itália, e esta é especial: Milan x Internazionale. O Campeonato Escocês apresenta cinco partidas, com o Rangers recebendo o Motherwell. E o Belgão está de volta. Pelas oitavas de final da Copa da Turquia, o Fenerbahçe joga contra o Istanbulspor. Pela Serie B do Campeonato Italiano, o Parma joga contra o Spezia. E, por incrível que pareça, teremos Campeonato Carioca também. A primeira fase rola desde 20 de dezembro e, nesta quarta-feira, haverá a segunda rodada, com Resende x América-RJ, Goytacaz x Cabofriense, Bonsucesso x Macaé.

28 de dezembro

Arsène Wenger, técnico do Arsenal (Photo by Dean Mouhtaropoulos/Getty Images)

Mais um jogo isolado do Campeonato Inglês: Crystal Palace x Arsenal. A Serie B da Itália chega com tudo, apresentando dez partidas para completar a 21ª rodada. A Copa das Nações do Golfo nunca descansa, com mais dois jogos, entre Kuwait e Emirados Árabes e Arábia Saudita e Omã. O Besiktas entra em campo pela Copa da Turquia contra o Osmanlispor. E as elites do Irã, Arábia Saudita e Egito continuam como se nada estivesse acontecendo – e não está mesmo, nada acontece na última semana do ano.

29 de dezembro

Insigne, do Napoli (Photo by Maurizio Lagana/Getty Images)

Único dia do fim do ano, com exceção do Natal e sua véspera, que não teremos jogos da Premier League. Mas quem não aguentar passar 24 horas sem uma partida de futebol inglês pode se ligar na Championship, que terá Cardiff City x Preston North End e Milwall x Queens Park Rangers. Nada muito empolgante, temos que admitir. Pelo menos, o Campeonato Italiano está de volta. O líder Napoli viaja para encarar o Crotone. O futebol português também se mobiliza, com a segunda rodada dos grupos da Copa da Liga de Portugal. O Benfica joga contra o Vitória de Setúbal, e o Sporting encara o Belenenses.

30 de dezembro

Torcida do Celtic (Photo by Michael Steele/Getty Images)

Tem bastante futebol. E bom futebol. O Campeonato Italiano volta de vez, com nove partidas, entre elas, Fiorentina x Milan e Internazionale x Lazio. O Campeonato Inglês dá início a mais uma de suas rodadas de fim de ano, com sete duelos. Chelsea, Liverpool e Manchester United estarão em campo. Continuando na ilha, teremos o grande clássico do Campeonato Escocês, entre Celtic e Rangers, na manhã deste sábado.

31 de dezembro

De Bruyne, do Manchester City (Foto: Getty Images)

Enquanto você afrouxa a rolha da champanhe para não passar vergonha mais tarde, dá para assistir a duas partidas da Premier League: Crystal Palace x Manchester City e West Brom x Arsenal. E basicamente é isso. A não ser que você curta o Campeonato Australiano e queira acordar às 6h (Brasília) para assistir ao Central Coast Mariners enfrentar o Wellington Phoenix. Ou o Campeonato Israelense, com o Hapoel Beer Sheva novamente em campo para encarar o Hapoel Ashkelon.

1º de janeiro

O imperador do Japão (Foto: Getty Images)

A Copa do Imperador tradicionalmente coroa o primeiro campeão do ano, e desta vez não será diferente. Ainda não sabemos quais serão os times em busca da glória porque as semifinais serão disputadas em 23 de dezembro, entre Yokohama Marinos x Kashiwa Reysol e Cerezo Osaka x Vissel Kobe. O primeiro dia de janeiro também nos apresenta cinco partidas da Premier League, com destaque para Everton x Manchester United.

Confira a data de retornos dos principais campeonatos:

Português: 03/01
Copa do Nordeste: 04/01
Espanhol: 06/01
Cearense: 10/01
Alemão e Francês: 12/01
Paulista, Carioca, Mineiro, Gaúcho, Pernambucano, Catarinense: 17/01
Holandês: 19/01
Paranaense: 20/01
Baiano: 21/01
Libertadores: 22/01
Champions League: 13/02
Liga Europa: 15/02