O técnico Tite divulgou a lista de convocados para os dois últimos amistosos antes da convocação para a Copa do Mundo de 2018, contra Rússia e Alemanha, e apresentou duas grandes surpresas. O meia Anderson Talisca, do Besiktas, pintou como surpresa, assim como o centroavante Willian José, que vem brilhando na Real Sociedad. Além dos dois, surgiram outros nomes que estava ausentes. Tite decidiu convocar mais jogadores, 25, em vez dos tradicionais 23. Quer observar mais jogadores.

LEIA TAMBÉM: Com 15 nomes definidos, reforça-se o alerta a Tite: cuidado com o excesso de fidelidade

No gol, o goleiro Neto, do Valencia, foi convocado como terceiro nome, ao lado de Alisson e Ederson. Esta terceira vaga no gol parece mais aberta. Na defesa, Tite finalmente convocou aquele que tem sido o melhor zagueiro atuando no Brasil, Geromel, do Grêmio. Ao mesmo tempo, Tite chama um jogador que não atua nesse nível há tempos: Rodrigo Caio do São Paulo. Ainda na defesa, ele voltou a convocar o lateral direito Fagner, do Corinthians, que não faz um grande ano, mas porque ele ainda parece em dúvida sobre o reserva de Daniel Alves. Danilo, do Manchester City, é o principal concorrente.

No meio-campo, Fred, do Shakhtar, tem sido destaque e volta a aparecer na lista. É um jogador que pinta como um nome com força para ir à Copa do Mundo. Mas a grande surpresa nesse setor é mesmo Anderson Talisca. O meia pode atuar pelo centro ou pelas pontas que vem bem no Besiktas. O jogador, ex-Bahia, ganhou referências importantes do técnico do Besiktas para ser chamado.

No ataque, Douglas Costa, da Juventus, aparece na lista. O atacante tem feito uma boa temporada pela CBF. A surpresa maior foi Willian José, da Real Sociedad. O atacante, de 26 anos, vem sendo um destaque importante no Campeonato Espanhol. Por outro lado, um nome muito questionado por torcedores, o de Taison, do Shakhtar, volta a aparecer.

Há uma surpresa, de alguma forma, pelas ausências. Luan e Arthur, do Grêmio, são dois jogadores muito cotados para a seleção brasileira, mas continuam ausentes. Há, claro, a questão física, já que ambos voltaram de lesões recentemente, mas seria importante para o técnico os acompanhar de perto se quisesse mesmo os levar à Rússia. Não convocou, o que parece indicar que não estão entre os favoritos para ir ao Mundial.

O Brasil fará dois amistosos contra Rússia, no dia 23, em Moscou, e Alemanha, no dia 27, em Berlim.

Veja a lista de convocados:

Goleiros: Alisson (Roma-ITA), Ederson (Manchester City-ING), Neto (Valencia-ESP);

Defensores: Daniel Alves (Barcelona-ESP), Geromel (Grêmio), Filipe Luís (Atlético de Madrid-ESP), Marcelo (Real Madrid-ESP), Marquinhos (PSG-FRA), Miranda (Internazionale-ITA), Fagner (Corinthians), Rodrigo Caio (São Paulo), Thiago Silva (PSG-FRA);

Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid-ESP), Fernandinho (Manchester City-ING), Fred (Shakhtar Donetsk-UCR), Paulinho (Barcelona-ESP), Philippe Coutinho (Barcelona-ESP), Renato Augusto (Beijing Guoam-CHN), Anderson Talisca (Besiktas-TUR), Willian (Chelsea-ING);

Atacantes: Douglas Costa (Juventus-ITA), Roberto Firmino (Liverpool-ING), Gabriel Jesus (Manchester City-ING), Taison (Shakhtar Donetsk-UCR), Willian José (Real Sociedad-ESP).