A Copa Uefa retoma a disputa nesta semana com o início da série de mata-matas. Nesta quarta e quinta, serão disputados os jogos de ida das 16as de final do torneio. Os clubes eliminados da Liga dos Campeões e que terminaram em terceiro nos seus grupos entram agora na corrida pelo título.

A principal novidade, no entanto, estará em quatro partidas, mais especificamente com relação à equipe de arbitragem. Nos jogos Basel x Monaco, Lille x Shakhtar Donetsk, Schalke 04 x Espanyol e Thun x Hamburg, o juiz, os bandeirinhas e o quarto árbitro experimentarão um sistema de comunicação, que conta com microfones e fones de ouvido. Segundo a entidade, o sistema tem como objetivo tornar mais rápida a troca de informações e ajudar em determinados lances, como substituições, definição do tempo adicional, identificação de jogadores punidos e faltas não vistas pelo árbitro.

A Roma vai até a Bélgica para enfrentar o Club Brugge sem seu principal jogador. Francesco Totti sentiu uma lesão no tornozelo, conseqüência das entradas sofridas na partida do último domingo contra o Siena, pela Série A. Ele nem viajou com o grupo e iniciou tratamento de recuperação na Itália.

O Schalke 04, único dos concorrentes que já foi campeão do torneio, recebe o Espanyol. Empolgados pela vitória por 7 a 4 sobre o Bayer Leverkusen na Bundesliga, os Azuis Reais terão o desfalque de Kobiashivili, suspenso. Já o clube de Barcelona luta para escapar da zona de rebaixamento no campeonato espanhol.

Na quinta, o Stuttgart enfrenta o Middlesbrough em casa. O time alemão passa por um período irregular, que culminou com a demissão de Giovanni Trapattoni na semana passada. Armin Veh assumiu a equipe e tenta fazê-la render contra o Boro, de ânimo renovado. O time conseguiu ganhar por 3 a 0 do poderoso Chelsea na Premier League e respirou na luta para sair da crise.

Confira os jogos de ida das 16as de final da Copa Uefa:

Quarta, 15/fevereiro
Schalke 04 x Espanyol
Basel x Monaco
Heerenveen x Steaua Bucareste
Litex Lovech x Strasbourg
Lille x Shakhtar Donetsk
Udinese x Lens
Lokomotiv Moscou x Sevilla
Betis x AZ
Rosenborg x Zenit St. Petersburg
Bolton x Olympique de Marselha
Artmedia x Levski Sofia
Club Brugge x Roma
Hertha Berlim x Rapid Bucareste

Quinta, 16 fevereiro
Slavia Praga x Palermo
Stuttgart x Middlesbrough
Thun x Hamburg