David Neres e Justin Kluivert brilharam na vitória do Ajax contra o AZ por 3 a 0 neste domingo. A vitória consolida o time como vice-campeão, o que é importante para disputar as fases preliminares da Champions League. A atuação do time foi muito boa e dois jovens que são destaques durante toda a temporada brilharam mais uma vez: Justin Kluivert e David Neres.

LEIA TAMBÉM: Van Persie vibrou feito menino ao marcar gol e vencer a Copa da Holanda pelo seu Feyenoord

Os dois marcaram gols e foram importantes na vitória do Ajax. Durante todo o jogo, os dois, atuando como legítimos pontas no tradicional 4-3-3 dos times holandeses, causaram problemas ao AZ, terceiro colocado do Campeonato Holandês. Neres, canhoto atuando pelo lado direito, mostrou o que o fez se destacar na base do São Paulo e nos poucos jogos no time de cima: velocidade e habilidade. Kluivert mostrou muita habilidade. Só na partida foram cinco.

Curiosamente, o jogador com mais dribles ao longo da partida foi o lateral direito: Noussair Mazraoui, que driblou oito vezes na partida. Ele foi um dos melhores em campo. Os meio-campistas Donny van de Beek e Hakim Ziyech também tiveram boas atuações. Mas os gols de Kluivert e Neres e suas boas atuações foram realmente os destaques do jogo.

O primeiro gol do jogo saiu ainda no primeiro tempo, mas não foi de nenhum dos atacantes. Donny van de Beek, de cabeça, abriu o placar aos 38 minutos do primeiro tempo. Os outros dois gols saíram na segunda etapa. Primeiro, em um lançamento longo de Ziyech, que o centroavante Klaas-Jan Huntelaar desviou de cabeça para Kluivert dominar e marcar com um chute bonito, aos quatro minutos.

O último gol, de David Neres, veio só no segundo tempo. Ziyech fez o passe para Neres, que driblou para dentro e chutou no ângulo, marcando um golaço: 3 a 0. Foi o 11º gol do brasileiro na Eredivisie e é um dos melhores jogadores da liga. Segundo a Opta Sports, que faz estatísticas, tem a quarta melhor média, atrás apenas de Ziyech, do próprio Ajax, o iraniano Alireza Jahanbakhsh, do AZ – artilheiro da liga com 18 gols -, e Hirving Lozano, do campeão PSV, que tem 17 gols.

Neres, 21 anos, e Kluivert, 18, são dois dos jogadores mais promissores do Ajax. Kluivert é avaliado em € 7,5 milhões, enquanto David Neres é avaliado em € 15 milhões. Os dois, porém, só devem sair por muito mais do que isso. Os dois jogadores são estrelas em potencial. E pelo desempenho em campo, é bem possível que os dois sejam bastante assediados no mercado de transferências.