O Middlesbrough conquistou de forma heróica a classificação para a semifinal da Copa Uefa. Nesta quinta, o Boro saiu atrás do Basel em casa e precisava fazer quatro gols para passar de fase. Missão impossível? O time reagiu, virou o placar e garantiu lugar na semi com um gol aos 45 do segundo tempo. O Schalke 04 empatou por 1 a 1 com o Levski Sofia e também passou para a etapa seguinte do torneio.

Tudo começou da pior maneira possível para o Middlesbrough. O Basel, que havia ganho o primeiro confronto pr 2 a 0, ficou em uma situação mais confortável aos 23 minutos, quando Eduardo abriu o placar. O gol forçava o Boro a marcar quatro gols para se classificar.

A reação começou ainda no primeiro tempo e Viduka empatou aos 33. O atacante australiano virou o placar depois do intervalo, aos doze. O Basel ficou com um a menos nos vinte minutos finais da partida, após a expulsão de Majstrovic. Era mais um motivo para o Boro partir para cima do rival. Hasselbaink fez o terceiro aos 34 e encheu os torcedores de esperanças. E eles festejaram quando Maccarone, aos 45, marcou o gol da classificação.

O Schalke 04 tomou um susto no Veltins Arena. Aos 24 minutos, Domovchiyskitocou para Emil Angelov chutar e abrir o marcador para o Levski Sofia. O time búlgaro precisaria marcar mais dois gols para se classificar, pois havia perdido por 3 a 1 em casa na partida de ida..

Porém, os Azuis Reais acabaram com as esperanças do rival na segunda etapa. Aos 13, Kuranyi levantou e Lincoln acertou um belo chute para igualar. Com o empate, o Levski desanimou e observou o Schalke 04 tocar a bola sem pressa até o final.

Nos outros jogos do dia, o Sevilla empatou com o Zenit St. Petersburg por 1 a 1 na Rússia e passou de fase. O Steaua empatou sem gols com o rival Rapid e também avançou para a semifinal.

Nas semifinais, o Schalke 04 enfrentará o Sevilla, enquanto Middlesbrough e Steaua Bucareste lutam pela outra vaga para a final. As partidas de ida serão no dia 20 de abril, com a volta programada para o dia 27.

Veja como foram os duelos de volta das quartas-de-final da Copa Uefa (os classificados estão em negrito):

Zenit St. Petersburg 1×1 Sevilla
Steaua Bucareste 0x0 Rapid Bucareste
Middlesbrough 4×1 Basel
Schalke 04 1×1 Levski Sofia