Carles Puyol passou 18 anos no Barcelona. Tempo o suficiente para um recém-nascido se tornar maior de idade. Para um garoto que sonhava em ser jogador de futebol se tornar ídolo de um clube. E a forma como o capitão é adorado no Camp Nou deixa clara a paixão que ele entregou em quase duas décadas de serviços prestados. Nesta semana, o zagueiro disse adeus aos blaugranas. A deixa para receber uma grande homenagem de seus ex-companheiros e ex-comandantes ao longo da carreira.

>>>Por que Barcelona está falando tanto de Puyol? Relembre o que ele fez na final da LC de 2009

O vídeo é emocionante. Iniesta, Xavi, Guardiola, Van Gaal, Rexach, Luis Enrique e outros personagens do Barcelona falando sobre Puyol. Deixando claro o exemplo de companheirismo e de dedicação do defensor. Nenhum depoimento mais tocante que o de Eric Abidal, que em 2011 ganhou do capitão o direito de levantar a taça da Liga dos Campeões após superar um câncer no fígado.

Detalhe para o começo do vídeo. Puyol participa de um programa de televisão antes mesmo de chegar ao Barcelona, quando tinha 14 anos. É comparado com Romário, pela quantidade de gols que fazia na época. Mal se sabia qual seria o seu destino. E, embora nunca tenha sido um artilheiro nato, certamente o capitão não se arrepende de tudo o que fez e o que deixou no Camp Nou.