Uma vitória barcelonista sobre o Getafe no Camp Nou já era esperada e dificilmente Real Madrid e Valencia, adversários dos ‘blaugranas’ na disputa pelo título espanhol, esperariam um tropeço dos líderes nesta terça-feira. Porém, houve um momento na partida em que isto pareceu possível. Até que o camaronês Eto’o resolveu decidir. E, com dois gols, confirmou a vitória de 3 a 1 e a tranqüilidade dos catalães na ponta da tabela.

Os getafistas saíram na frente logo aos 4 minutos de jogo. Mario Cutelo avançou e cruzou na cabeça de Nano, que tocou fora do alcance de Valdés. O Barcelona não perdeu tempo e logo iniciou a pressão pelo empate, mas tinha dificuldades de entrar na defesa adversária, se limitando a cruzar bolas na área.

Foi em uma dessas jogadas que o gol saiu, mas os ‘blaugranas’ contaram com uma dose de sorte. Giuly recebeu cruzamento aberto e tocou para o meio da área. O zagueiro Matellán tentou tirar, mas acabou colocando a bola para dentro do gol de Luís García.

A partir daí, o Barcelona passou a atacar com mais tranqüilidade, buscando construir as jogadas consciente de que o gol poderia sair naturalmente. A torcida teve de esperar até os 6 minutos do segundo tempo, mas a virada realmente aconteceu. Eto’o comandou uma excelente jogada coletiva desde a intermediária do Getafe, trocando passes rápidos e se aproximando do gol até concluir. Foi o 100° gol da carreira do camaronês na Liga Espanhola.

O terceiro gol também veio dos pés de Eto’o. Em um rápido contra-ataque, Ronaldinho lançou o camaronês, que avançou pela esquerda sem marcação e tocou na saída de García.

Com esse resultado, o Barcelona foi a 67 pontos, 14 a mais que o vice-líder Real Madrid. A diferença pode cair nesta quarta, quando os ‘merengues’ enfrentam o Zaragoza na casa do adversário. Os terceiros colocados Valencia e Osasuna (52 pontos) jogam em casa.

Veja os jogos que completam a 29ª rodada do Campeonato Espanhol:

Quarta-feira, 22/março
Valencia x Villarreal
Betis x Racing Santander
Athletic Bilbao x Espanyol
Alavés x Celta
Málaga x Cádiz
Osasuna x Real Sociedad
Zaragoza x Real Madrid

Quinta-feira, 23/março
Atlético de Madri x Sevilla